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10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade

 
Por Vanessa Lopes. 2 março 2017
10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade

É normal sentirmos ansiedade antes de uma prova, de uma entrevista de emprego ou de um acontecimento importante para a pessoa. Mas quando essa sensação se torna muito intensa e persistente, pode chegar a interferir na nossa vida diária, tornando-se em um transtorno. A ansiedade, esse estado de inquietação excessivo, o medo e preocupação pelo desconhecido, é um dos transtornos emocionais mais comuns nos dias de hoje. Se você sofre deste transtorno, saiba que é preciso agir o quanto antes para promover o bem-estar físico e mental. E uma das formas que o podem ajudar a ultrapassar a ansiedade é através do yoga. Para o ajudar, de seguida no umCOMO vamos lhe mostrar 10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade.

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Yoga contra a ansiedade

Um quadro de ansiedade carateriza-se pelos seguintes sintomas, que podem ser tanto físicos como psicológicos:

  • Estado de pânico e inquietação excessiva.
  • Pensamentos obsessivos e descontrolados devido a experiências traumáticas do passado.
  • Pesadelos frequentes e problemas para dormir.
  • Palpitações frequentes.
  • Medo constante.
  • Falta de ar ou respiração ofegante.
  • Dor ou aperto no peito.
  • Tensão muscular, com dor nas costas.
  • Enjoo e vômitos.
  • Dificuldade em se concentrar.
  • Balanço e agitação nas pernas e braços.
  • Tremores.
  • Falta de ar ou respiração ofegante.

Se acha que pode estar sofrendo de um quadro de ansiedade, é recomendável consultar o seu médico para o ajudar. Para além de seguir as indicações do seu médico, saiba que a prática de yoga pode ajudá-lo a ficar mais calmo e relaxado no seu dia a dia, assim como a dar-lhe a força necessária para enfrentar os problemas que surgirem. Quando sofremos de ansiedade, não paramos nem por um minuto nem quando estamos em repouso, pois a mente não desacelera e os pensamentos e preocupações tomam conta do momento sem conseguirmos descansar corretamente. Com a prática de yoga você vai conseguir encontrar paz interior, ter mais energia e até maior clareza mental, contribuindo assim para sua saúde mental e física. Muitas posturas para além de aliviarem a ansiedade, podem até mesmo acabar com alguns tipos de ansiedade. Por isso, fique atento às seguintes posturas de yoga para reduzir a ansiedade que vamos mostrar para você.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Yoga contra a ansiedade

Postura da Cegonha (Padahastasana)

Para fazer a postura da cegonha para reduzir a ansiedade deve ficar de pé, mantendo os pés e calcanhares juntos. Deixe as mãos descansando em cada lado do corpo e mantenha a coluna reta. Inale profundamente e levante as mãos. Expire lentamente e dobre o corpo para a frente, fixando o olhar no umbigo. Deixe o seu pescoço solte e deixe as palmas das suas mãos descansar no chão ou nas pontas dos dedos dos pés. Deve se manter nesta posição por 10 respirações profundas.

Benefícios

Esta postura de yoga apresenta como benefícios alongar as colunas e as pernas e reduzir a tensão dos ombros, costas e pescoço. Para além disso, ajuda na digestão e em possíveis problemas gástricos. Melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro, esta postura ajuda a desobstruir a mente, proporcionando um momento de clareza.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura da Cegonha (Padahastasana)

Postura do cachorro olhando para baixo (Adhomukha Svanasana)

Esta é outra das posturas de yoga para reduzir a ansiedade que pode praticar e, para a fazer deve ficar de pé com a coluna ereta. Depois deve inspirar profundamente e dobrar o corpo para a frente, colocando as mãos na largura dos ombros no chão, para fazer isso pode dobrar os joelhos. Mantenha sempre a coluna ereta e os olhos fixos no chão. Estique as pernas e coloque uma de cada de vez para trás, não dobrando nem cotovelos nem joelhos. Inale profundamente e mantenha o abdômen contraído. Deve se manter nessa posição durante 15 respirações profundas.

Benefícios

Com esta postura de yoga você consegue desenvolver a flexibilidade das articulações, alongar os músculos das pernas e de toda a extensão da coluna, tonificar a barriga, para além de conseguir acabar com um momento de ansiedade.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura do cachorro olhando para baixo (Adhomukha Svanasana)

Postura do triângulo estendido (Utthi Trikonasana)

Para fazer esta postura deve colocar as pernas mais afastadas do que a largura dos ombro. Deve virar o pé esquerdo para fora de maneira a formar um ângulo de 45º em relação ao direito. Levante os braços e com uma flexão lateral deverá tocar na perna direita na zona da canela ou, se conseguir tocar com os dedos ou palma da mão no chão. Mantenha o braço esquerdo elevado e olhe para a mão esquerda. Deve se manter nesta posição de 5 a 8 respirações profundas, alternando depois para o lado seguinte.

Benefícios

Para além de acalmar o sistema nervoso, contribuindo assim para acalmar a ansiedade, a postura do triângulo estendido auxilia nos problemas de hipertensão e taquicardia. Também ajuda a fortalecer os músculos, a aumentar a flexibilidade e a alongar a coluna, diminuindo dores lombares.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura do triângulo estendido (Utthi Trikonasana)

Postura reclinada em ângulo fechado (Baddha Konasana)

Para fazer esta outra postura de yoga para reduzir a ansiedade, deve se sentar sobre um colchonete ou tapete e, ao invés de cruzar as pernas, deve juntar os pés. Mantenha o tronco erguido, deixando a coluna e cabeça alinhada e relaxe.

Benefícios

Com esta postura você consegue aliviar tensões nos ombros, melhorar a flexibilidade na zona das virilhas, tonificar o interior dos joelhos e coxas e repor energias.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura reclinada em ângulo fechado (Baddha Konasana)

Postura metade do arco (Ardha Chakrasana)

Deite-se, coloque os pés juntos e as mãos ao lado da cintura. Deve manter os polegares das mãos apontando em direção à coluna. Inspire profundamente e tente levantar os quadris o máximo que conseguir. Expire e inale profundamente e volte à posição inicial. Deve se manter nesta posição durante 10 respirações profundas e lentas.

Benefícios

Com esta postura de yoga você consegue liberar a tensão a partir das costas e expandir a caixa torácica. Para além de estimular o sistema energético e nervoso, promover a elasticidade dos músculos relacionados com a respiração, ampliando assim a capacidade pulmonar.

Postura da pinça (Paschimottanasana)

Para fazer esta postura deve se sentar e alongar as pernas, mantendo-as unidas. Inspire, eleve os braços, solte o ar e desça lentamente o tronco de encontro às pernas, mantendo os braços relaxados ao lados das pernas. Deve se manter nesta posição por 10 respirações profundas.

Benefícios

A postura da pinça ajuda na purificação de órgãos internos como o baço, pulmões fígado e rins, o que é essencial para uma boa saúde. Para além disso, com esta postura de yoga consegue melhorar a autoconfiança devido à abertura do quadril, o autodomínio e a leveza.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura da pinça (Paschimottanasana)

Postura de torção da coluna sentado (Ardha Matyendrasana)

Para fazer esta postura de yoga para reduzir a ansiedade deve se sentar, estender a perna direita e flexionar a perna esquerda passando sobre a direita. Posicione a mão direta sobre o joelho esquerdo e, a mão esquerda atrás de você, apoiando a palma da mão completamente no chão. Fixe o olhar para trás do seu ombro esquerdo. Deve se manter nesta posição durante 10 respirações profundas. Depois faça o mesmo do outro lado.

Benefícios

Com esta postura você consegue aliviar tensões na coluna, diminuir dores nas costas, ombros, quadril e zona lombar. Para além disso, também pode ser útil em casos de prisão de ventre.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura de torção da coluna sentado (Ardha Matyendrasana)

Postura da criança (Balasana)

Para fazer esta postura deve se sentar sobre os calcanhares, tal como se fosse ajoelhar no chão. Incline-se para a frente e abaixe o tronco, mantendo os pés juntos. Pode esticar os braços para a frente ou para trás, como preferir.

Benefícios

Esta postura ajuda a acalmar o sistema nervoso através da respiração, a relaxar as costas, pescoço e ombros, liberando-os de tensões.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura da criança (Balasana)

Postura fácil (Sukhasana)

Para fazer esta postura dobre uma toalha e sente-se sobre ela. Deve cruzar as pernas, colocar as mãos sobre os joelhos, mantendo a coluna bem alongada. Feche os olhos e respire profundamente, focando-se na respiração. Deve se manter nesta posição durante 5 ou minutos.

Benefícios

Esta postura de yoga é excelente para iniciar a meditação, isto se conseguir ficar em silêncio absoluto. Para além disso, com a postura fácil você consegue eliminar a ansiedade física e psicológica, o estresse e corrigir também a postura.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura fácil (Sukhasana)

Postura do cadáver (Savasana)

Para fazer esta postura deve se deitar sobre um colchonete ou toalha em um local espaçoso. Deixe os braços e pernas sem fazer qualquer tipo de força e formando um ângulo de 45 graus, permitindo que os pés relaxem para os lados e as palmas das mãos para cima. Relaxe cada parte do seu corpo seguindo esta ordem: dedos dos pés, pernas, quadril, coluna, barriga, braços, ombros, pescoço, testa, olhos, língua e mandíbula e concentre-se na sua respiração. Deve se manter nesta posição durante 5 a 10 minutos.

Benefícios

Para além do claro relaxamento que consegue com esta postura de yoga para reduzir a ansiedade, uma vez que consegue desacelerar a respiração, também ajuda a diminuir a pressão arterial.

10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade - Postura do cadáver (Savasana)

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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