Aliviar a ansiedade

Como superar a ansiedade

Como superar a ansiedade

Você se sente preocupado ou expectante como se fosse acontecer algo ruim? A sua situação de alerta constante não permite a você relaxar? A ansiedade é um transtorno psicológico que dificulta as nossas obrigações, a nossa vida quotidiana e os relacionamentos. Muitas vezes nos sentimos mal e não sabemos o motivo; outras, somos conscientes da falta de sentido do nosso estado, no entanto, não somos capazes de controlá-lo. Neste artigo de umComo.com.br damos a você alguns conselhos para ajudar a lidar e a escapar deste transtorno, ou seja, para saber como superar a ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a ansiedade
Passos a seguir:
1

Para poder combater um transtorno, primeiro é preciso conhecê-lo e saber do que se trata; entendê-lo. Saber o que é a ansiedade ajudará você a identificar e colocar o seu metabolismo em alerta se necessário.

A ansiedade é como um dispositivo de autodefesa perante situações que o nosso cérebro recebe como perigosas. Portanto, algo que foi feito para nos advertir e nos salvar do perigo não teria que nos prejudicar. Aceitar a ansiedade ajuda-nos a superá-la. Muitas vezes negamos emoções ou sensações. E o que conseguimos com isso? Que elas cresçam.

2

Podemos pensar que a ansiedade está nos pegando se houver evidência destes sintomas:

  • Nervosismo
  • Tremores
  • Impaciência
  • Alteração do sono
  • Cansaço
  • Dificuldade para se concentrar
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Suores
  • Dores de cabeça

No seguinte artigo você pode ver com mais detalhes quais são os sintomas da ansiedade.

Como superar a ansiedade - Passo 2
3

Sabia que causa mais ansiedade não fazer uma tarefa e ter que lembrar dela depois, do que fazer na hora? Com certeza que já ouviu falar da regra dos 2 minutos: aplique-a. Se não fizer, anote.

Os especialistas dizem que se uma tarefa não precisa de mais de 2 minutos, é melhor fazer na hora do que adiar. Lembrar depois consome mais energia do que fazer, além disso, a acumulação de tarefas repercute no aumento da nossa ansiedade. Organizar-nos ajuda-nos a eliminar grande parte da angústia que a ansiedade gera.

4

Procurar soluções rápidas para a ansiedade não é recomendável. Fumar, beber álcool ou tomar substâncias tranquilizadoras, mesmo que elas nos deem um alívio, só será momentâneo; ao invés disso ser positivo pode acabar sendo o contrário, e inclusive pode ficar pior do que antes de tomar. O álcool é um depressor (após beber sentimo-nos mais tristes) e o cigarro é um estimulante (sentimo-nos mais nervosos), além dos efeitos negativos sobre a nossa saúde por serem substâncias viciantes.

Como superar a ansiedade - Passo 4
5

Não tenha medo de ir dormir. Normalmente, um dos momentos em que aparece a ansiedade é a hora de ir dormir, pois as preocupações invadem os nossos pensamentos. Tente também realizar alguns exercícios curtos de relaxamento para pegar no sono.

Como superar a ansiedade - Passo 5
6

Conhece a palavra assertividade? Já ouviu alguma vez dizerem que algo é tão bom que não parece verdade? Pois assertividade é procurar o equilíbrio entre o nosso eu e os outros. Temos direito a dizer o que pensamos e a não gostar de todo mundo, mas acima de tudo, seja você mesmo/a. Pensar muito no que os outros pensam de nós e dar importância a isso só vai gerar tensão, ansiedade e falta de liberdade.

7

Relaxe física e mentalmente, respire direito... assim, pouco a pouco, irá tomando o controle da situação. Usar boas técnicas de relaxamento ajudará você a diminuir a ansiedade e a relaxar.

Dica: Acesse também esse artigo para saber quais são os ansiolíticos naturais - 10 opções poderosas!

Como superar a ansiedade - Passo 7
8

É muito difícil sair da ansiedade sozinho/a. Esteja rodeado de familiares, amigos, filhos, namorado/a, etc., e conte com a ajuda do médico se tiver consultado um para tratar este transtorno. Um abraço no momento adequado e um beijo às vezes podem ser de muita ajuda.

9

Descanse (o nosso corpo precisa de renovar as energias), dê risada, faça as atividades que gostar, se mime, escute música, seja feliz... o que existe de melhor contra a ansiedade do que se sentir bem e cheio/a de vida?

O nosso estado de ânimo depende do equilíbrio entre as coisas negativas do dia a dia (preocupações, problemas, obrigações...) e as que achamos agradáveis. Quanto melhor for o seu humor, menor será a sua ansiedade. Dê passeios ao ar livre se gostar de natureza, leia se for apaixonado pela leitura, faça artesanato se for uma pessoa criativa, etc.

Relacionar-se com outras pessoas também nos ajuda a sentirmos melhor. Fale, dê risada, compartilhe com os outros; não se isole nunca do resto do mundo por estar se sentindo mal. E você, o que faz para superar a ansiedade?

Como superar a ansiedade - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jose de moura teixeira
Pontos para auriculoterapia para ansiedade e stresse
1 de 6
Como superar a ansiedade