Partilhar

Como tomar passiflora para a ansiedade

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar passiflora para a ansiedade
Imagem: ideiasvitaminadas.blogspot.pt

Se ultimamente se sente ansioso e com dificuldades para relaxar, pode recorrer aos remédios naturais que ajudarão a equilibrar os seus nervos e a conseguir que se sinta melhor. A passiflora é uma planta que tem propriedades muito úteis para o ajudar a dormir melhor, aliviar a ansiedade e diminuir doenças derivadas do sistema nervoso. Neste artigo de umComo contamos a você, de forma detalhada, como tomar passiflora para a ansiedade contando a você os benefícios, a posologia e alguns conselhos para acalmar os nervos.

Também lhe pode interessar: Como usar a auriculoterapia para a ansiedade
Passos a seguir:
1

As propriedades da passiflora para a ansiedade existem porque se trata de um ingrediente natural com o famoso "efeito calmante", isto é, ajuda a aliviar o estresse e a reduzir o nervosismo. Esta planta contém assim alcaloides e flavonoides que são componentes perfeitos para evitar os transtornos do sono ajudando a pessoa a lutar contra a insônia e a descansar de um modo mais profundo.

Por este motivo, tomar passiflora é bom para aliviar a ansiedade mas também para outros fins como tratar a insônia ou reduzir o nível de estresse antes de algum evento importante (prova, conferência, entrevista de trabalho...).

Além destes usos que incidem diretamente no gerenciamento das emoções e do nervosismo, esta planta também tem outros benefícios para a saúde que pode descobrir neste artigo sobre as propriedades da passiflora.

Como tomar passiflora para a ansiedade - Passo 1
2

Para tomar passiflora e aproveitar os seus benefícios para a saúde é importante que conheça as diferentes formas de incluí-la em sua dieta; a quantidade indicada depende sempre do que o especialista tenha receitado, mas no geral podemos dizer que a passiflora pode ser tomada deste modo:

  • Chá de passiflora: é a forma mais clássica de incluí-la em sua dieta e a quantidade que deve tomar por dia dependerá do seu humor, assim, nos dias de mais nervosismo poderá tomar 3 xícaras diárias e, nos outros, regular a ansiedade com 1 xícara. Para fazer o chá terá que colocar para ferver meio litro de água com 3 ou 4 colheres de sopa de maracujá e deixar ferver 10 minutos; pode adoçar o seu sabor com um pouco de mel.
  • Extrato de passiflora: também pode tomar este líquido diretamente durante o dia ou jogando diretamente na boca ou, se quiser, pode diluir com um pouco de água para melhorar o sabor; tomam-se aproximadamente cerca de 45 gotas do extrato.
  • Comprimidos de passiflora: nas lojas de produtos naturais também pode conseguir comprimidos desta planta e tomar 1 ou 2 vezes por dia, dependendo da quantidade indicada por um especialista.
Como tomar passiflora para a ansiedade - Passo 2
3

Ainda que falemos de um ingrediente natural e sem efeitos colaterais, é verdade que a passiflora é contraindicada para certas pessoas como, por exemplo:

  • Grávidas ou em período de amamentação não deveriam tomar passiflora porque contém alcaloides tóxicos para o útero.
  • Crianças com menos de 4 anos não a devem tomar e menores de 12 podem, no máximo, tomar uma xícara por dia.
  • Não passe da dose recomendada pelo seu médico porque poderia chegar a se intoxicar e as consequências podem afetar o estômago e, inclusive, causar alucinações.
Como tomar passiflora para a ansiedade - Passo 3
4

Além da passiflora, existem outros ingredientes naturais que o podem ajudar a eliminar a ansiedade da sua vida para conseguir descansar melhor e reduzir o seu nível de estresse. Um dos mais populares é a valeriana, pois ajuda a acalmar e pode ser tomada tanto em chá como em comprimidos; o chá de melissa também é uma boa opção para lidar com o estresse e, é claro, a popular tília que é uma das melhores infusões para acalmar a ansiedade.

Como tomar passiflora para a ansiedade - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar passiflora para a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como tomar passiflora para a ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Estela cezimbra
Como tomo ritmoneuran de 182,93 não durmo direito sou nervosa e tenho ansiedade isso tudo está atingindo meu estômago e intestino ...
A sua avaliação:
Maria Fátima Vidal
Posso fazer chá das folhas de maracujá ? O efeito é o mesmo da flor?( obrigado

Aelson
Eu tenho 34 anos qual os horários que posso passa flora e se posso pinga no suco natural de maracujá quantas gotas
Marcela Cavalheiro
Comprei passeflora por indicação de quase toda família rs e o farmacêutico falou muito bem. Gostaria de saber como tomar, eu uso anticoncepcional em comprimido, e estou ficando muito nervosa sem sono e ansiosa demais. Como devo tomar passeflora?
roseli andrade franco
Como posso tomar passo flora para ansiedade, ,serve também pra depressao, gostaria de saber onde encontro esses produtos de boa qualidade
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Roseli, você poderá os saquinhos de chá ou as cápsulas de passiflora em ervanárias ou lojas de produtos naturais. Depois a forma de tomar poderá mudar ligeiramente de laboratório para laboratório, leia sempre o rótulo e confirme na ervanária.
roseli andrade franco
Onde posso encontrar passa flora de boa qualidade

Como tomar passiflora para a ansiedade
Imagem: ideiasvitaminadas.blogspot.pt
1 de 5
Como tomar passiflora para a ansiedade

Voltar ao topo da página