Aliviar o estresse e a ansiedade

Como fazer respiração diafragmática

Como fazer respiração diafragmática

A respiração diafragmática é um método de respiração que consiste no controle do diafragma, utilizado para aproveitar toda a capacidade do pulmão, fornecendo mais oxigênio ao corpo e, como é claro, ao cérebro, melhorando o seu funcionamento. A respiração diafragmática é muito utilizada para aliviar a tensão e o estresse, e tê-la como hábito pode proporcionar um relaxamento durante o dia inteiro, e não só nos momentos estressantes, além de melhorar o funcionamento do cérebro.

Neste artigo, umComo explica como fazer respiração diafragmática num breve passo-a-passo.

Também lhe pode interessar: 10 posturas de yoga para reduzir a ansiedade
Passos a seguir:
1

Vamos entender primeiro o funcionamento do diafragma, para depois aprender a usá-lo: o diafragma é o músculo/a membrana responsável pelo movimento da respiração. Localiza-se abaixo do tórax e pulmão e acima do abdômen, e trabalha mesmo quando não estamos pensando nele. Bom, agora que você está pensando nisso, provavelmente tentará controlar a respiração, mas sabemos que ele não precisa das suas ordens para funcionar. Quando inspiramos, ou seja, trazemos ar para o pulmão, o diafragma desce, fazendo com que o pulmão se expanda; na expiração, quando soltamos o ar de dentro dos pulmões, o diafragma se expande, forçando o ar a sair.

No entanto, não costumamos usar tanto assim o nosso diafragma, substituindo-o pelo movimento do tórax e do peito, deixando de aproveitar toda a capacidade de nossos pulmões. Quando, pelo hábito, levamos o nosso corpo a acostumar-se a utilizar mais a força do diafragma e menos o tórax, trazemos mais e mais puro ar para o aproveitamento do nosso corpo, melhorando o seu desempenho num geral. Agora, vamos aprender como respirar fazer respiração diafragmática.

Como fazer respiração diafragmática - Passo 1
2

Em primeiro lugar, coloque-se de forma confortável e com a postura reta, sentado ou deitado.

3

Coloque uma mão no abdômen, para que ela ocupe o espaço entre o umbigo e as primeiras costelas. Colocar a mão nesta região ajuda os principiantes a sentir o movimento da barriga, mas não é necessária.

4

Tente relaxar, se for o caso, feche os olhos e concentre-se num ponto fixo imaginário, sem perder o foco da respiração.

5

Inspire pelo nariz até encher os pulmões de ar, faça-o devagar, sinta o ar descendo até o abdômen e enchendo os seus pulmões por completo. Conte até quatro (um tempo) enquanto inspira.

Como fazer respiração diafragmática - Passo 5
6

Retenha o ar dentro do pulmão por dois tempos, mantendo o pulmão e barriga cheios.

7

Agora expire pela boca; solte o ar dos pulmões num tempo, de forma a esvaziar o pulmão e barriga completamente.

8

Agora repita o processo por duas vezes, após isso, você pode respirar pela barriga normalmente, sem ter que contar os tempos.

9

Você deve estar atento aos movimentos do seu corpo. O ideal é realizar esta respiração sem deixar o tórax se elevar; os ombros por exemplo, devem manter-se no mesmo nível, sem subir ou descer: o trabalho de respirar deve ser designado totalmente ao diafragma e você deve tentar encher os seus pulmões por completo.

10

Pratique a respiração diafragmática ao menos 5 minutos durante o dia e antes de dormir, para proporcionar relaxamento antes do sono - hora crucial para se estar relaxado. Com o tempo, você notará uma melhoria no humor e no raciocínio. Leia também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer respiração diafragmática, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • A respiração diafragmática pode ser feita a toda e qualquer hora do dia, mas, se preferir, opte pelos momento mais estressantes, pois ela ajuda a relaxar o corpo e clarear as ideias.
  • O hábito de respirar desta forma é o primeiro passo para desconstruir a mania de respirar pelo tórax.
  • Se você tem problemas para dormir, tente, enquanto deitado, fazer respiração diafragmática. O relaxamento proporcionado pelo aumento da oxigenação do cérebro ajuda a pegar no sono.
  • A respiração diafragmática é um método utilizado por muitos músicos, em especial os que tocam instrumentos de sopro, justamente por aproveitar melhor a capacidade dos pulmões.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Carlos Roberto de Oliveira
Sou DPOC - tenho enfisema pulmonar com 60% de obstrução dos bronquios devido ao tabagismo e passei por cirurgia para tirar o lobo esquerdo superior do meu pulmão.
Quando aprendi a praticar a respiração diafragmática, que pratico durante o dia e principalmente enquanto faço pilates, consegui pela pressão ao expirar esvaziar muito melhor a base de meu pulmão e consequentemente melhorar sensivelmente minha oxigenação e respirar melhor. Excelente por em uso diariamente
A sua avaliação:
Célio alves
posso fazer a respiração diafragmatica ¿
A sua avaliação:
Joao Yanase
Já pratico essa experiência há algum tempo, porem sempre em pé. Essa dica de fazer sentado foi muito interessante. Tentarei fazer antes de deitar. Muito boas as dicas.
Alessandro
Eu achei dificil pra caramba. Nao peguei ainda essa de contrair o diafrágma
A sua avaliação:
Reynan
Foi Muito útil!
Editor umComo.com.br
Oi Reynan! Que bom saber que a informação foi útil! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
1 de 3
Como fazer respiração diafragmática