O medo de falar em público

Como não corar nem ficar vermelho

Como não corar nem ficar vermelho

Corar é o ato de mostrar vermelhidão no rosto, geralmente causado por uma resposta emocional. As emoções que nos fazem corar são a vergonha, a timidez, a modéstia e o amor. Apesar de corar ser uma reação natural, quando acontece em excesso, pode causar vergonha e ansiedade social. Isto faz com que algumas pessoas evitem qualquer situação em que possam corar excessivamente. Felizmente, existem coisas que pode fazer para se controlar não ficar vermelho/a.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o rubor ou a vermelhidão
Passos a seguir:
1

Aponte as situações que o fizerem corar no passado. Reconheça o que desencadeia o problema que o põe vermelho. Como por exemplo, estar no meio de uma grande multidão, falar com alguém que o atrai e cometer um erro em frente dos seus amigos ou conhecidos.

2

Respirar. Pratique o controlo da respiração quando se encontra numa situação eminente. Respire durante três segundos e mantenha esta respiração durante um segundo enquanto está em silêncio, antes diga à sua mente que relaxe. Deixe sair este sopro numa exalação lenta e imagine a tensão que lhe sai do corpo. Continue com este padrão de respiração até que se sinta relaxado e seguro.

3

Pense em outras coisas. Quando enfrenta um fator que o faz corar, pense numa situação que não o faria corar. Anote as diferentes situações que o fazem sentir tranquilo, como por exemplo, acariciar o seu cachorro ou ler o seu livro favorito. Isto ajuda a retirar da sua mente a situação que o faz corar.

4

Limite o consumo de álcool e alimentos picantes. Tanto o álcool como os alimentos picantes causam um fluxo sanguíneo excessivo no rosto. Quando se juntam a uma situação que o possa fazer corar, isto faz com que o fato de ficar vermelho seja muito difícil de controlar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não corar nem ficar vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Consulte o seu médico para se certificar que a vermelhidão em excesso não é causada por um problema de saúde subjacente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
adriana
Meu Deus,já nao aguento isso mais na minha vida,isso ta se tornando um pesadelo,tenho medo de conversar com as pessoas ,porque sei q vou ficar vermelha eu não entendo porque,isso acontece
god...zilla
Vc precisa fazer uma simpatectomia
Luana
Antidepressivo elimina completamente o problema.
Usuário anônimo
A forma como vcs colcaram não foi objetiva e eficiente respirar só ajuda se vc estiver com falta de respiração...
Como não corar nem ficar vermelho