Outros Distúrbios Mentais

Como saber se sou narcisista

Como saber se sou narcisista

Um dos transtornos de personalidade mais incompreendidos é o narcisismo. Este problema mental faz com que a pessoa tenha um sentido exagerado do ego, ou seja, sente-se o centro do universo, preocupa-se extremamente por si mesmo e não costuma ter empatia com outras pessoas. O egocentrismo é a base do narcisismo.

Apesar das causas deste tipo de transtorno serem desconhecidas, o seu desenvolvimento ganha mais força em pessoas com uma infância geralmente insensível. Se estiver se perguntando como saber se é narcisista, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br pois damos as dicas para descobrir se sofre deste problema que faz você se sentir o ser mais importante da sua própria vida.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou paranoico

Passos a seguir:

1

O narcisismo tem a sua origem na mitologia grega. Diz-se que o belo jovem Narciso recusou todas as donzelas que se apaixonavam por ele. A sua beleza era tanta que ficou apaixonado por si mesmo após ver o seu reflexo na água; se apaixonou tanto pela sua própria imagem que se lançou à água, onde acabou morrendo e se convertendo em uma bonita flor, que hoje em dia chamamos de narciso. Esta foi a condenação dos deuses pelo seu amor próprio.

2

O narcisismo é uma síndrome que, apesar de parecer exatamente o contrário, é sofrida por pessoas com uma baixa autoestima. O sentimento de vazio provoca neles uma ânsia de egocentrismo e de admiração por si mesmos, visto que não encontram este carinho ao seu redor. O narcisista, além disso, precisa de demonstrar continuamente as suas conquistas, seu dinheiro, seu status ou seu poder.

3

Para um narcisista tudo se reduz a objetos tangíveis. Desde a beleza ou o poder, até um namorado/a. Tudo e todos devem ser uma definição do seu próprio sucesso, por isso, são perfeccionistas e tiram o valor de tudo ao seu redor para o transferir para eles mesmos.

Como saber se sou narcisista - Passo 3
4

Para saber se é narcisista deverá começar a observar e analisar o seu próprio comportamento. A pessoa que sofre deste transtorno psicológico sente um amor desproporcionado por si mesmo e leva a cabo comportamentos disfuncionais na sua personalidade, ou seja, são excessivamente positivos com suas possibilidades e sucessos, precisam de uma admiração constante por si mesmos e não mostram aos outros nem um pouquinho de empatia.

Que exista um verdadeiro grau de amor próprio é normal e inclusive saudável para manter o otimismo e a positividade, no entanto, quando este amor se converte em extremo ou obsessivo, falamos de transtorno narcisista.

5

Para saber se sofre deste tipo de problema psicológico de personalidade, leia com atenção os seguintes pontos. Se cumpre com 5 ou mais deles, pode ser um indício de narcisismo:

  • Exagero de fantasias relacionadas com o sucesso, o poder, a beleza ou o amor próprio e imaginário.
  • Sentimento desproporcionado de amor e importância para si mesmo.
  • Exigência de admiração excessiva.
  • Considera-se tão especial que só pode ser relacionado com pessoas igualmente importantes ou com um status similar, desprezando quem se encontrar "abaixo" dele.
  • Pretensioso. Espera favores e precisa sempre que suas expectativas se cumpram, sejam elas quais forem.
  • Aproveita-se dos outros para conseguir as suas próprias metas.
  • Apático e com empatia nula. Não se identifica com os sentimentos ou necessidades de outras pessoas.
  • Acha que todo o mundo tem inveja e ciúmes dele.
  • Personalidade soberba e arrogante.
Como saber se sou narcisista - Passo 5
6

Se você considera que a sua forma de ser parece com a de um narcisista, é provável que sofra de sintomas como:

  • Reação a qualquer crítica, sem a aceitar.
  • Exagera talentos, conquistas e sucessos.
  • Precisa da atenção constante de qualquer pessoa ao seu redor.
  • Interesse obsessivo por si mesmo.
  • Egoísmo.
  • Egocentrismo.
  • Despreza as outras pessoas por não as considerar em seu mesmo nível.
7

As pessoas com transtornos narcisistas costumam ter muitos problemas para se relacionar devido ao seu egocentrismo, o seu egoísmo e sua falta de empatia com os outros. Costumam ser seres convencidos, o que dificulta ainda mais o fato de estabelecer relações saudáveis e sinceras.

A insistente necessidade de aprovação e valorização por parte dos outros leva a exigir o reconhecimento das pessoas, ainda quando ele não tem razão, e pode chegar a ridiculizar e a desprezar qualquer pessoa para conseguir isso. O seu objetivo é sentir que é aceite, valorizado e amado.

Como saber se sou narcisista - Passo 7
8

No fundo, mesmo que pareça o contrário, o narcisista é uma pessoa com carências e com uma baixa autoestima que procura em si mesmo se sentir realizado, valorizado e querido. Se acha que sofre deste transtorno, não hesite em consultar um psicólogo para realizar um tratamento psicoterapêutico que ajudará você a se relacionar com os outros de uma forma mais positiva, empática, compreensiva e compassiva.

Se ainda tiver dúvidas, saiba que a sua personalidade narcisista pode ser diagnosticada através de um teste psicológico. Existem vários testes de personalidade que podem certificar este transtorno psicológico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou narcisista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ludimila
eu sempre achei estranho esse meu jeito, mas nunca procurei saber mais, na minha cabeça, era só uma fase, mas acabou piorando com o tempo, mas sendo sincera, eu gosto de ser assim e, eu ainda tenho empatia com os outros, só acho impossível eles chegarem ao meus pés. o sentimento de ter ajudado alguém, me faz acreditar q sou uma pessoa perfeita.
1 de 4
Como saber se sou narcisista