Fobias

Como superar o medo dos insetos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como superar o medo dos insetos

Sofre de um medo grave dos insetos? Pois é um transtorno ou fobia que recebe o nome técnico de entomofobia. É normal que se sinta repulsa pelos insetos pelo menos na cultura ocidental, o que não é compreensível é sentir tanto medo que condicione a sua vida. Se deixa que o pânico se apodere de você, a sua fobia controlará você e isso não pode acontecer. Tome as rédeas de sua vida e em umComo.com.br ajudamos você explicando como superar o medo dos insetos.

Também lhe pode interessar: Como superar a aracnofobia

Passos a seguir:

1

A entomofobia -como a grande maioria das fobias- pode ser tratada com terapia psicológica. É uma resposta de ansiedade a estímulos que foi aprendendo, e a melhor forma de superar este medo dos insetos é com uma resposta adaptativa. Os tratamentos mais comuns para acabar com a fobia dos insetos são do tipo formativos e perseguem mudar a sua reação.

2

A forma mais eficaz de acabar com esta fobia e ansiedade é com informação. Em muitas ocasiões, a pouca informação faz com que tenhamos preconceitos, e desenvolvamos ideias equivocadas sobre a forma de reagir perante o encontro com um inseto. Por isso, dispor de informação correta sobre como são e como vivem os insetos, ajudará você a conhecer para valer estes seres, e deixar de vê-los como uma ameaça. Com o conhecimento, conseguirá se familiarizar com eles e acabar com ideias erradas que favorecem esta fobia. Esta forma de tratar a entomofobia é muito eficaz com crianças.

3

Outra forma de superar o medo dos insetos é mudar uma resposta de ansiedade por outra de relaxamento. É algo que deve ser ensinado, e não é simples de conseguir. Para atingir esse estado de calma, deve treinar a respirar, relaxar e visualizar. Quando controlar este assunto, é recomendável que faça uma lista das situações com insetos que geram ansiedade da maior a menor intensidade. Pegue nessa lista, veja cada um dos possíveis instantes, respire, relaxe e visualize com todos os detalhes, para se pôr na situação. Faça estes passos com cada coisa que tiver escrito. Também pode optar por fazer isso com situações reais.

4

A melhor forma de superar a fobia dos insetos é enfrentar o que teme. Nunca deve fugir do que lhe dá medo. Deve suportar a ansiedade até que, aos poucos, desapareça ou pelo menos fique reduzida ao mínimo. Para isso, deve realizar previamente alguma técnica de relaxamento antes de se expor aos insetos. A primeira coisa que deve fazer é observar, depois se aproximar, e inclusive tocá-los. É uma técnica muito agressiva, e em muitos casos não é recomendável porque pode ser traumática e gerar muita ansiedade, o que agrava ainda mais o problema. Seja como for, vá a um especialista para que ajude você e o guie em todo o processo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo dos insetos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como superar o medo dos insetos