Fobias

Fobias mais comuns

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 dezembro 2022
Fobias mais comuns

A fobia é uma doença que pode afetar seriamente a saúde da pessoa que a sofre. Caracteriza-se por sentir um tipo de medo irracional, intenso e descontrolado de coisas ou situações mais ou menos específicas. Existem diferentes tipos de fobias, algumas mais comuns e outras menos conhecidas pela população, porém todas merecem ser tratadas a partir de uma abordagem de saúde mental. Cerca de 9% da população mundial sofre de algum tipo de fobia. Devido a essa incidência, é importante saber quais são as mais comuns e se aprofundar em cada uma delas. Dessa forma, você saberá exatamente do que se trata e como diferenciá-las. Para te ajudar fizemos uma lista com as 11 fobias.

Para descobrir as fobias mais comuns, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como superar o medo dos insetos

Índice

  1. Brontofobia
  2. Aerofobia
  3. Hematofobia
  4. Zoofobia
  5. Agorafobia
  6. Claustrofobia
  7. Acrofobia
  8. Odontofobia
  9. Amaxofobia
  10. Enoclofobia
  11. Necrofobia
Ver mais >>

1. Brontofobia

Essa fobia, também conhecida como astrofobia, consiste no medo irracional de situações relacionadas a tempestades. Isso implica medo de diferentes fenômenos meteorológicos, como trovões, raios, chuvas muito intensas que causam inundações ou destruição, etc.

A brontofobia é uma fobia bastante comum durante a infância que tende a se resolver com o passar dos anos. Mesmo assim, às vezes o processo se estende até a idade adulta.

2. Aerofobia

É sobre pânico ou medo de voar. Também é conhecido como aviofobia. É uma das fobias mais comuns e está relacionada ao medo intenso. Pode causar ansiedade antecipatória: só de pensar na ideia de pegar um avião pode afetá-lo, mesmo vários meses antes do voo.

Fobias mais comuns - 2. Aerofobia

3. Hematofobia

Entre os diferentes tipos de medos ou fobias comuns, existe também a hematofobia, que está ligada a ver feridas, agulhas e sangue. Caracteriza-se por tentar evitar exageradamente colocar-se em situações como exames de sangue ou tatuagem por medo de perder a consciência.

Se a pessoa só tem medo de injeções, mas não de sangue, então é outro tipo de fobia: a tripanofobia.

4. Zoofobia

É outra das fobias mais comuns e as pessoas que sofrem dela sentem um medo irracional de animais. Existem fobias de espécies animais específicas, como galinhas (alectorofobia) ou cobras (ofidiofobia), mas a zoofobia corresponde ao medo de qualquer tipo de animal.

Cinofobia (medo de cães) e aracnofobia (medo de aranhas) são duas das fobias mais frequentes em relação a animais.

Se você quer saber Como superar a aracnofobia, não perca este artigo do umCOMO.

5. Agorafobia

É o medo que se sente de espaços abertos. Nesses locais, a pessoa com agorafobia não se sente segura ou pensa que não poderá ser ajudada. Não é uma das fobias específicas, mas um distúrbio generalizado através do qual você começa a evitar situações em que pode ter ataques de pânico e tem dúvidas sobre receber uma possível ajuda ou assistência.

Essa fobia é muito complexa e requer ajuda profissional para tratá-la porque, caso contrário, com o passar do tempo, as situações de medo se expandem ao extremo e a pessoa evita sair de casa.

Fobias mais comuns - 5. Agorafobia

6. Claustrofobia

Trata-se do medo de estar em espaços fechados, principalmente em lugares pequenos onde não há saídas, janelas ou portas fáceis. Alguns exemplos desses locais são túneis, elevadores, cavernas, máquinas de ressonância magnética ou o metrô.

Esse terror irracional pode estar relacionado ao pensamento de que a própria pessoa ficará sem fôlego ou que não conseguirá se mover.

7. Acrofobia

É uma fobia muito comum e está relacionada com as alturas. As pessoas que sofrem desta fobia sentem uma grande angústia quando estão em locais altos, como varandas, pontes, precipícios, miradouros, terraços de edifícios, em um avião ou ao descer escadas, entre outros.

8. Odontofobia

É uma das fobias mais raras e é conhecida como o medo de ir ao dentista. Especificamente, essa fobia corresponde ao medo extremo e irracional de fazer qualquer intervenção odontológica ou mesmo do simples fato de pensar ou falar sobre a possibilidade de ir ao consultório dentário.

É uma fobia que tende a ter origem em uma experiência anterior muito ruim ou desagradável ao visitar o dentista.

9. Amaxofobia

É o medo de dirigir qualquer veículo, mas é especialmente frequente quando se trata de dirigir carros. É uma fobia específica que pode ocorrer devido a uma situação adversa ou devido às características da pessoa que a sofre.

10. Enoclofobia

É uma fobia às vezes ligada à claustrofobia ou à agorafobia, mas é especificamente o medo de multidões. Esse medo de estar cercado por muitas pessoas gera alta ansiedade, fazendo com que a pessoa evite situações sociais. É um dos tipos de fobias sociais que gera sintomas de ansiedade social.

Fobias mais comuns - 10. Enoclofobia

11. Necrofobia

É uma fobia relacionada à morte. Também é conhecida como tanatofobia e é ativada por pensar ou ver coisas mortas como cadáveres, ou objetos ligados à morte, como caixões, ou estar em lugares como necrotérios.

Se você sofre de necrofobia, também pode sentir um medo incontrolável ao pensar em sua própria morte.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fobias mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Fobias mais comuns