Hipocondria

Como lidar com pessoas hipocondríacas

Como lidar com pessoas hipocondríacas

A hipocondria é uma doença que se caracteriza por uma preocupação excessiva com a saúde. Essa obsessão com estar doente faz com que se experimentem sintomas que não existem ou levam a exagerar os que existem, o que conduz a um estado de ansiedade e depressão. Costumam sentir um medo enorme de sofrer doenças graves, são muito exagerados quando precisam de fazer exames médicos, e se esta situação for persistente ao longo do tempo, gera uma deterioração grave das relações pessoais e da situação de trabalho. Em umComo.com.br te contamos como lidar com pessoas hipocondríacas.

Também lhe pode interessar: Como lidar com acumuladores compulsivos

Passos a seguir:

1

É bastante complexo lidar com uma pessoa hipocondríaca porque ela está sempre lutando contra alguma doença em sua imaginação. Deve-se ter muita paciência, já que tolerar estes momentos nos quais acreditam estar tendo sintomas é muito frustrante.

2

Você deve escutar. Uma pessoa que sofre de hipocondria precisa falar do que sente, mesmo que seja apenas uma invenção. É provável que ela já tenha te contado alguma vez e que você a conheça o suficiente para saber que não é verdade, mas não demonstre indiferença. Tente parecer interessado.

3

Você deve apoiá-la, mas não mostrar preocupação demais. Seja neutro em suas respostas, porque se lhe der muita importância estará dando-lhe motivos para que fique mais obcecada com sua doença inventada.

4

Você deve ser compreensivo e mostrar empatia com a situação que esta pessoa hipocondríaca te apresenta. Ela deve saber que você entende sua dor e o mal-estar que lhe produz, mas sem estimular demais sua obsessiva preocupação.

5

A Internet é a chave para que muitos hipocondríacos fiquem obsecados e procurem motivos que apoiem sua suposta doença, fato que deriva na cibercondria. Impeça na medida do possível que pessoas com esta doença procurem sintomas para fazer seus próprios diagnósticos pela internet. Se tiver intimidade com essa pessoa, diga-lhe claramente que é muito perigoso para sua saúde tirar suas próprias conclusões vendo na Internet.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com pessoas hipocondríacas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Sandra
Minha filha é hipocondríaca desde a infância, hoje ela está com vinte e quatro anos. Sofro com suas constantes crises que resultam em internações e nenhum problema diagnosticado. É muito difícil lidar com a situação, ela sempre têm uma desculpa para suas queixas, ou comeu algo que fez mal, ou pode estar com uma virose... Já levei ao psiquiatra, mas não obtive melhora. Não sei mais o que faço para solucionar o problema, estou exausta.
A sua avaliação:
Vera
Minha mãe é assim, e ninguém aguenta mais pq eu tenho 52 anos e ela foi sempre assim. Paciência, calma não adianta
Patricia
Minha mãe também é assim Os exames nunca dão nada, vou com ela pra médicos, vários exames laboratoriais, tomografia, ressonância...
Sempre com sintomas diferente e nunca é pouca dor. E o pior que não posso dizer que é imaginário pelo pedido da psicóloga, alias também nem adiantaria.
Realmente paciência é algo que temos por um período, não tem como ter paciência eternamente, digo a nós que convivemos diariamente, que tomamos conta mesmo no dia a dia, é muito difícil.
A sua avaliação:
Luzia rezende
Minha irmã e hipocondríaco , ta piorando, agora ela também tem medo de fazer os exames médicos. O que fazer para ajuda lá.
Andersom
Oi Sara Viega minha mãe tem estes sintomas direitinho, tem época que agente tem que levar ela em 2 médicos diferentes por semana , ela fás todo tipo de exame E NÃO DÁ NADA , ela fala que sente dor disso sufocamento daquilo, as perna não anda, um trem subi no no corpo cada dia ela inventa uma coisa, remédio toda semana é um diferente, pior que TÁ ME AFETANDO QUE TODO DIA É A MESMA CONVERSA TENHO ISSO AQUILO AQUILO OUTRO SOU DOENTE , tem médico no posto que até estressou com ela de tanto ela ir lá, qual tipo de médico que eu posso ir para me ajudar?Há lai me esquecendo quando fala com ela que é psicológico e tem que ir no psicologo ela não vai. NÃO ADIANTA MARCAR PSICOLOGO.
patricia
Anderson, você descreve exatamente o que passo com minha mãe. Também vários médicos na semana, varias entradas na emergência, muitos exames. Todo dia é uma queixa, ou a coluna, ou a perna que não consegue andar, ou dor na barriga, ou dor nas veias, o cérebro gelado, os olhos doendo, falta de ar que não existe... ai vão as queixas. TODOS os dias a mais de 10 anos.

Elaine Torres
Poxa... estou procurando matérias pela internet pois minha mãe está assim... a cada dia um novo problema de saúde.. ela não aceita tratamento algum, e muito menos aceita ouvir falar das palavras: Psicólogo ou psiquiatra,pois já tem uma justificativa para tudo que acontece consigo mesma..
Victoria Regia de Oliveira
Paciencia eu tenho, pois convivo com isso há quase trinta anos porque o resto da família foi viver e me deixou sozinha para lidar com a situação de minha mãe. Já perdi dois empregos por motivo de faltas para "socorrer" minha mãe que sempre arranja uma novidade para aborrecer. O problema é que hipocondríacos são também bastante egoístas, uma vez que só se preocupam consigo mesmas e esquecem que aqueles que estão a seu lado estão se esforçando além do necessário, estão deixando sua própria vida de lado, estão sofrendo pela frustração de nunca ver aquela pessoa curada.
RITA MARIA BEZERRA
Realmente é muito difícil conviver com pessoas com hipocondríacas, é necessário que a família tenha consciência e que essa pessoa acometida seja acompanhada pelo profissional.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, acredito que seja difícil mesmo. Se você está nessa situação, desejo-lhe muita força para enfrentar tudo isso.
Como lidar com pessoas hipocondríacas