O suicídio

Como é feita a eutanásia

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é feita a eutanásia

Eutanásia é uma prática geralmente médica em que por vontade da pessoa em questão ou por se apresentar num estado terminal devido a doença prolongada, se termina a vida da pessoa mais cedo. Por muitos apoiantes é considerado um ato de misericórdia, por outros um assassinato disfarçado. Existem dois grandes tipos de eutanásia, a ativa e a passiva. A eutanásia consiste em terminar a vida sem sofrimento da pessoa que devido à doença crônica incurável que padece, há muito tempo que sofre psíquica e fisicamente. Embora ilegal em alguns países, nomeadamente no Brasil, noutros países é legal e é vista como uma forma de finalmente dar descanso à pessoa que sofria. Neste artigo do umComo vamos explicar como é feita a eutanásia.

Também lhe pode interessar: O que é a cibercondria

Índice

  1. Eutanásia ativa
  2. Eutanásia passiva
  3. Suicídio assistido

Eutanásia ativa

Existem duas grandes classificações para a eutanásia, a ativa e a passiva. A ativa é feita através de um planejamento e negociação entre a pessoa doente e o especialista que vai proceder à eutanásia. O doente no entanto deve ser acompanhado por um psicólogo para se estabelecer que é mesmo essa a sua vontade, sem pressões exteriores, que está são mentalmente e que é um ato responsável e cuidado. Combinam o dia, a hora, e o modo como vai ser feita. Combinam igualmente como a família vai ser avisada e quando, isto se a pessoa tiver família. Na altura de fazer a eutanásia o especialista pergunta sempre se realmente é sua intenção (do doente) continuar com o procedimento. Isto porque lidar com a morte é sempre difícil e atualmente existem medicamentos que conseguem diminuir a dor e o sofrimento da pessoa doente. E com isso ela pode lutar e continuar a viver. Mas se realmente for sua intenção terminar com a vida, o especialista administra uma série de medicamentos como a morfina, primeiro para adormecer a pessoa, e segundo para cessar os sinais vitais sem sofrimento.

Como é feita a eutanásia - Eutanásia ativa

Eutanásia passiva

Na eutanásia passiva não existe um provocar a morte, pelo menos não diretamente. A passiva consiste em ao longo do tempo ir diminuindo os tratamentos e medicamentos utilizados para sustentar a vida do doente. Até ao ponto de não haver nada e ele simplesmente morrer. Ao morrer não lhe são prestados nenhuns cuidados médicos para o evitar, simplesmente deixam a pessoa perecer. Isto é claramente o contrário da distanásia, em que os médicos esgotam todas as possibilidades de ajudar a pessoa doente, a fim de conseguir com que a vida humana se prolongue.

Como é feita a eutanásia - Eutanásia passiva

Suicídio assistido

A eutanásia é diferente do suicídio assistido. Enquanto que na primeira, é um especialista que a executa, no suicídio assistido é o próprio doente que termina a sua vida, mas com a ajuda de terceiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feita a eutanásia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como é feita a eutanásia