Controlar a ansiedade

Qual é o melhor esporte para pessoas com ansiedade

Qual é o melhor esporte para pessoas com ansiedade
Imagem: studentwire.com.uk

Saber qual é o melhor esporte para as pessoas com ansiedade permitirá a você escolher a atividade física adequada para ajudar a atenuar esta condição e seus incômodos sintomas. No entanto, você deve ter claro que a ansiedade, quando não é algo pontual, deve ser tratada por um especialista que conta com os recursos necessários para isso. O exercício, isso sim, é um fator que ajudará a reduzir as consequências deste transtorno. Em umComo.com.br explicamos a você qual é o melhor esporte para pessoas com ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma pessoa com ansiedade
Passos a seguir:
1

Sem dúvida, as atividades relaxantes são o melhor esporte para as pessoas com ansiedade. Dentro desta categoria, encontramos atividades como o tai-chi, o yoga, o Bodymind e o pilates. Nestas atividades, muitas delas com origem oriental, não só se cuida do corpo mas também da mente, oferecendo recursos físicos, como o manejo da respiração, para aprender a controlar as reações perante as adversidades da vida cotidiana.

2

Os de time também são bons esportes para quem sofre de ansiedade. A razão é que neste tipo de atividades é imprescindível trabalhar em contato direto com outras pessoas e, inevitavelmente, se fomentam as relações sociais, que podem se converter em uma via de escape muito saudável para quem sofre de problemas de ansiedade.

3

Em geral, qualquer atividade física intensa o suficiente para gerar endorfinas será muito benéfica para as pessoas que sofrem de ansiedade. No entanto, há determinadas atividades que provocam introspecção, como correr sozinho ou andar de bicicleta durante muitas horas, e não são as mais convenientes. Assim, entre os esportes para pessoas com ansiedade não devemos citar aqueles que favorecem a introspecção, já que poderiam provocar em quem os pratique uma obsessão com os pensamentos que lhes provocam mal-estar.

4

No entanto, desde o ponto de vista puramente físico, os exercícios do tipo aeróbico, por favorecerem mais a entrada de oxigênio no organismo, apresentam-se como os melhores esportes para pessoas com ansiedade que os anaeróbicos. Um bom conselho para uma pessoa com problemas nervosos é que pratique esta atividade aeróbica, mas que trate de fazê-la em companhia e em um ambiente natural.

5

Os abdominais hipopressivos, nos quais as técnicas de respiração favorecem inspirações muito profundas, também são um esporteadequado para as pessoas com ansiedade. É muito interessante fazê-los uma ou duas vezes por semana, como complemento de outra atividade à qual dedique mais tempo e esforço.

6

Em todo caso, qualquer tipo de esporte é benéfico para uma pessoa que sofre de ansiedade. No entanto, especialmente quando este transtorno não é algo pontual fruto de alguma adversidade concreta, mas que já é crônico, deve ser tratado por um médico para evitar que se torne em uma depressão, doença séria que pode chegar a incapacitar por completo uma pessoa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o melhor esporte para pessoas com ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
eno
Eu estou com muita ansiedade, me ajude, que estou precisando muito de ajuda.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eno, nesse link poderá encontrar algumas dicas para diminuir a ansiedade: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-diminuir-a-ansiedade-13415.html
Imagem: studentwire.com.uk
Qual é o melhor esporte para pessoas com ansiedade