Partilhar
Partilhar em:

Como praticar yoga sozinho

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (380 votos)
3 comentários
48 vezes partilhado
 
Como praticar yoga sozinho
Fonte: evathlon.gr

A prática de yoga é feita através de exercícios anti-estresse, que pretendem trabalhar a energia corporal. Para além de promover energia, o yoga promove relaxamento, mediante exercícios de respiração, em que a pessoa se sente com mais força de vontade e determinação para realizar as suas atividades. Outros dos benefícios do yoga são o ganho de elasticidade corporal, em especial na zona da coluna, o aumento da resistência muscular e da capacidade de foco e concentração. O yoga também pode ser um ótimo calmante para quem sobre de depressão, ansiedade ou insônia. No início, as posturas podem parecer um pouco difíceis de realizar, mas com a prática verá que se tornarão bastante simples. O melhor de tudo é que o pode praticar sem sair de casa, seguindo apenas os conselhos e posturas que lhe explicamos. Se ainda não aderiu ao yoga, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como praticar yoga sozinho.

Também lhe pode interessar: Benefícios do Yoga para o homem
Instruções:
1

Para praticar yoga vista roupas largas e leves, em que se sinta confortável. Não precisa de calçar nada, pois o yoga pratica-se descalço. Adquira um mat, um tapete para yoga. Este tapete serve para amortecer o seu corpo contra o solo e para levar para outro sítio onde queira praticar yoga, como a praia.

Fonte: blog.hsvab.eng.br
2

Escolha um espaço amplo em sua casa, mesmo que isso signifique arrastar alguns móveis. O lugar deve ser silencioso e com uma iluminação adequada.

3

Comece por fazer a postura Sukha Uttanasana. Para isso, deve flexionar o tronco para baixo, mantendo a coluna bem esticada e colocando as mãos um pouco abaixo dos joelhos. Inspire e expire apenas pelo nariz e utilize o abdômen para encher e esvaziar o ar do corpo. Em cada postura pode respirar de 5 a 8 vezes, tendo sempre em atenção a postura. Pode repetir até três vezes a mesma postura.

Fonte: picstopin.com
4

Agora vamos passar à postura Ardha Uttanasana. Partindo da posição anterior, deve descer as suas mãos até encostar as pontas dos dedos no chão. Se não conseguir tocar no chão, pode usar um livro como apoio em cada mão. A coluna deve manter-se com uma ligeira flexão, olhando sempre para a frente.

Fonte: acefitness.org
5

De seguida, passamos à postura Parivrita Vajrasana. Deve sentar-se sobre os calcanhares, mantendo a coluna reta. Coloque a parte de fora da mão esquerda no joelho direito e, a mão direita apoiada nos pés ou no chão, para conseguir girar ligeiramente o corpo. Mantenha a cabeça na vertical, seguindo a linha do ombro.

6

Para fazer a postura Bidalasana deve colocar-se de joelhos no chão, apoiando as mãos no chão também, mantendo o quadril erguido e a coluna reta. De seguida, expire subindo as costas, mantendo a cabeça entre os braços e olhando para a sua barriga. Depois inspire e faça o movimento ao contrário, descendo a coluna e mantendo-a ligeiramente com uma curva para baixo. Repita este processo cerca de oito vezes.

Fonte: meuanjinhopequenino.blogs.sapo.pt
7

Agora é a vez da postura Shalabhasana. Para a fazer deverá deitar-se de barriga para baixo, com os braços esticados para trás. De seguida, deverá elevar as extremidades do corpo, deixando apenas a barriga e o quadril no chão, como mostra a imagem.

Fonte: yogaxtc.com
8

Para fazer a postura Bhekasana deverá começar a partir da posição inicial anterior, deitado de barriga para baixo. De seguida, seguro o dorso dos pés, puxando-os na direção do quadril. Deve apoiar o queixo no chão ou deitar a cabeça de lado.

Fonte: katsaksyoga.com
9

Para fazer a postura Ardha Bhujangasana deve deitar-se novamente no chão de barriga para baixo e apoiar as mãos no chão, esticando os braços e mantendo o corpo ligeiramente para cima. As mãos devem ficar apoiados um pouco abaixo da linha do tórax. Se sentir dor na região lombar, pode flexionar os cotovelos, apoiando-os no chão.

Fonte: ardenhotyoga.com
10

Agora vamos fazer a postura Adho Mukha Svanasana. Para isso, deve formar uma espécie de triângulo com o corpo, subindo o quadril e esticando as pernas e os braços. Deve manter a cabeça voltada para dentro a olhar para o chão e as palmas das mãos abertas.

Fonte: indovacations.net
11

Por fim, vamos fazer a postura Balasana. Coloque-se de joelhos, deitando o corpo em cima das coxas. Apoie a cabeça no chão e coloque os braços para trás. Sem sair desta posição, faça entre 5 a 8 respirações.

Fonte: balasana.com
12

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

13

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como praticar yoga sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Como praticar yoga sozinho

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Leide Abreu
Olá. Nunca fiz nd de yoga. Pelo preço elevado das academias de yoga , gostaria de fazer sozinha. É possível mesmo ? Tem algum vídeo que eu poderia ir acompanhando? Quais os sinais de q eu estou fazendo certo ? Aguardo retorno. Obg
Vanessa Lopes
Oi Leide! É possível sim, vendo vídeos aprenderá muitas coisas. Temos este vídeo de uma aula de yoga para principiantes: https://www.youtube.com/watch?v=isQbAkz1ztM Boa sorte e muito obrigada pelo seu comentário :)
Kaike Leitte
Gostaria muito de praticar, mas acho difícil. Essas posições fazem diferença para relaxar? Obrigado!
Vanessa Lopes
Oi Kaike, você vai ver que no final vai se sentir melhor e mais relaxado. As posições podem parecer difíceis de executar no início, mas com o tempo você vai ganhar mais flexibilidade e vai ser tudo mais simples.
Angelo Bande.
Como praticar yoga sozinho? Tem idade minima recomendavel? E desporto unisex ou apenas pra as mulheres? Pra alem das ja citadas as suas vantagens, existem outras? Obrigado.
Patricia
Também tenho a mesma dúvida. O que me deixa receosa é fazer uma postura de forma errada e causar algum tipo de lesão . Eu tenho cifose e uma leve escoliose na altura da lombar. Há contra-indicação ?
Vanessa Lopes
Oi Patricia, se você tem esses problemas de coluna, deverá praticar yoga apenas se o seu médico indicar.

Como praticar yoga sozinho
Fonte: evathlon.gr
Fonte: blog.hsvab.eng.br
Fonte: picstopin.com
Fonte: acefitness.org
Fonte: meuanjinhopequenino.blogs.sapo.pt
Fonte: yogaxtc.com
Fonte: katsaksyoga.com
Fonte: ardenhotyoga.com
Fonte: indovacations.net
Fonte: balasana.com
1 de 10
Como praticar yoga sozinho