Parar os ataques de ansiedade

Qual é o tratamento para o ataque de ansiedade

Qual é o tratamento para o ataque de ansiedade
Imagem: laiveesvida.com

A ansiedade é um processo que quando moderada é considerado normal e define-se pela sensação de medo ou angústia leve em situações limite que nos parecem difíceis de enfrentar. A ansiedade pode ser útil para a superação pessoal, ainda que sua clínica (taquicardia, respiração ofegante...) seja muito desagradável. As fases de ansiedade normal costuma desaparecer depois que acaba o fenômeno que a provocou. Os ataques de ansiedade são episódios leves que normalmente podem ser tratados sem ajuda médica, já que são transitórios e não graves, e por isso, em umComo.com.br, te oferecemos informação para tratar de um ataque de ansiedade.

Também lhe pode interessar: Como diminuir a ansiedade

Passos a seguir:

1

Durante o ataque de ansiedade o fator mais complicado é a alteração da respiração, representa o sintoma mais desagradável do processo. Quando sofremos um ataque se ansiedade, tendemos a respirar aceleradamente o que nos provoca dificuldade respiratória. Para resolver a sensação de asfixia é aconselhável tratar de tranquilizar-se: fechando os olhos, trazendo à mente uma boa lembrança e inspirando pelo nariz e exalando o ar pela boca de forma muito pausada. Deve-se seguir este ciclo durante uns minutos à espera de que a respiração volte ao normal. Ninguém vai se asfixiar nem ficar sem ar.

2

É possível que a ansiedade se manifeste durante a noite por meio de cãibras nas pernas, tiques, insônia, pesadelos,... o tratamento durante o sono é mais complicado do que o da respiração, mas há uma série de estratégias que ajudam a melhorar a qualidade do sono em pessoas com tendência à ansiedade. Recomenda-se dormir entre 7 e 8 horas em um horário estabelecido, dispor de um quarto limpo, ventilado e usar roupa confortável para o descanso, realizar exercício diário e não usar a cama para outra coisa que não seja dormir.

3

Nos casos em que o padrão do sono não possa ser corrigido através da rotina anterior é possível que seja necessário o uso de remédios naturais ou fármacos (benzodiazepinas/relaxantes musculares) que ajudem à indução do sono.

4

Para prevenir o ataque de ansiedade é preciso seguir uma alimentação saudável e evitar as digestões pesadas. É importante usar as refeições como um momento de repouso e ruptura com nossos objetivos de trabalho. É bom aproveitar a refeição para fazer vida social e familiar e recomenda-se não abusar do álcool nas refeições.

5

A realização de exercício físico nos proporciona relaxamento. Recomenda-se, pelo menos, andar a passo rápido uns 30 minutos por dia. Pode ser útil realizar exercício ao ar livre e compartilhar a experiência com pessoas conhecidas.

6

Como com os aspectos físicos anteriores, é importante cuidar da saúde mental. Isto é, tratar de estar em paz consigo mesmo, aprender a resolver problemas que possam ser estressantes, estabelecer relações sociáveis que sejam positivas e enfrentar os medos que levam aos ataques de ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tratamento para o ataque de ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Um ataque de ansiedade pode ser algo muito angustiante e perturbador, tanto para a pessoa que o sofre como para as pessoas que o vêem.
  • Dependendo da frequência e intensidade destes ataques pode ser necessária a intervenção de um especialista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sara Viega
Olá Paulo, muito obrigada pelo comentário! Veja aqui como deve agir perante um ataque de ansiedade e como pode curá-la sem medicamentos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-agir-diante-de-uma-crise-de-ansiedade-3031.html e http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-ansiedade-sem-medicamentos-1434.html. Espero que fique melhor!
Paulo
Boa noite sou de Portugal e já tive 3 ataques de ansiedade. É muito desconfortável. A primeira vez parecia um ataque cardíaco. Os meus músculos ficaram todos presos e eu quase que desmaiei.
Imagem: laiveesvida.com
Qual é o tratamento para o ataque de ansiedade