As causas da ansiedade

O que pode causar uma crise de ansiedade

O que pode causar uma crise de ansiedade

A ansiedade é um sentimento bastante complexo, sendo que pode ser normal na vida das pessoas quando existe com moderação, mas um sério problema quando prejudica algum de seus aspectos. Além disso, a ansiedade está associada ao estresse e às crises de pânico, bem como a demais distúrbios de ansiedade. Fala-se muito em como identificar crises de ansiedade e como tratá-las, mas pouco sobre o que pode causar uma crise de ansiedade, uma vez que isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você quer saber mais sobre o assunto confira as informações que o umCOMO reuniu a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como reconhecer uma crise de ansiedade

Índice

  1. Causas das crises de ansiedade
  2. Sintomas da crise de ansiedade
  3. Tratamento para crises de ansiedade

Causas das crises de ansiedade

Muitas podem ser as razões para uma pessoa passar por uma crise de ansiedade, já que isso está estreitamente ligado à importância que ela dá para as situações pelas quais passa em sua vida. Isso significa que qualquer coisa pode causar uma crise de ansiedade. O mais comum, entretanto, é que as crises de ansiedade sejam provocadas por fatos que já causem um pouco de ansiedade normalmente.

Também é possível distinguir a ansiedade aguda da crônica. A primeira costuma se manifestar na véspera de situações que estão para acontecer, como uma viagem, casamento, primeiro dia de trabalho, compromissos familiares e outros. Nesse sentido, é possível dizer que ter ansiedade é o popularmente chamado “sofrer por antecipação”. Até certo ponto, especialistas afirmam que esse tipo de ansiedade não é de todo o ruim, pois esse sentimento indica que é preciso ter ponderação e cuidado, como um alarme que o cérebro dá, de que é preciso estar atento.

O problema é quando esse alarme é acionado em demasia ou mesmo quando não é necessário, o que pode levar, portanto, a chamada ansiedade crônica e, mais frequentemente, às crises de ansiedade. Além disso, a pessoa pode simplesmente não saber o que a está incomodando de verdade. Em alguns casos, a ansiedade e suas crises estão associadas a situações de conflito pelas quais o indivíduo está passando e mesmo em decorrência de traumas recentes, como a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento duradouro, etc.

De qualquer forma, esses sentimentos são comuns a todas as pessoas e mesmo as crises podem afetar indivíduos de qualquer idade, mesmo crianças, o que é um sinal de atenção aos pais. Isso porque a ansiedade também está associada à carga emocional, compromissos e à vida corrida e agitada dos dias de hoje. Desse modo, não é nada saudável a ninguém, muito menos a uma criança.

O que pode causar uma crise de ansiedade - Causas das crises de ansiedade

Sintomas da crise de ansiedade

A lista de sintomas de uma crise de ansiedade é longa, sendo que é dividida em sintomas físicos e emocionais. Especialistas afirmam que apresentar três deles com frequência já é um indício de que o indivíduo sofre de ansiedade. Entre os sinais físicos estão: enjoo, vômito, diarreia, tremor, tontura, irritabilidade, dificuldade para dormir, respirar e se concentrar, balançar braços e pernas excessivamente, dor ou aperto no peito, palpitações, roer as unhas e dor de barriga e nas costas, além de tensão muscular. Já os sintomas psicológicos mais comuns são medo persistente, nervosismo, preocupação exagerada, sensação de que algo ruim vai ocorrer e ter pensamentos descontrolados.

O que pode causar uma crise de ansiedade - Sintomas da crise de ansiedade

Tratamento para crises de ansiedade

Quem acredita que está passando por crises de ansiedade deve visitar um psicólogo ou terapeuta, a fim de diagnosticar o problema que pode se intensificar se não for tratado. As terapias ajudam a identificar as causas da ansiedade, uma vez que elas podem estar camufladas em uma série de acontecimentos da vida do paciente. Mesmo assim, a pessoa pode fazer associações inconscientemente, que levam às crises de ansiedade e que dificultam que, por conta própria, o indivíduo descubra a razão da sua ansiedade. Especialistas afirmam que ao identificar o que desencadeia a ansiedade e saber lidar com a situação ou motivo que a provoca é possível curar-se.

Neste outro artigo damos-lhe algumas dicas e conselhos para diminuir a ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode causar uma crise de ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Lucy Lucas
Como controlar,a ansiedade em local de trabalho?
A sua avaliação:
Valeria Martins Junqueira Gonçalves
Como trabalhar em um ambiente que te dá crises de anciedade?
A sua avaliação:
Valeria Martins Junqueira Gonçalves
Eu sofro de ansiedade e confesso que isso atrapalha a minha vida. .. mas as crises só acontecem no meu trabalho. ..em casa eu não tenho crises. .. tenho 39 anos e adoro o meu trabalho e amo o que faço. .. mas as pessoas que permanecem na sala onde eu trabalho me faz ter essas crises. .. São dos homens que fazem a manutenção terminam o serviço é ficam na sala falando alto se metendo nas conversas e falando besteira e meu chefe também foca na sala e não diz nada eu já disse que não gosto e que não me sinto bem e ele não faz nada para mudar essa situação. Então eu trabalho calada e começo a ter crises de anciedade e passo muito mal. .. tenho dores de cabeça vômitos diarréia e problemas no estômago. Já tive crises muito forte e já fui até para o hospital. .. quero saber como faço para não ter essas crises trabalhando em um ambiente desses que poderia ser um ótimo lugar de trabalho se o meu chefe tivesse voz ativa.
1 de 3
O que pode causar uma crise de ansiedade