Síndrome das pernas inquietas

Como tratar a síndrome das pernas inquietas

Como tratar a síndrome das pernas inquietas

A Síndrome das Pernas Inquietas é um transtorno neurológico que se caracteriza por uma necessidade irresistível de mover as pernas para parar sensações irritantes e desagradáveis nessa área. Estas sensações costumam ocorrer com maior intensidade durante a noite ou durante o repouso, e muitas vezes causam formigamento, coceiras, calafrios, etc. Normalmente, as pessoas acima dos 45 anos são as mais afetadas pelo transtorno. Se você sofre com este transtorno, em umComo.com.br oferecemos-lhe algumas recomendações para tratar a síndrome das pernas inquietas.

Também lhe pode interessar: Como evitar a síndrome das pernas inquietas
Passos a seguir:
1

Consulte o seu médico. Deve ser descartada a possibilidade de ser um sintoma de outra doença subjacente. É fundamental um diagnóstico correto para a prescrição de um tratamento adequado. Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico pode receitar alguma medicação.

2

Evite o consumo de cafeína, de chocolate, refrigerantes e álcool, já que são estimulantes e favorecem a síndrome das pernas inquietas.

3

Faça exercícios físicos, como correr ou caminhar. É recomendado que estes exercícios sejam realizados durante a tarde para que proporcionem uma boa noite de sono. Faça-os com moderação, pois quando realizamos um exercício muito pesado fazendo muito esforço, podemos obter um resultado contrário ao esperado.

4

Relaxamento e técnicas de respiração. Essas técnicas podem ser muito úteis na hora de dormir, já que conduzem o corpo a um estado de relaxamento profundo.

5

Hábitos alimentares saudáveis. Os especialistas recomendam consumir vitamina B, como os cereais integrais e frutos secos. Também são importantes os alimentos ricos em ferro.

6

Massagem nas pernas. Quando os sintomas aparecem, é recomendado tomar um banho de água fria ou quente e massagear as pernas para ajudar a aliviar essa sensação incômoda. Recomenda-se também colocar panos úmidos nas pernas enquanto massageia.

7

Regularize seu sono. Tente deitar-se sempre à mesma hora. Crie um clima adequado, tranquilo e sem barulho para poder descansar.

8

Atividades recreativas. Tente manter sua mente ocupada. Faça palavras cruzadas, leia, jogue vídeo games. Isso ajudará você a se concentrar em outras coisas enquanto estiver sentado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a síndrome das pernas inquietas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você sofre da síndrome de pernas inquietas, é fundamental consultar o seu médico.
  • Antes de ingerir qualquer medicamento, consulte o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Dilma Sombrio Volpato
O único alivio que encontrei foi o pramipexol receitado pelo médico.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dilma! Obrigada por partilhar isso conosco!
Como tratar a síndrome das pernas inquietas