Doenças dos ossos

O que é a osteofitose

O que é a osteofitose

A osteofitose é uma condição que se produz devido à degeneração da coluna vertebral ou das articulações que dão lugar ao crescimento de osteófitos. Trata-se de uma patologia bastante comum, se a você ou a algum conhecido lhe foi diagnosticado esta doença, certamente que lhe interessa saber mais sobre este tema, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe o que é a osteofitose, os seus sintomas e possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: O que é osteopenia

Passos a seguir:

1

Após uma lesão ou devido a um desgaste produzido pela idade, os nossos ossos e ligamentos podem se degenerar. Como mecanismo de defesa o nosso corpo cria osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se criam em volta da lesão para tentar melhorar o dano causado. Esta ação do nosso corpo não cumpre o seu efeito e em algumas ocasiões gera mais problemas que soluções.

2

O lugar onde normalmente se apresenta a osteofitose é na coluna vertebral, embora possamos encontrá-la noutros ossos e articulações. Está muito associada com a osteoartrite.

3

Os osteófitos por si só não geram nenhum tipo de dor, mas ao cresceram pode pressionar algum nervo o que pode causar desconfortos, dependendo do lugar onde estiverem localizados a dor pode ser maior ou menor.

4

Se se encontram localizados próximos da zona cervical podem desencadear dores de cabeça, tonturas e fraqueza ao pressionarem os nervos. Ao longo da coluna vertebral podem fazer com que os nossos membros fiquem dormentes e em casos mais graves podem inclusivamente provocar paralisia.

5

Por outro lado existem pacientes com osteofitose que podem levar uma vida normal sem apresentarem nenhum sintoma.

6

O tratamento para esta osteofitose consiste basicamente em analgésicos para a dor, anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia. Só em casos mais graves se recorre à cirurgia. Esta condição deve ser diagnosticada por um médico, que avaliará os sintomas, e segundo a idade, a atividade do paciente, um estudo dos raios x, ressonância magnética ou tomografias irá realizar o diagnóstico.

Sugestão: Esclerose subcondral - tratamento e causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a osteofitose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
edinaldo josé de barros
tenho dores no ombro e após RX OMBRO DIREITO o resultado: Osteofito na borda medial do úmero,associado a pequena esclerose focal, pode me dá a resposta?
A sua avaliação:
maria de nazare nascimento dos santos
Olá, gostaria de obter mais informações a respeito dos seguintes temas: _ "diminuição do espaço C6-C7 com esclerose e osteofitose" ; _ " vértebra de transição lombo sacra";_ " Osteofitose em corpos vertebrais dorsais " esses foram os resultados do RX total da coluna. Obrigado e aguardo resposta.
A sua avaliação:
Maria da Penha
Gostaria de saber se osteofitose tem cura?
Solange Lopes Silveira
Sofro de osteofifitose lombar até no osso do mucumbuco. No entanto, onde mais doe é numa das vertebras do lado esquerdo. Caminhada a passos longos é prejudicial? Melhoro muito com aplicações no local. Prejudica em alguma coisa? Em que? É corticoide?
marcia
Meu filho de 10 anos a um ano foi diagnosticado com osteofitose na coluna vertebral fez 9 meses de quimioterapia agora so faz raio x e ressonância magnética quando medico pede e volta nas consulta de 2 em 2 meses graças a Deus ele esta bem antes de descobrirmos ele sofreu muito com dores de cabeça náuseas.
Vinan del mar
A prevalencia da osteofitose na coluna é considerável. Estou mais á procura de sua causa mais frequente. Ouço muito sobre desidratação e degeneração do disco intervertebral devido a causas diversas. Mas não ficou claro a causa mais aceita como origem da osteofitose. Afinal, é predisposição genetica, má postura, pêso sobre a cabeça ou todos eles ?
Cristiane F. Cunha
Oi. A minha tomou toda coluna num tempo de 10 anos, a medicina ainda precisa avançar como a corrida armamentista, bilhões só nos EUA o congresso aprova e estagna parte da econômia, aos protestos o povo gritou NÃO a OBAMA no caso Síria. Ainda sofro, mas tô levando.
francisco assis da costa e sousa
fiz uma tc deu osteofitose lombar mais osteofitose cervical salencia disco osteofitária posterior de c3ac5
O que é a osteofitose