O que é a osteofitose


O que é a osteofitose

A osteofitose é uma condição que se produz devido à degeneração da coluna vertebral ou das articulações que dão lugar ao crescimento de osteófitos. Trata-se de uma patologia bastante comum, se a você ou a algum conhecido lhe foi diagnosticado esta doença, certamente que lhe interessa saber mais sobre este tema, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe o que é a osteofitose, os seus sintomas e possíveis tratamentos.

Instruções
  1. Após uma lesão ou devido a um desgaste produzido pela idade, os nossos ossos e ligamentos podem se degenerar. Como mecanismo de defesa o nosso corpo cria osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se criam em volta da lesão para tentar melhorar o dano causado. Esta ação do nosso corpo não cumpre o seu efeito e em algumas ocasiões gera mais problemas que soluções.

  2. O lugar onde normalmente se apresenta a osteofitose é na coluna vertebral, embora possamos encontrá-la noutros ossos e articulações. Está muito associada com a osteoartrite.

  3. Os osteófitos por si só não geram nenhum tipo de dor, mas ao cresceram pode pressionar algum nervo o que pode causar desconfortos, dependendo do lugar onde estiverem localizados a dor pode ser maior ou menor.

  4. Se se encontram localizados próximos da zona cervical podem desencadear dores de cabeça, tonturas e fraqueza ao pressionarem os nervos. Ao longo da coluna vertebral podem fazer com que os nossos membros fiquem dormentes e em casos mais graves podem inclusivamente provocar paralisia.

  5. Por outro lado existem pacientes com osteofitose que podem levar uma vida normal sem apresentarem nenhum sintoma.

  6. O tratamento para esta osteofitose consiste basicamente em analgésicos para a dor, anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia. Só em casos mais graves se recorre à cirurgia. Esta condição deve ser diagnosticada por um médico, que avaliará os sintomas, e segundo a idade, a atividade do paciente, um estudo dos raios x, ressonância magnética ou tomografias irá realizar o diagnóstico.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a o que é a osteofitose , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde dos ossos .

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre o que é a osteofitose :


3 comentários


08-08-2014 disse:
A prevalencia da osteofitose na coluna é considerável. Estou mais á procura de sua causa mais frequente. Ouço muito sobre desidratação e degeneração do disco intervertebral devido a causas diversas. Mas não ficou claro a causa mais aceita como origem da osteofitose. Afinal, é predisposição genetica, má postura, pêso sobre a cabeça ou todos eles ?
15-12-2013 disse:
Oi. A minha tomou toda coluna num tempo de 10 anos, a medicina ainda precisa avançar como a corrida armamentista, bilhões só nos EUA o congresso aprova e estagna parte da econômia, aos protestos o povo gritou NÃO a OBAMA no caso Síria. Ainda sofro, mas tô levando.
24-07-2013 disse:
fiz uma tc deu osteofitose lombar mais osteofitose cervical salencia disco osteofitária posterior de c3ac5
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom