Outros medicamentos

Como tomar remédio sublingual

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar remédio sublingual

Os remédios sublinguais desintegram-se rapidamente. As mucosas orais são abundantemente vascularizadas, o que torna a absorção de substâncias bastante eficaz. Os medicamentos sublinguais podem chegar ao sangue em apenas 1 minuto. Isto permite que a potência do remédio não diminua antes de chegar à circulação sistêmica, algo que acontece no chamado metabolismo de primeira passagem, após a passagem do comprimido no estômago e no fígado.

O umComo explica-lhe como tomar remédio sublingual para garantir a eficácia do medicamento.

Também lhe pode interessar: Como tomar aspirina
Passos a seguir:
1

É muito importante lavar as mãos. Deve higienizar as mãos antes e depois de tomar o seu remédio, para evitar a propagação de germes. Pelo mesmo motivo, se administrar medicamentos sublinguais a outra pessoa, calce umas luvas descartáveis.

2

Verifique sempre se o remédio que você está tomando deve ser administrado via sublingual. Os remédios mais comuns de serem administrados deste modo são medicamentos para o coração, esteroides, enzimas e vitaminas e ainda alguns remédios para doenças mentais. De seguida confirme a dosagem do remédio receitado.

Os remédios sublinguais podem ser receitados para situações específicas ou se o paciente tiver dificuldade em tomar medicamentos de forma tradicional, engolindo e digerindo os comprimidos.

3

Não coma, nem beba. Ao tomar o remédio comendo ou bebendo o risco de deglutição aumenta, o que diminui a eficácia do mesmo.

Não fume. A fumaça comprime as mucosas orais, o que reduz o nível de absorção do remédio.

Coloque-se numa posição correta. O ideal quando vai administrar um remédio sublingual é estar numa posição reta.

Como tomar remédio sublingual - Passo 3
4

Coloque o comprimido no frênulo da língua, o tecido embaixo da língua. Tenha especial atenção para não engolir o medicamento, estes medicamentos precisam ser absorvidos pelas membranas mucosas. Enquanto o remédio se está dissolvendo evite conversar ou fazer algo que o obrigue a mexer a boca. O tempo que o comprimido demora a desintegrar depende do tipo de medicação. Aguarde alguns minutos para ter a certeza que o comprimido foi totalmente absorvido pela membrana local.

Como tomar remédio sublingual - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar remédio sublingual, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tomar remédio sublingual