Outros medicamentos

Como tomar extrato de própolis

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como tomar extrato de própolis
Imagem: dicas10.com

O extrato de própolis é considerado um antibiótico natural, dado que tem por base a própolis, uma resina fabricada pelas abelhas, e é utilizado no combate a gripes e resfriados, no tratamento de queimaduras, picadas de insetos e até micoses. Entre os seus benefícios destaca-se ser rico em flavonóides e aminoácidos, reforçar o sistema imunológico, ajudar à cicatrização, destruir fungos e bactérias nocivas, entre muitos outros. Usufrua já das propriedades deste produto continuando a ler este artigo umComo.com.br acerca de como tomar extrato de própolis.

Também lhe pode interessar: Como tomar Atroveran

Passos a seguir:

1

Desde o tempo de nossas avós que o extrato de própolis é encarado como um remédio multiuso por se revelar eficaz no combate a vários males do corpo, quer interiores quer exteriores.

2

Geralmente o produto é apresentado em frascos de gotas, vendido em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas virtais. Na sua composição encontramos maioritariamente resina e bálsamo, seguida de cera de abelha, óleos essenciais e aromáticos e, em valores mais baixos, pólen e outras substâncias.

Como tomar extrato de própolis - Passo 2
Imagem: oestemania.net
3

Antes de tomar este remédio é importante que realize um teste de sensibilidade, para perceber se existe alergia. Faça isso pingando 2 gotas do produto no antebraço e aguardando alguns minutos; caso surja vermelhidão e coceira, aconselha-se a não usar.

4

Para uso interno o extrato de própolis deve ser pingado na quantidade de 20-30 gotas para adulto e 3-5 para crianças em uma colher de sopa de água ou 1/3 de um copo de água. Tome 2 a 3 vezes ao dia.

Como tomar extrato de própolis - Passo 4
Imagem: abelhasemel.com.br
5

Como alternativa à água também se pode adicionar o extrato em sucos de fruta e chás, na mesma quantidade, ou 4 a 5 gotas pingadas em uma colher de sopa de mel. Aconselha-se tomar igualmente 2 a 3 vezes ao dia.

6

Para uso externo devem pingar-se algumas gotas de extrato de própolis diretamente sobre a área afetada (ferida, corte, queimadura, micose ou até problemas na boca). Além de ajudar a aliviar a dor, este produto também acelera a cicatrização.

Como tomar extrato de própolis - Passo 6
Imagem: apiariosbonadio.com.br
7

De forma geral o extrato de própolis não apresenta contraindicações, não devendo porém ser administrado em pessoas que falharam no teste da sensibilidade. Em caso de dúvida aconselha-se procurar orientação junto de um fitoterapeuta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar extrato de própolis, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Prefira o extrato de própolis sem álcool.
  • A água utilizada para tomar junto com o extrato de própolis deve ser sem cloro e sem gás.
  • Você também encontrará extrato de própolis à venda em forma de spray, balas e sachês.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
DEBORA LIZ ALMEIDA SANTOS
Gostaria de saber se posso dar própolis na mamadeira dou 2 vezes ao dia 4 gotas cada mamada ele tem 04 anos . o própolis tem que ficar na geladeira. obrigada
iracy
Favor informar se posso tomar 5 gotas de própolis junto ao cafe com leite quente pela manha. obrigada
sandra
eu dou extrato de própolis a meu neto que esta agora com 7 anos desde que ele tinha 4 anos. antes todo inverno ficava resfriado com a garganta inflamada e estava sempre tomando antibióticos fortíssimos. desde que começou a usar raramente fica resfriado. ele tem 32 kilos e dou 10 gostas pela manha diluído no leite com o nescau. sempre começo a dar em março assim quando o inverno começa ele ja esta com maior imunidade pois na minha cidade em bem frio. em agosto paro de dr e so volto a dar no ano seguinte. espero ter ajudado
Ari
Posso tomar o própolis puro, direto na boca?
Angelo Ticom
Tenho uma tosse agressiva , ou melhor um pigarro a cerca de dez anos.E neynhum remédio receitado por médicos especialistas resolveram meu problema. Um outro médico (não especialista recomendou e comecei hoje a tomar 30 dias diariamente. em uma reduzida porção de água. Vou aguardar o resultado. Coloquei 30 gostas sem fazer teste.
Carlos Jacinto Hipolito
boa noite tao passando para mim que a propolis se eu tomar uma 10 gotas diluido em agua ou suco ela entra na corrente sanguinea e seu cheiro é expelido pelos poros, os mosquitos nao suportam o cheiro e nao picam. Isso é verdadeiro.
Eddy
Gostaria de saber se à algum suco ou outro produto, para tomar o Própolis vd , porque ele na água, não da para tomar é muito ruim.
camilo
ola... eu tomo 30 gostas em jejum ( de manhã) em mais ou menos 4 dedos de água e meio limão espremido... pode-se também congelar o limão e depois ralar o limão e colocar em um copo com 4 dedos de água e 30 gotas de propolis...
sandra
eu uso 10 gotas diluido no nescau
BERTA
Use num pouco de suco de limão com mel
marcio perez
exelente comentario sobre o própolis a 1 ano atrás eu tive pneumonia tomei própolis e tomo todos os dias nunca mais fiquei resfriado santo remédio natural ,deveria ser mais divulgado na midia
Margarida
Enviei uma pergunta sobre o extrato de própolis, ainda não recebi resposta. Estou no aguardo.
Carlos Correia de Mello
tomei o extrato de própolis, e me deu uma tremenda diarreia, usei 3 vezes por dia. Só não fis o teste alergico. Será que eu tenho alergia a própolis? agradeço a resposta.
A sua avaliação:
EDSON F GARCEZ
EXELENTE AS ESPLICAÇÕES


Editor umComo.com.br
Oi Edson! Que bom que gostou das dicas! Continue acompanhando nossas sugestões :)
Sandra Mara Ferri
O própolis é uma bênção , o meu pét estava com um bicho de pé no nariz, já com bolça, usei própolis e em 12h já havia caído. Usei numa queimadura de terceiro grau e curou não deixando nem cicatriz .Aqui em casa, como se diz, é um santo remédio.
A sua avaliação:
zilda gonçalves
tomo própolis e a mnha gastrite melhora gostaria de saber quantas gotas
margarida
Extrato de própolis é bom para gastrite, refluxo ou seja problema no estomago.
A sua avaliação:
Marcelo
É complicado tomar própolis, junto com água ou em sucos, ao pingar a própolis, se forma uma película na superfície que gruda na borda do copo e não sai mais. Como resolver isso?
Eduardo
Álcool limpa própolis grudado!
Kenia
Tome no copo descartavel
Ana Lúcia
Coloca cândida pura no fundo do copo deixa um temo de lava normalmente. Sai toda a marca...
José Porto
Eu bebo com lactobacilos na xícara, desta forma, se torna uma mistura homogênea.
A sua avaliação:
Maria P. Maciel
Pode-se tomar extrato de própolis continuamente?
A sua avaliação:
Helenice Aparecida de Jesus Galante
Posso dar propolis para meu caõ?
A sua avaliação:
JCarlos
Informações adequadas positivas a minha necessidade. Grato.
Editor umComo.com.br
Oi JCarlos! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Fabiano
Ajudou muito! Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Fabiano! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
luiz carlos da silva bezerra
tenho 62 anos e gostaria de receber dicas sobre o própolis e seus resultados.
Rita Biazon
É verdade que, porcser antibiótico natural, o extrato de própolis não pode ser tomado continuamente?
Selma Silva
A rinite alérgica do meu filho já quase me enlouqueceu, é muito forte, eu já fui parar com ele várias vezes ao pronto socorro,já estava dando por perdido sua melhora .Passei várias madrugadas acordada com ele ,já chorei muito pensando que ele iria morrer de tanto sofrer com essa rinite, ele tem alergia a pó ,fungo, ácaro,picada de inseto,enfim já tinha lhe dado inúmeros medicamentos e nada de uma melhora significativa.Foi quando comecei a pesquisar e vi no youtube uma moça ensinando sobre o própolis sem álcool ,dai comecei a pesquisar sobre ele,resolvi então tentar dar pra ele,no primeiro dia dei apenas 8 gotas,fiquei com um pouco de medo de reação alergica ,já na estação do outono onde ele fica pior,fui aumentando ,hoje dou só 15 gotas no chá ou suco de laranja morno, que maravilha a melhora é tanta que até eu estou tomando.Não sei nem explicar o alivio, esta entrando o inverno, e ele ate agora nem expirou,nem tossiu, nem acumulou secreção pelo nariz,Estou passando a minha maravilhosa experiência quem sabe te sirva,Pro meu filho sem comentários,é como um sonho pela primeira vez no outono eu não estou ficando doida por causa da rinite dele,como sofri.Minha nossa senhora.Ufa!!!!
Bia Oliveira
Selma, minha tem 5 anos e tem o mesmo problema. Só chegar o inverno que a garganta dele infecciona e a febre vem com tudo, é desesperador mesmo. Comecei da esta semana 4 gotas de manhã e 4 gotas a tarde no suco.
selma silva
Oi Bia ,que bom, pro meu filho esta me dando um alívio tenho certeza que para o seu será bom também,não age muito rápido mas é um tratamento, vai dar tudo certo sim, eu estou tomando até para minha gastrite e já estou vendo melhora,Só tomo a noite 2 horas depois do jantar ,15 gotas com chá ou suco pra disfarçar o gostinho forte.Um abraço pra vc .
Imagem: dicas10.com
Imagem: oestemania.net
Imagem: abelhasemel.com.br
Imagem: apiariosbonadio.com.br
1 de 4
Como tomar extrato de própolis