Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a tosse nervosa

Como tratar a tosse nervosa

A tosse nervosa é um tipo de tosse que não está relacionada com infecções, a sua causa é de origem nervosa ou emocional. Caracteriza-se por ser uma tosse seca, irritante, que costuma aparecer nos momentos em que a pessoa está estressada, nervosa, com ansiedade, etc. Em alguns casos pode ser necessário um tratamento específico com remédios, mas em outros será suficiente colocar em prática algumas técnicas de relaxamento e combater o estresse e a ansiedade causadora da tosse. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como tratar a tosse nervosa e de que forma a pode identificar.

Também lhe pode interessar: Como tratar a tosse

Causas e sintomas da tosse nervosa

A tosse nervosa, ao contrário de outros tipos de tosse, não é consequência de um problema ou determinada doença, pois possui a sua origem em algum tipo de problema que afeta o sistema nervoso. Os fatores que se estabelecem como causas comuns da tosse nervosa incluem passar por um estado de estresse ou nervosismo, ter ansiedade ou sofrer um trauma de caráter emocional.

Os seus sintomas são fáceis de identificar, mas é importante que saiba de que forma se manifesta e quais são suas características para saber se realmente se trata de uma tosse nervosa ou não:

  • É uma tosse seca que pode aparecer e desaparecer de forma repentina.
  • Não aparece acompanhada de catarro.
  • Não se manifesta junto com a sintomas respiratórios, como falta de ar ou sibilâncias, nem não respiratórios, como febre, debilidade, falta de apetite, etc.
  • Costuma aparecer em períodos de estresse, em que a pessoa está nervosa, passa por situações complicadas, está angustiada, etc., e acaba em períodos nos quais se encontra completamente relaxada, como por exemplo, quando está de férias e está afastada de qualquer circunstância que lhe provoca ansiedade.
  • Surge com muito mais frequência durante a noite e pode ser persistente em alguns momentos-chave do dia.
  • Causa irritação nas vias respiratórias.

Apesar disto, deve se lembrar que é fundamental ir ao médico se apresentar uma tosse persistente que não para, pois é sempre necessário um diagnóstico seguro que determine a causa exata do problema e descarte condições ou patologias mais graves.

Tratamento para a tosse nervosa

A tosse nervosa é uma resposta do organismo perante um sentimento ou emoção que se está reprimindo, sendo importante prestar atenção e iniciar o tratamento adequado em cada caso. Primeiro será necessário identificar o fator psicológico causador, seja o estresse, a ansiedade, o nervosismo, um recente trauma emocional, etc., e para isso pode precisar da intervenção de um psicoterapeuta que ajude o paciente a exteriorizar e expressar as suas emoções visando chegar à base do problema.

Além da medicação adequada, se necessária, para ajudar a acalmar a tosse, como remédios para a tosse, corticoides inalados, pastilhas para chupar, etc., o médico também pode receitar medicamentos para tratar a ansiedade que esteja por trás da tosse nervosa e favorecer o seu relaxamento. Além disso, deverá aprender a relaxar tanto física como mentalmente e contribuir para seu bem-estar para combater a tosse nervosa; para isto, podem ser muito indicadas medidas e práticas como as seguintes:

  • Técnicas de respiração: aprender a respirar bem é fundamental tanto para se livrar das tensões acumuladas como para melhorar a capacidade torácica e fazer uma correta absorção do oxigênio.
  • Exercícios de relaxamento: pode colocar em prática os exercícios de relaxamento para dormir bem que mostramos para você neste artigo, pois ajudarão a adormecer melhor, a combater o estresse e a melhorar a oxigenação do sangue.
  • Meditação ou outras terapias: a meditação é uma prática por meio da qual se consegue um estado de concentração profundo, que relaxa a mente e favorece a eliminação de tensões e emoções negativas. Além dela, também são boas práticas o yoga ou o pilates.
  • Atividade física: quando se realiza exercício físico, liberam-se endorfinas que são hormônios que favorecem um estado de humor adequado e a sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que praticar atividade física de forma regular ou fazer um esporte que goste também é uma boa opção para conseguir relaxar e, portanto, aliviar a tosse nervosa.

Remédios naturais para a tosse nervosa

Além de tudo o que dissemos, muitas vezes os remédios naturais são os melhores aliados para tratar a tosse nervosa e ajudar o corpo a atingir um estado de relaxamento profundo e manter controlados os níveis de estresse e ansiedade. Os tratamentos caseiros que podem dar bons resultados são os seguintes:

  • Malva: acalma a irritação que a tosse nervosa pode provocar nas vias respiratórias e, ao mesmo tempo, suaviza as cordas vocais. Aconselhamos tomar um chá de malva à noite, que é quando costuma piorar este sintoma.
  • Passiflora: além de facilitar a passagem de ar pelos brônquios, a flor-de-maracujá conta com propriedades relaxantes e sedantes muito fortes. Pode consumir em modo de chá, em extrato líquido ou em cápsulas; descubra todos os detalhes no artigo Como tomar passiflora.
  • Tomilho: é um dos antitussivos naturais mais usados no caso de tosse irritativa e infecções de peito e garganta. Prepare um chá de tomilho adicionando 2 colheres de sopa em uma xícara de água fervendo e, quando estiver pronto, coe e adicione uma colher de chá de mel.
  • Inalações de eucalipto: as inalações são ideais para desbloquear as vias respiratórias e acalmar as irritações causadas pela tosse. Ferva umas quantas folhas de eucalipto em 1/2 litro de água e, depois de retirar do fogo e se certificar de que não queima, coloque a panela em uma superfície plana e aproxime o seu nariz para começar a inalar os vapores que se desprendem.

Descubra mais remédios como estes no artigo Como tratar a tosse com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar a tosse nervosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tratar a tosse nervosa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a tosse nervosa
1 de 4
Como tratar a tosse nervosa