Partilhar

Como usar o alecrim para a memória

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o alecrim para a memória

A memória é uma habilidade cerebral que podemos trabalhar exercitando o nosso cérebro. Existem vários métodos e técnicas que podem ajudar você a trabalhar com a sua memória. A associação de ideias, a repetição e o agrupamento de palavras podem ser boas técnicas para memorizar, mas o uso de plantas e ervas aromáticas e medicinais também pode ajudar você nesta nobre causa. Está interessado/a? Então, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos explicar para você como usar o alecrim para a memória, uma planta que, além de ser utilizada em várias receitas, conta com propriedades benéficas para a nossa saúde, entre elas melhorar a nossa memória. Tome nota destes remédios caseiros!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a memória
Passos a seguir:
1

O alecrim é uma planta aromática que conta com inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde. É um bom estimulante que ajuda a tratar desde problemas digestivos até doenças respiratórias, mas se o alecrim se destaca por algo é por ser muito utilizado para tratar problemas de memória, assim como uma das grandes doenças derivadas deste transtorno: o mal de alzheimer. Neste artigo de umComo revelamos as propriedades do alecrim.

É um remédio natural que ajudará a melhorar o nosso sistema cognitivo graças aos seus principais componentes (os terpenos) entre os quais se destaca o 1.8-cineol. Este tipo de composto é introduzido no sistema sanguíneo através da inalação e é capaz de sair dos vasos sanguíneos para o interior do cérebro, onde interage com os receptores deste órgão.

O resultado é que o 1.8-cineol inibe as enzimas mais importantes do sistema nervoso (AChE e BChE) que se encontram na acetilcolina, um dos neurotransmissores mais importantes do cérebro. Quanto maior a quantidade de acetilcolina no cérebro mais se disparam as sinapses, o que melhora o rendimento cognitivo.

Como usar o alecrim para a memória - Passo 1
2

Alguns estudos científicos determinaram que inalar o aroma do alecrim pode ajudar a aumentar a nossa memória em até 75%, devido a um dos componentes básicos desta erva aromática: o eucaliptol, que atua como responsável pelas melhorias cognitivas, potenciando a tendência de lembrar.

Outro ingrediente fundamental na composição do óleo essencial de alecrim é o 1.8-cineol, que após inalado trabalha sobre os sistemas bioquímicos que apoiam a nossa memória, portanto sua concentração no sangue aumenta o rendimento cognitivo. Por outro lado, o 1.8-cineol aumenta a produção de um neurotransmissor no nosso cérebro, a dopamina. Um aspecto que não podemos ignorar em conjunto é o fato de que o alecrim aumenta a nossa capacidade para reter uma informação.

Por isso, a aromaterapia é um dos tratamentos mais eficazes para melhorar a nossa habilidade de memória; para realizá-la, pode utilizar um difusor de aroma e um óleo essencial de alecrim. Verá como aumenta a sua capacidade para se lembrar, assim como a sua concentração.

Como usar o alecrim para a memória - Passo 2
3

Continuando com o aroma, outro truque alternativo muito bom, eficaz e econômico para melhorar a sua memória é cheirar o alecrim seco pois o aroma que libera um só caule ajudará você a aumentar as suas lembranças.

Para isso, coloque um caule aromático de alecrim em um pote de vidro até secar. Depois, triture e coloque em uma caixinha; cada vez que quiser melhorar a sua memória, abra e inspire o aroma do alecrim. Uma excelente aposta para se lembrar mais!

4

Não podemos esquecer da grande utilidade do alecrim devido às suas propriedades e qualidades: o uso culinário. Por isso também propomos adquirir as propriedades desta planta aromática para a memória através de deliciosas receitas. Pode adicionar folhas de alecrim em seus pratos como, por exemplo, em molhos, carnes, refogados e inclusive, nas sobremesas. Uma forma ideal de desfrutar comendo e, ao mesmo tempo, melhorar a sua mente.

Como usar o alecrim para a memória - Passo 4
5

Outro ótimo remédio para melhorar a sua memória é, sem dúvida, consumir chás à base de alecrim. Esta alternativa permitirá a você desfrutar dos benefícios desta planta aromática e de toda a sua essência através de uma bebida mais do que saudável. Prepare seu chá de alecrim fervendo água e adicionando algumas folhas, depois deixe repousar e pronto.

E para os dias mais quentes de verão não hesite em adicionar umas folhas de alecrim em suas bebidas, como a limonada. Notará os seus efeitos!

6

O alecrim em forma de óleo essencial rico em todas estas propriedades afeta diretamente a nossa memória, sendo seus componentes os principais contribuintes para este processo químico que acontece entre o sangue e o cérebro. O 1.8-cineol libera dopamina em grandes quantidades para conseguir melhorar a nossa memória, graças a um trabalho neuroquímico. Este fato faz com que o alecrim seja uma fonte natural, sem efeitos colaterais, que ajuda a tratar grandes problemas cognitivos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o alecrim para a memória, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como usar o alecrim para a memória

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Neusa
Gostei muito das informações....estimulantes...aoartur de hoje...vou cultivar alecrim...
Maria José
Adorei as explicações do artigo , me esclareceu muito . Gostaria de informações de como utilizar o "óleo do alecrim" para ativar a memória independente de cheirar o alecrim seco . Pode-se tomar o óleo ? Deve-se misturar com água ou suco ?
MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA COSTA OLIVEIRA
EXCELENTE ! SÃO INFORMAÇÕES DE GRANDE UTILIDADE, EM SE TRATANDO DE MELHORAR A SAÚDE, PARABÉNS !
A sua avaliação:
sonia oliveira
muito interessante a matéria, eu desconhecia completamente os benefícios do alecrim. Utilizava apenas como tempero.
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Que bom que gostou da matéria. Continue acompanhando nossas dicas ;)

Como usar o alecrim para a memória
1 de 4
Como usar o alecrim para a memória

Voltar ao topo da página