menu
Partilhar

Dor de cabeça no calor: como aliviar

 
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 15 maio 2023
Dor de cabeça no calor: como aliviar

A chegada do verão é almejada por muitas pessoas devido às altas temperaturas, as férias e a vontade de fazer planos com amigos e familiares, mas traz consigo um fator a considerar: o calor. O aumento dos termômetros provoca uma sensação de calor que, em alguns casos, afeta a saúde, causando diversos tipos de desconforto, como dores de cabeça.

Esse sintoma é por muitas vezes minimizado, mas é importante evitá-lo ou pelo menos saber como aliviá-lo. Ainda mais quando é causado pelo calor, já que durante o verão é difícil que desapareça facilmente. Para descobrir sobre dor de cabeça no calor: como aliviar e por que esse desconforto ocorre devido ao aumento da temperatura, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Por que dá dor de cabeça quando está quente?

O calor é uma das causas das dores de cabeça, mas seu efeito é muito maior, pois atua em conjunto com outros fatores relacionados à época do ano, como férias, verão e viagens. Tudo isso favorece uma série de gatilhos decisivos para desencadear a dor de cabeça, como os seguintes:

  • Mudanças na alimentação: durante o verão, as comemorações e festas são mais frequentes. Como resultado, o consumo de álcool aumenta e o risco de desidratação também.
  • Exercício sem chapéu ou viseira: praticar esportes moderados ou intensos sem proteção dos raios solares, como viseiras, chapéus ou óculos de sol, pode produzir uma contração dos músculos frontais (de franzir a testa) e dos músculos cranianos. Essa prática pode causar dores de cabeça e desencadear ataques de enxaqueca.
  • Vasodilatação: muitas das dores de cabeça que você sofre no verão se devem a esse mecanismo, pois os vasos sanguíneos aumentam de diâmetro devido a diferentes motivos, como o calor.
  • Outros fatores do verão: o aumento ou diminuição das horas de sono (gatilhos típicos), o relaxamento nas férias após o estresse acumulado no trabalho ou o tratamento irregular preventivo de enxaqueca também são aspectos que causam dores de cabeça quando você está com calor.
Dor de cabeça no calor: como aliviar - Por que dá dor de cabeça quando está quente?

Evite mudanças bruscas de temperatura

Apesar de geralmente querermos entrar em lugares climatizados devido à sensação de calor, deve-se evitar mudanças bruscas de temperatura. Passar do calor intenso ao frio que os aparelhos de ar condicionado emitem, ou vice-versa, pode causar o aparecimento de dores de cabeça e tonturas.

Dor de cabeça no calor: como aliviar - Evite mudanças bruscas de temperatura

Mantenha a casa arejada

Abaixar as persianas e deixar a casa na penumbra é altamente recomendado durante as horas de sol intenso. Use ventilador ou ar condicionado para se refrescar, principalmente para dormir nas noites mais quentes. Dessa forma, você garantirá que o calor não afete excessivamente seu descanso.

Proteja-se da exposição solar

O uso de chapéus, bonés e roupas folgadas em cores claras (tons escuros concentram mais calor) serve para se proteger do sol. Quando você sair, tente evitar as horas de sol mais intenso. Caminhe por áreas de sombra o maior tempo possível.

Para os olhos, use óculos de sol que os protejam do impacto dos raios solares para evitar o aumento da pressão intraocular que desencadeia sintomas como dores de cabeça. O desconforto é comum na praia, então tente não se expor demais ao sol usando um guarda-sol. Molhar o pescoço e a testa também é uma opção eficaz para diminuir a temperatura do corpo.

Descanse adequadamente

Durante o verão, especialmente durante as semanas de férias, os horários habituais tendem a mudar. A rotina desaparece, você fica mais tempo acordado e se divertindo em passeios, na piscina ou na praia.

No entanto, no umCOMO recomendamos que você tente manter os horários habituais e dormir quantas horas forem necessárias. Além disso, sempre que considerar oportuno, aproveite para tirar uma soneca (cerca de 15 minutos) no sofá ou em uma poltrona. Também é aconselhável praticar algum esporte ou atividade física, pois ajuda a descansar melhor.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos O que fazer para dormir bem.

Hidrate-se o suficiente

Uma boa hidratação é um fator essencial para evitar dores de cabeça pelo calor. Beba cerca de 2,5 litros de água todos os dias, em pequenas quantidades e muitas vezes. Tenha em mente que esta é uma das principais causas de dores de cabeça no verão em crianças, então você pode evitá-las hidratando-se constantemente.

Alimente-se adequadamente

Para evitar a desidratação e combater o calor, consumir alimentos frescos como fruta, salada e sopa fria é um bom recurso.

Em relação à dor de cabeça, é importante evitar em sua dieta alimentos que contenham nitratos, como salsichas e embutidos, e aqueles que tenham tiramina em sua composição (chocolate, algumas frutas secas ou queijo). Também é aconselhável eliminar alimentos com glutamato monossódico, ou seja, um aditivo frequente em alimentos industrializados e que é identificado pelo código E-621.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor de cabeça no calor: como aliviar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dor de cabeça no calor: como aliviar
1 de 3
Dor de cabeça no calor: como aliviar

Voltar ao topo da página