Cartão de Saúde

Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?

Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?

O SUS é o Sistema Público de Saúde brasileiro, sendo o responsável pelo oferecimento dos mais diversos tratamentos médicos e de serviços gerais de utilidade pública como a vigilância sanitária e a promoção à saúde. Ainda que o SUS seja gratuito, é necessário possuir o cartão do sistema para poder agendar consultas e também exames médicos, além disso, com o número de seu cartão é possível que médicos tenham acesso ao seu histórico e que confiram quais procedimentos e análises já foram realizados, sendo uma ferramenta muito útil na hora de iniciar ou dar seguimento a um tratamento.

Se você não sabe onde localizar o número de seu cartão, nesse artigo do umCOMO respondemos: perdi meu cartão do SUS, como saber o número?

Também lhe pode interessar: Como e onde tirar o cartão SUS

Índice

  1. Perdi o cartão do SUS, o que fazer?
  2. Como saber o número do cartão do SUS
  3. Como imprimir 2ª via cartão SUS
  4. Como pedir 2ª via do cartão do SUS

Perdi o cartão do SUS, o que fazer?

Assim que percebemos que perdemos nosso cartão, é necessário acessarmos o número do cartão por meio do cartão SUS digital, o que pode ser facilmente feito pelo site do Meu DigiSUS, e então imprimir uma versão em papel. É recomendável acessar o o cartão online caso precisemos marcar algum procedimento médico urgente e, caso a urgência não exista, peça logo uma cópia física oficial da 2ª via do cartão.

Como saber o número do cartão do SUS

Perder cartões é algo muito comum e não temos muito controle em relação a isso, de forma que por vezes deixamos tudo organizado no mesmo lugar e, ainda assim, quando vamos atrás de um documento descobrimos que algo está faltando. Para evitar situações complicadas em caso de perda ou esquecimento, existem meios de descobrir o número do cartão do SUS quando não o temos em mãos.

Perdi meu cartão do SUS, como saber o número online?

A forma mais fácil de saber o número do cartão do SUS é por meio de Internet, o que exige que tenhamos o número de nosso CPF para comprovarmos sermos quem somos e conseguirmos acessar todas as nossas informações. Para ter acesso ao número do cartão do SUS pelo CPF, primeiramente é necessário criar uma conta no site do Governo Federal. Para tal, siga os passos:

  1. Abra o site de cadastro do site do Governo;
  2. Preencha todos os dados requisitados, que serão o CPF, nome completo, e-mail para contato e número de telefone celular. Além disso, não se esqueça de confirmar na caixa designada a opção "Não sou um robô";
  3. Clique em "Continuar" e preencha os novos dados que forem exigidos, sendo sua data de aniversário e o primeiro nome de sua mãe;
  4. Novamente clique em "Continuar" e abra seu e-mail para acessar o link enviado de confirmação de cadastro;
  5. Defina uma senha para sua conta e feche a página pois tudo já estará confirmado.

Agora que você já possui uma conta, é hora de consultar cartão do SUS pelo CPF pelo site do SUS. Siga então os seguintes passos:

  1. Abra o site do Meu DigiSUS;
  2. Clique na opção "Entrar" e então digite o seu CPF e senha, que é a senha escolhida após a abertura do e-mail de confirmação;
  3. Assim que você estiver conectado, do lado esquerdo da tela localize a opção "Meus dados";
  4. Após clicar em mais dados, você verá o número do seu cartão do SUS.

O site do SUS também permite a criação de um cadastro no sistema. Para mais informações, veja como e onde tirar cartão SUS.

Consultar número do cartão do SUS pessoalmente

Além da Internet, caso você prefira resolver seu problema pessoalmente ou esteja com problemas para acessar o código pelo site do SUS, é possível descobrir o número do cartão com atendentes. Para isso, basta se locomover até um Posto de Saúde público ou até a Secretaria de Saúde mais próxima e demandar o número.

Caso opte pelo atendimento ao vivo, não se esqueça de levar um documento oficial com foto, preferencialmente o RG, para conseguir se identificar.

Dica: para evitar passar novamente pelo problema de ter que consultar número do cartão do SUS e não encontrá-lo, assim que descobrir o número anote-o em um local seguro e guarde para eventuais necessidades.

Como imprimir 2ª via cartão SUS

Agora que você já sabe como acessar o número de seu cartão, também será bastante útil aprender como imprimir 2ª via cartão SUS online para ter como comprovar seu cadastro antes da chegada do novo cartão. Se você perdeu o cartão do SUS, uma possibilidade para quebrar o galho é pedir uma versão digital online que poderá ser impressa e utilizada como comprovante de seu cadastro no sistema.

Para acessar e imprimir o cartão do SUS, primeiramente será necessário criar um login e acessar sua conta no Meu DigiSUS. Caso você não saiba como fazer isso ainda, veja acima no apartado acima sobre como saber o número do cartão do SUS e aprenda como realizar todo o processo.

Assim que você estiver logado no site do SUS, olhe no canto esquerdo da tela e selecione "Minha saúde" e em seguida em "Meu cartão nacional de saúde". Você verá uma versão digitar do seu cartão e, no canto superior direito da tela, um símbolo de download do documento. Baixe o cartão selecionando a opção de download. Abra o arquivo, vá nas opções do arquivo e selecione a opção de impressão.

Se quiser imprimir cartão SUS colorido, selecione a opção nas configurações de impressão antes de confirmá-la.

Como pedir 2ª via do cartão do SUS

Ainda que utilizar a versão digital e impressa do cartão do SUS seja uma opção, também é possível pedir uma versão física oficial do cartão. Para isso, você precisará ir até um Posto de Saúde do SUS ou para uma Secretaria de Saúde e pedir uma nova versão.

Dependendo da unidade de atendimento do SUS à qual você comparecerá será possível pedir que o cartão seja enviado até seu endereço, sendo para isso necessário levar consigo um comprovante de residência até o local, entretanto, nem todos os postos fornecem a possibilidade e é possível que o portador do cartão tenha que retornar até a mesma unidade com data estabelecida para retirá-lo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
MANUEL AFONSO ALVES
Perdi meu cartão do SUS o que devo fazer para obtem uma c[ópia do carão?
A sua avaliação:
jose da conceiçao araujo
perdi meu cartao do sus quero o numero eseguda via
A sua avaliação:
carmelino regadas gois
perdi o meu cartao do sus
A sua avaliação:
WALAY
PERDI ,O CARTAO DO SUS.COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O NUMERO.
A sua avaliação:
RITA CRISTINA FRANCO SILVA
Perdi meu cartão do SUS e preciso do número.
A sua avaliação:
monica almeida silva
perdi meu cartao do sus
Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?