Cartão de Saúde

Como e onde tirar o cartão SUS

Como e onde tirar o cartão SUS
Imagem: dvsteresopolis.blogspot.pt

O cartão SUS ou Sistema Único de Saúde, é um cartão magnético criado pelo governo que reúne os dados cadastrais do usuário. Este cartão surge para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos relativos ao SUS. Poderá encontrar neste cartão informações relacionadas com internações, cirurgias, informações sobre consultas como data e horário, quais os serviços do SUS que foram disponibilizados e a descrição de todos os procedimentos realizados. O paciente também pode acessar a este cartão, através da internet, e acrescentar dados relevantes como possíveis doenças crônicas, que medicamentos usa diariamente ou que alergias tem. Se pretende adquirir um cartão SUS, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como e onde tirar o cartão SUS.

Passos a seguir:

1

Com este cartão, os funcionários da rede SUS podem acessar aos dados do cartão do paciente e obter informações sobre este em qualquer unidade de atendimento do país. Ao adquirir este cartão terá uma maior facilidade nos atendimentos, acesso a medicamentos e uma maior facilidade na marcação de consultas e exames.

2

Este cartão é totalmente gratuito e pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro. Para isso, basta dirigir-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

3

Necessitará dos seguintes documentos:

- RG;

- CPF;

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Comprovante de endereço;

- Número de PIS/PASEP (caso possua).

Recorde que terá de levar os documentos originais e as respetivas cópias.

4

De seguida, o seu cartão será feito por um funcionário da respetiva unidade de saúde, em apenas em alguns minutos, através da Cadweb. Depois, receberá um cartão com o seu número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.

Veja mais em: Perdi meu cartão do SUS, como saber o número?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e onde tirar o cartão SUS, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
erik santos soares
como tirar meu cartão pis primeiro emprego
A sua avaliação:
Meiriane Rodrigues Pamplona
perdi meu cartão sus
A sua avaliação:
LUIS WAGNER FARIAS
Moro na cidade de Campinas, Jd. Proença.
Onde devo tirar meu cartão SUS ?
dinny
como tirar meu cartão sus
Julio Cesar de Vasconcelos Avelino
como tirar o cartão do SUS?
Luciana Peixoto Santos
Gostaria de saber como faço para tirar a 2ª via do cartão do SUS. Resido em Macaé-RJ.
A sua avaliação:
daiana
consigo fazer o cartao sus so com o cpf a certidao de nascimento e o comprovante de residencia?
Cezar de carvalho valadao
como e onde tirar cartao do sus no rj
marcos roberto da silva prata
porque que na minha cidade eles não da cartão magnético eles estão dando cartão de papel em premido em preto e bronco
marcos roberto da silva prata
por que na minha cidade eles não quer tirar o cartão do sus colorido para gente o que devo fazer para colorir o meu me da uma resposta ? marcos de Miguelópolis sp cp 14530-000
Gorete Barros
Olá. Gostaria de uma informação. Minha mãe fez o cartão do SUS em um hospital no RJ devido a necessidade de tratamento de um cancer, o endereço usado do domícílio é onde ela mora. Vassouras,Rj. Agora , aqui em Vassouras eles querem fazer outro cartão dizendo que ela não pode ser atendida por aqui com o cartão feito nesse hospital. Já baixei a legislação mas nada diz que ela precisa de outro e que esse vale em todo o território Nacional.Eles alegam se ela fizer um daqui ela pode usar la nesse hospital quando precisar voltar lá, achei isso um absurdo. Podem me orientar no que fazer?
Imagem: dvsteresopolis.blogspot.pt
Como e onde tirar o cartão SUS