menu
Partilhar

Pode comer gengibre cru?

 
Por Redação umCOMO. 11 junho 2021
Pode comer gengibre cru?

O gengibre é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada na Ásia, mas os grandes benefícios de seu consumo têm difundido seu uso para o resto do mundo, e por isso é cada vez mais comum consumi-lo para aproveitar suas propriedades. Além disso, o gengibre é um condimento precioso a nível gastronómico, estando assim incluído em diversos pratos.

Apesar de levar em consideração os benefícios do gengibre, comê-lo cru acarreta certos riscos à saúde, desde que isso não seja feito de maneira adequada. Além disso, a ingestão excessiva dessa planta medicinal, em qualquer formato, pode causar uma série de efeitos colaterais para o organismo. Para saber mais sobre a dúvida sobre se pode comer gengibre cru, seus benefícios e contraindicações, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Benefícios do gengibre para a mulher

Pode comer gengibre cru?

Você provavelmente já ouviu falar que consumir gengibre traz vários benefícios à saúde. No entanto, muitas pessoas se perguntam: pode comer gengibre cru? Se você é uma delas, ficará interessado/a em saber que, de fato, esse é um produto natural com excelentes propriedades para o corpo, e, portanto, você pode comê-lo cru.

No entanto, o problema está em como o gengibre cru é consumido. Você só obterá todos os seus benefícios se fizer um consumo controlado e responsável da planta. É imprescindível que você se informe sobre a quantidade que pode ingerir de acordo com sua idade e estado de saúde, pois, no caso de sofrer de alguma doença, a ingestão de gengibre, como de qualquer outra planta ou medicamento deve ser ainda mais cautelosa.

Os efeitos colaterais dessa planta são resultado de um consumo excessivo, então o grande segredo sobre comer o gengibre cru sem colocar a saúde em risco está em uma ingestão mais regulada.

Além disso, é importante observar que evitar o consumo de gengibre cru com o estômago vazio é essencial para prevenir problemas de estômago ou irritações na boca.

Como consumir gengibre

Depois de se informar sobre a dose recomendada de gengibre que você pode comer de acordo com a sua idade e condição física, você precisará saber como consumir gengibre. A forma mais comum de ingerir o alimento, seja a seco, fresco ou em pó, é por meio infusões.

Então, qual seria a melhor forma de comer gengibre: cru ou cozido? A verdade é que suas propriedades serão melhor aproveitadas no estado fresco e cru, então você pode, sim, comer o gengibre ao natural, mas é algo que deve ser feito esporadicamente.

Mesmo assim, algumas pessoas não podem fazê-lo, porque comer gengibre cru pode resultar em um sabor muito forte e capaz de irritar o estômago. Por isso, chás ou infusões de gengibre ainda fresco são boas opções para aproveitar ao máximo suas propriedades, mas de um jeito que o alimento caia melhor no estômago. Veja como preparar:

Infusão de gengibre passo a passo

  1. Encha uma panela com um litro de água.
  2. Acenda o fogo e, quando a água começar a ferver, acrescente o gengibre.
  3. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e retire do fogo.
  4. Espere a água quente com o gengibre descansar por mais 4 minutos.
  5. Coe o líquido para remover os pedaços de gengibre.
  6. Sirva a infusão de gengibre para beber.
  7. Adoce a infusão com um pouco de mel ou use limão ou canela, dependendo do sabor que quiser realçar.

Outras formas de comer gengibre

  • Óleos essenciais: Você não deve exceder 9 gotas divididas em 3 doses diárias.
  • Cápsulas: em geral, isso pode ser feito quatro vezes ao dia (uma a cada 8 horas), mas sempre sob a supervisão de médico especialista.
  • Cozinha: tempere carnes e saladas com gengibre. Além disso, ele é um ingrediente muito comum em receitas de pratos asiáticos.

Recomendamos que você leia sobre Como conservar o gengibre para que você possa tê-lo em bom estado por mais tempo.

Pode comer gengibre cru? - Como consumir gengibre

Consumir gengibre todos os dias faz mal?

Como mostramos acima, o principal perigo do consumo do gengibre é que ele seja feito de modo descontrolado. Consumi-lo em quantidades desproporcionais e excessivas acarreta uma série de consequências para a saúde. É considerada uma planta medicinal, mas se ingerida em grandes doses torna-se um produto nocivo.

Você pode consumir gengibre todos os dias e se beneficiar de suas propriedades. Em nenhum caso faz mal, desde que você consuma a quantidade certa de acordo com a sua idade e saúde. Portanto, você deve consultar um médico sobre quanto tempo você pode ingerir e em quais doses, já que em alguns casos o produto não pode ser consumido diariamente ou de maneira contínua.

Propriedades e benefícios do gengibre

Podemos destacar que, entre outros nutrientes, o gengibre cru fornece ao organismo vitamina C, cálcio, magnésio, ferro, potássio, fósforo e sódio. Estas são as principais propriedades e benefícios do gengibre:

  • Anticoagulante natural e vasodilatador, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de sofrer de algumas doenças cardiovasculares.
  • Contém ômega-3, que ajuda a diminuir o colesterol.
  • É um poderoso analgésico e anti-inflamatório. Portanto, ajuda a aliviar dores reumáticas, artríticas e articulares.
  • Possui poder antibacteriano, reduzindo problemas de digestão causados ​​por bactérias, como em alguns casos de diarreia e gases. Também reduz o risco de úlceras.
  • Graças aos efeitos calmantes e anti-inflamatórios do gengibre, seu consumo é recomendado para mulheres que apresentam dores e cólicas imediatamente antes e durante a menstruação.

Leia sobre os Benefícios do gengibre neste outro artigo. E, se quiser saber quais são os benefícios específicos do produto para o corpo da mulher, você encontra neste artigo e para o homem neste outro, não deixe de conferir.

Efeitos colaterais e contraindicações do gengibre

Após saber que pode comer gengibre cru e como consumi-lo da melhor forma possível, no umCOMO vamos te ajudar a descobrir os efeitos colaterais do alimento caso você o consuma de maneira excessiva. Por questões de saúde, seguem também as contraindicações do gengibre:

Efeitos colaterais do gengibre

  • Afeta a qualidade do sono se consumido pouco antes de dormir.
  • Mal estar e acidez estomacal
  • Diarreia
  • Inchaço
  • Urticária
  • Problemas respiratórios
  • Náuseas
  • Irritações na garganta e na boca

Contraindicações do gengibre

  • A infusão ou chá de gengibre é prejudicial para pessoas que sofrem de problemas estomacais, principalmente se o tomarem com o estômago vazio, pois é um produto bastante forte para a mucosa desse órgão.
  • As infusões de gengibre podem ser prejudiciais para pessoas com doenças renais.
  • O consumo de gengibre é desencorajado em pessoas com problemas cardíacos, diabéticos, em mulheres grávidas e em crianças menores de 12 anos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode comer gengibre cru?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode comer gengibre cru?
1 de 2
Pode comer gengibre cru?

Voltar ao topo da página