Partilhar

Porque sai um corrimento branco

 
Por Sara Viega. Atualizado: 28 janeiro 2019
Porque sai um corrimento branco

O corrimento vaginal é um líquido segregado pelas glândulas do cérvix e da vagina que serve para proteger a zona íntima de possíveis infeções, ajudando a mantê-la limpa e saudável. Em função do momento e da etapa em que nos encontramos, a sua quantidade, textura e consistência podem variar consideravelmente, além de também existirem diferenças consideráveis de uma mulher para outra. Mudanças muito significativas na cor ou cheiro habitual podem alertar para alguma doença, infeção ou patologia ginecológica e, por isso, é muito importante estar atenta a todas as mudanças produzidas.

Em muitas ocasiões, é possível ver um corrimento branco mais espesso do que o normal, não sendo muito claro o que pode estar provocando esta pequena diferença nas secreções vaginais. Se você tem este problema e quer responder à questão porque sai um corrimento branco, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra todos os detalhes!

Também lhe pode interessar: Como acabar com corrimento branco

Como é o corrimento normal?

O corrimento vaginal normal apresenta caraterísticas específicas que devem ser identificadas para sabermos, com toda a certeza, que não representa algum tipo de problema de saúde ou transtorno ginecológico. Quando o corrimento é normal e não um sintoma de que algo não está bem, ele tem uma cor clara e esbranquiçada, transparente ou leitosa e um odor que pode ser leve, mas em nenhuma circunstância desagradável ou fétido.

Além destas características, também é importante saber que a textura, consistência e quantidade de corrimento vaginal pode variar de uma mulher para outra, assim como de acordo com a etapa em que a mulher se encontra. Pode ser mais abundante, por exemplo, em fases em que a atividade hormonal aumenta, como antes da menstruação, perto da ovulação, na gravidez, no período de lactância, durante a toma de anticoncepcional, etc.

A ausência de sintomas como o mau cheiro, coceira, vermelhidão, inflamação ou ardência na zona vulvar e vaginal também é um indício de que se trata de um fluxo vaginal totalmente normal. Contudo, se o corrimento vaginal for amarelo, cinza ou verde, se solta um cheiro desagradável, se é acompanhado de sangramento ou se apresenta algum dos sintomas mencionados anteriormente, é essencial consultar um ginecologista.

Corrimento branco e grosso antes da menstruação

O corrimento branco e grosso antes da menstruação é completamente normal e constitui um sinal da chegada do período. No geral, as secreções aquosas, claras, elásticas e brancas costumam aparecer tanto no início como no final do ciclo menstrual. Contudo, quando a menstruação se aproxima, é possível observar corrimento mais grosso e com uma cor mais escura, até se tornar marrom e indicar o primeiro dia da menstruação.

Este tipo de corrimento surge como um mecanismo de defesa por parte do corpo feminino de modo a proteger a zona vaginal de possíveis infeções causadas por micro-organismos, como as bactérias ou os fungos, uma vez que as mudanças hormonais que ocorrem nesta fase mudam a flora bacteriana da vagina, deixando-a mais vulnerável para contrair algum tipo de infeção.

Porque sai um corrimento branco - Corrimento branco e grosso antes da menstruação

Corrimento branco e grosso pode ser gravidez?

O corrimento branco e grosso pode ser gravidez? Esta é uma pergunta muito comum entre as mulheres e devemos esclarecer que é possível que este tipo de secreção vaginal seja um dos primeiros sintomas da gravidez. Nos primeiros meses de gestação, muitas mulheres notam que o seu corrimento branco aumenta em quantidade, ficando mais espesso. Isso acontece porque o corpo aumenta a produção deste líquido para manter o útero e o feto bem protegidos de possíveis agentes externos infeciosos.

Caso você note que o seu corrimento é mais abundante que antes e suspeite que possa estar grávida, o melhor á fazer um teste de gravidez ou consultar o seu ginecologista para saber ao certo. Confira outros primeiros sintomas de gravidez nesse artigo.

Corrimento causado por fungo

No entanto, algumas das causas do corrimento branco grosso requerem atenção médica, uma vez que este tipo de secreção vaginal pode ser uma consequência de algum tipo de infeção bacteriana ou micótica. Contudo, nestes casos, também é necessário ter em conta a outros sintomas.

Uma das infeções vaginais mais comuns que pode provocar grosso é provocada por fungos ou levados, sendo a mais frequente chamada de candidíase vaginal. É provocada pelo crescimento excessivo do fungo candida albicans na zona genital, o que acontece quando existe um desequilíbrio no sistema imunitário. Os sintomas incluem:

  • Corrimento vaginal esbranquiçado, espesso e aquoso (semelhante a ricota). Secreções mais abundantes, mas sem mau cheiro.
  • Coceira, ardência, irritação e prurido na vulva e na vagina.
  • Vermelhidão e inflamação.
  • Desconforto ao urinar.
  • Dores durante as relações sexuais.

Perante estes sintomas de infeções de fungos vaginais, é essencial consultar o ginecologista e iniciar o tratamento adequado, uma vez que são necessários medicamentos antifúngicos que impeçam a proliferação do fungo cândida. No artigo seguinte, explicamos como curar a candidíase vaginal com mais detalhe!

Porque sai um corrimento branco - Corrimento causado por fungo

Corrimento branco grosso com mau cheiro: vaginose bacteriana

Outra infeção vaginal mas, neste caso, de origem bacteriana que pode provocar corrimento branco espesso é a chamada vaginose bacteriana. A infeção surge quando ocorre um desequilíbrio nas bactérias que normalmente vivem na vagina, que acabam por crescer e proliferar desmesuradamente. Apesar da causa exata deste crescimento não ser conhecida, já foi comprovado que existem alguns fatores de risco que favorecem o seu aparecimento, como ter muitos parceiros sexuais, fazer duchas vaginas, tomar antibióticos e usar o DIU. Entre os seus principais sintomas, encontramos os seguintes:

  • Corrimento branco grosso ou cinza espesso, mas com um odor desagradável e fétido, semelhante ao do peixe. O mau odor pode piorar depois das relações sexuais e antes da menstruação.
  • Prurido e ardor ao urinar.
  • Coceira vaginal.

Para tratar a vaginose bacteriana, é necessário fazer um tratamento antibiótico, quer seja através da toma de comprimidos por via oral ou mediante a aplicação de cremes antibióticos na vagina. No seguinte artigo, você pode conferir como curar a vaginose bacteriana com mais detalhe.

Quem toma anticoncepcional tem corrimento branco grosso?

Começar a tomar a pílula anticoncepcional pode ser outra das condições que explica porque sai um corrimento branco. Quando se toma anticoncepcional, o corpo feminino experimenta uma série de mudanças hormonais que costumam provocar alterações nos processos do ciclo menstrual e outras variações, como um aumento do corrimento branco. É algo totalmente normal que, no geral, se regulariza após os três primeiros meses tomando a pílula.

Contudo, se as secreções vaginais são muito abundantes e continuam após os três primeiros meses, é necessário consultar o ginecologista para garantir que este é o método anticoncepcional certo para você ou se, pelo contrário, é melhor optar por outro.

Porque sai um corrimento branco - Quem toma anticoncepcional tem corrimento branco grosso?

Corrimento branco espesso atrófico: vaginite atrófica

Por último, outra das possíveis causas do corrimento branco e grosso é a atrofia vaginal o vaginite atrófica, uma patologia muito comum entre as mulheres menopáusicas provocada pela diminuição dos estrógenos no corpo feminino que ocorre nessa fase.

Esta condição é caracterizada pela inflamação e alongamento das paredes vaginais e a mulher afetada pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Secura vaginal.
  • Corrimento branco
  • Coceira ou prurido na vagina.
  • Irritação ou ardência ao urinar.
  • Dores durante as relações sexuais.
  • Sangramento leve durante o sexo.
  • Perdas de urina involuntárias.

De acordo com a gravidade dos sintomas, será definido um tratamento ou outro. Em alguns casos, pode ser necessário receitar um tratamento hormonal com estrógenos.

Veja também: Que tipo de corrimento indica gravidez? - Aspectos e significados

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sai um corrimento branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque sai um corrimento branco

O que lhe pareceu o artigo?

Porque sai um corrimento branco
1 de 4
Porque sai um corrimento branco

Voltar ao topo da página