Suplementos de Ferro

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro

Se se sente cansado e adormecido, pode ser por falta de ferro. O ferro é um mineral importante para a nossa saúde e está presente em alimentos como a carne vermelha, peixe, frango, nozes, legumes, frutas, verduras e grãos. Apesar de existir uma variedade de alimentos que contêm este mineral, a deficiência de ferro continua a ser a deficiência de nutrientes mais comuns. Existe uma grande variedade de suplementos ou vitaminas de ferro disponíveis, e se o seu médico o aconselhou a tomar um suplemento, precisa de saber a forma correta de o tomar. Neste artigo de umComo explicamos-lhe qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro para conseguir ficar com mais vitalidade e energia.

Vai precisar de:
  • Suplemento de ferro
  • Suplemento de vitamina C
Também lhe pode interessar: Como adicionar ferro à minha dieta
Passos a seguir:
1

Consulte o seu médico e verifique os seus níveis de ferro antes de tomar um suplemento de ferro. Suplementos de ferro desnecessários têm uma variedade de efeitos adversos para a saúde, tais como a insuficiência de crescimento nas crianças e nos fetos durante a gravidez. Uma sobredose de ferro pode resultar em prisão de ventre, estresse oxidativo e danos no fígado e coração.

Para conseguir bons níveis de ferro na sua rotina diária, recomenda-se organizar a sua alimentação com alimentos ricos neste nutriente.

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro - Passo 1
2

Mas se o seu médico lhe indicou a ingestão de um suplemento, a primeira coisa que tem de fazer é selecionar o tipo de suplemento de ferro que prefere. Existem muitas formas de tomar ferro como suplemento, inclusive em forma de cápsulas, comprimidos, pó ou gel. Também estão incluídos outros suplementos vitamínicos em diferentes graus. Apenas o sulfato ferroso e as formas de oxido férrico são estáveis no corpo humano, e o sulfato ferroso é o mais estudado e o que se absorve melhor. Se sofre de problemas digestivos ou prisão de ventre, também tem disponíveis algumas variedades de ferro de digestão fácil.

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro - Passo 2
3

Tome a dose recomendada de ferro para o seu sexo e idade. Diferentes pessoas têm diferentes necessidades no momento de tomar ferro, a dose recomendada para um homem adulto é de 8 mg de ferro por dia, enquanto que a recomendação para as mulheres adultas é de 18 mg de ferro por dia. Os adolescentes precisam de mais ferro que muitos adultos devido ao seu crescimento e às necessidades nutricionais elevadas.

Neste artigo de umComo explicamos-lhe quais são os valores normais de ferro para que saiba que dose é a recomendada para as suas caraterísticas pessoais.

4

Combine o seu suplemento de ferro com vitamina C, a presença de vitamina C aumenta a absorção de ferro até 39 por cento. Muitos suplementos de ferro, agora, incluem a vitamina C, às vezes denominada como ácido ascórbico, mas caso não tenha, pode beber um copo de suco de laranja natural com os seus suplementos para ajudar a absorção de minerais.

5

Combine o seu suplemento de ferro com vitamina C, uma vez que a presença de vitamina C aumenta a absorção de ferro até uns 39%. Muitos suplementos de ferro agora já incluem a vitamina C, às vezes denominado como o ácido ascórbico, mas caso não inclua, pode-se beber um copo de suco de laranja natural com os seus suplementos para ajudar na absorção de minerais.

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro - Passo 5
6

Tome o seu suplemento de ferro separado de outros suplementos. A absorção de ferro reduz-se quando se toma junto com o cálcio e o zinco. Isto é problemático para os suplementos multivitamínicos, uma vez que as mulheres terão elevadas doses de cálcio para a osteoporose, enquanto que os suplementos dos homens costumam ter elevadas doses de zinco para a saúde da próstata. Se você tem uma deficiência de ferro, estes minerais competem pela absorção e é necessário um suplemento de ferro em separado.

7

Combine o suplemento com alimentos. Assim para além de reduzir os incômodos digestivos como náuseas, diarreia, prisão de ventre e acidez estomacal, também ajuda na absorção de ferro. A adição da carne aumenta a absorção do ferro não heme de plantas e verduras até 85%. No entanto, beber chá preto, chá verde, chá oolong, bebidas energéticas ou café junto com os seus suplementos tem o efeito contrário, uma vez que os taninos e catequinas presentes nestas bebidas diminuem a absorção de ferro dos alimentos e suplementos de forma significativa.

Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Tome os seus suplementos de ferro por pelo menos duas semanas para reduzir a fadiga e melhorar os níveis de energia. A construção de reservas de ferro a longo prazo no organismo pode demorar seis meses ou mais.
  • Uma sobre dose de ferro pode ser fatal em crianças com menos de seis anos de idade.
  • O ferro pode causar interações farmacológicas com alguns medicamentos receitados. Consulte um médico especialista antes de tomar suplementos de ferro se estiver medicado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Osmario Da Silva Matos
Qual o melhor horario para tomar o cloreto de magnesio.
A sua avaliação:
Juliana Passos
De todos os sintomas da anemia, o único que não tenho, é a falta de apetite... Pelo contrário, tenho uma fome constante kk. Do resto dos sintomas, todos em excesso...
Minha dúvida é se teria algum problema em fazer o uso de sulfato ferroso, com algum polivitamínico? Estou pensando em tomar um vermífugo antes de começar a suplementação de ferro e vitaminas. E aí, acham que estou indo por um bom caminho? Desde já obrigada, e aguardo a resposta de vcs. Abraços!
Cida
tomo sulfato ferroso e um suplemento de votamina D Doss 1000ui. No mesmo horario, antes do almoço. Estou tomando certo ou errado? mim ajude, pois o médico q passou pra mim ñ mim disse como tomar
gecir
Minha filha tem 5 anos e 9 meses e esta tomando sulfato ferroso mas ao tomar ela sente dores na barriga e as veses ate vomita isso e normal ou e efeito do remedio? Obrigado
nutri
Sou nutricionista, e o melhor horário para tomar suplementos de ferro é em em jejum ou 2 horas longe de qualquer alimento. No geral, até que a notícia não está tão ruim... Mas contém alguns erros sim..
1 de 5
Qual a melhor forma de tomar um suplemento de ferro