PARTILHAR

Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade

Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade
Imagem: dietaebeleza.com

Na hora de escolher uma dieta de emagrecimento, ou simplesmente saber como funciona o nosso corpo, vêm-nos à cabeça o tema das calorias diárias... Quantas calorias devemos comer? E por conseguinte, quantas calorias devo evitar? Neste artigo mostramos-lhe alguns guias para o ajudar a saber as calorias corretas que deve comer, como é lógico segundo a idade que tiver.

Também lhe pode interessar: Como contar calorias

Fórmula geral

Existem várias fórmulas para calcular as calorias diárias que cada pessoa deve consumir por dia. Uma das fórmulas que o pode ajudar a encontrar o valor diário recomendado de calorias que devo consumir é a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) conhecida como o Método Harris Benedict, com esta taxa encontrará o valor de calorias que deve consumir se passar todo o dia sedentário. Para calcularmos esta taxa usaremos a seguinte fórmula:

  • TMB = 10p + 6,25a - 5i + s

Em que "p" é o peso da pessoa, o "a" a altura em centímetros, o "i" a idade e o "s" o sexo. No valor do s devemos considerar se a pessoa é do sexo feminino ou masculino. Se for uma mulher devemos subtrair 161, se for um homem devemos somar 5. Tendo como exemplo uma mulher com 49 kg, 1,61 m e 24 anos de idade, a taxa de metabolismo basal é de:

TMB = (10 x 49) + (6,25 x 161) - (5 x 24) - 161

TMB = 490 + 1006,25 - 120 - 161

TMB = 1215,25

Mas como não passamos o dia todos deitados e queimamos algumas calorias nas nossas atividades diárias, temos de ter isso em conta ao calcular as nossas necessidades calóricas. Então se você faça exercícios leves de 1 - 3 vezes por semana, deverá multiplicar a TMB por 1.375. Se faz exercícios moderados entre 3 - 5 vezes por semana, multiplique por 1.55. Para quem já se exercita bastante durante toda a semana, deverá multiplicar a TMB por 1.725. E para quem treina pesado e super ativo no dia a dia, deverá multiplicar por 1.9.

Continuando com o exemplo anterior, e tendo em conta que a pessoa faz exercício todos os dias, vamos multiplicar o TMB x 1.725. Assim, neste caso o número de calorias que deveria consumir diariamente é de 2096,31.

Calorias adequadas para crianças

As crianças devido ao seu tamanho não necessitam de tantas calorias como os adultos, aqui tem umas referências:

  • Crianças de 2 anos: devem ingerir cerca de 1000 calorias por dia.
  • Crianças de 6 anos: devem ingerir cerca de 1400 calorias por dia.

Calorias adequadas para adolescentes

O período da adolescência é caracterizado por ser muito exigente a nível energético, os jovens devem ingerir muitas calorias para continuarem o seu crescimento, aqui tem o número de calorias adequadas para cada idade:

  • Adolescentes de 10 anos: devem ingerir 2000 calorias por dia.
  • Adolescentes de 15 anos: o recomendado são cerca de 3200 calorias por dia.
  • Jovens de 20 anos: 3500 calorias, sendo o momento da vida em que deve ingerir mais calorias.

Calorias adequadas para adultos

Consideramos a idade adulta como o momento de equilíbrio, por esse motivo é recomendada uma dieta equilibrada e um controlo na ingestão de calorias, isto pode ajudar a obter uma saúde melhor quando formos mais velhos. Aqui tem algumas indicações:

  • Homens dos 25 aos 60 anos: 3000 calorias por dia.
  • Mulheres dos 25 aos 60 anos: 2200 calorias por dia.

Calorias adequadas para idosos

Quando o ser humano supera os 65 anos de idade a necessidade de calorias baixa e além disso, por questões de saúde, é recomendável controlar quantas calorias ingerem.

  • Pessoas entre os 65 e 70 anos - o ideal é ingerem cerca de 2200 calorias por dia.
  • Pessoa com mais de 70 anos - o valor diário recomendável é de 1800 calorias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Os dados que aqui colocamos sobre a quantidade de calorias que devemos comer são orientativos e deve ser um nutricionista a indicar a quantidade ótima de calorias que cada um deve ingerir.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
90 comentários
A sua avaliação:
benhur dornelles ramos
OTIMO PARA CONTROLE BARRIGA PNEU
A sua avaliação:
Vivian Cristina De Oliveira Santos
Obg me ajudou no trabalho de ciencias da escola que tinha que fazer ! Muito bom o artigo ,o melhor que encontrei!
Elaíne
Olá, tenho 24 anos, 1,54 de altura e peso 42kg. Preciso "engordar". Não estou feliz com o meu peso, desejo chegar aos 50+-. Faço academia há 4 meses e nisto consegui definição, mas preciso de volume também. Quantas calorias devo ingerir diariamente pra alcançar meu objetivo? Obrigada!!
Laura
Oque posso comer estou fazendo dieta para emagrecer
Maria Helena Finazzi
Homem com 76 anos quantas calorias diarias deve ingerir
nadia
ola, tenho 15 anos e tenho +/- 1,65...1,68 e faço aulas intensas de educação fisica e tenho ensaios duas horas em pé e dançando passos leves... queria saber qual é a quantidade necessaria...
A sua avaliação:
domingos costa
quantas calorias de precisar diariamente
victória
olá, tenho 11 anos, e a professora de matematica da minha escola mandou uma lição de casa pedindo a questão seguinte:Pesquise o que é kilocaloria e a quantidade de consumo indicada para a sua idade,11 anos,então queria saber?
Tânia tomas
Tenho 34 anos 1.65 m e peso 83kg los quantas calorias devo consumir. Sou enfermeira faço actividade no hospital. Não faço ginástica ando de carro. E não faço caminhadas.
kelly
gente pelo amor de Deus a formula esta ai ... é so calcular ... rsrs ...pra mim deu totalmente certo .... muito bom o conteudo
Jonas lima
Quantas calorias devo ingerir por dia? Tenho 1,65 m de altura, 19 anos, 51 kg Isso apenas em casa fazendo quase nada. Quantas calorias devo ingerir, quando to trabalhando? Quantas calorias devo ingerir, treinando musculação, um dia sim, outro não e trabalhando todo dia? E // // //, treinando apenas (sem trabalhar), um dia sim outro não?
kelly
faz o calcculo ;;; dar certinho ... a formula estar acima
Luzis Lima
Quantas calorias devo ingerir por dia tenho 68 anos 1.64 m e peso 67 kg
Eliana
Quantas calorias dia com 46 anos 170x 113.4
Jefferson
meu nome é Jefferson tenho 33 anos , 1,82 de altura e 110 quanto devo ingerir por dia de calorias para poder perder peso ???
Laial
Quero saber quanto devo comer
Kaique
Ola, tenho 17 anos 1.89 de altura e 87kg, quanto de calorias devo comer por dia para perder massa?? Obg.
Gabriel
Em vez de perguntar para os outros quanto devem comer, façam o calculo a fórmula está no conteúdo do texto acima. Se quiserem, usem uma calculadora.
Maria
Eu peso 80quilos,tenho 157e 40 anos não prático nenhum exercício físico nem caminhada,trabalho de segunda a sexta das 7.00 as 18.00quanto devo ingeririr em calorias por dia?
Leticia
eu tenho ( 16 anos ) altura (1,55 ) Peso ( 55,3 ), quero perder um pouco de peso quanto devo comer por dia ?
Andressa. Mendes
Eu Tenho (16 Anos ) Altura (1, 62) Peso( 58 ) Tenho 84 De Cintura, Queria Perder Um Pouco De Gordura Na Cintura Quantas Calorias Devo Comer Por Diia? Fasso caminhada De Manhã!
maria
Tenho 54 anos sou femenina tenho de algura 1;58 cme sou transplantada renal onde tomo medicamentos um dos quais cortisona. K faço para emagrecer. ?
Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade
Imagem: dietaebeleza.com
Quantas calorias devo comer por dia segundo a idade

Voltar ao topo da página ↑