PARTILHAR

Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta!

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 26 maio 2017
Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta!

Você gosta de Coca-Cola? É um dos refrescos mais consumidos na atualidade mas, ultimamente, tem sido muito falada por ser uma bebida que contém muito açúcar, uma substância que, como sabemos, prejudica a nossa saúde em geral. O crescente interesse dos consumidores na vida saudável fez com que a empresa aumentasse a sua gama, apostando em outros refrigerantes com rótulo de "saudáveis". Mas, será que são mesmo?

Falamos, claro, das variedades light e "zero" que, embora não contenham tanto açúcar, são ricas em aspartame, um adoçante natural que aumenta o apetite. Nesse artigo do umCOMO, vou responder à questão "Beber Coca-Cola engorda?", assim como a variedade light e zero. Assim, você pode estar consciente do que está consumindo quando bebe uma lata deste refresco!

Também lhe pode interessar: Como secar a barriga durante a noite

Beber Coca-Cola engorda?

Vamos começar por analisar quanto engorda a coca-cola comum, a açucarada. Você deve saber que esta variedade é a mais calórica, contendo uma grande quantidade de açúcar. Na verdade, uma lata desta bebida introduz 140 calorias no corpo, uma porção exagerada se considerarmos que são calorias vazias, ou seja, que não oferecem qualquer nutriente ao seu organismo.

Esta variedade de bebida contem 39 gramas de açúcar por cada lata (ou seja, por cada 330 ml). Isto quer dizer que, em cada refrigerante, ingerimos 10 torrões de açúcar branco. Esta porção de açúcar elevada é o que faz da Coca-Cola um dos produtos mais calóricos e prejudiciais à sua saúde.

Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta! - Beber Coca-Cola engorda?

Problemas relacionados com o consumo de açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode afetar a sua saúde em vários aspetos diferentes:

Aumento de peso

O açúcar é um alimento muito calórico e, por isso, se ingerimos mais calorias diárias do que as que realmente necessitamos, estamos saturando o organismo de um excedente que acaba sendo armazenado como gordura saturada. Isso significa que a gordura é acumulada no corpo, fazendo com que o peso aumente.

Isto ocorre, sobretudo, porque esta bebida tem um nível muito baixo de saciedade e, por isso, faz com que o apetite seja igual durante o dia, adicionando apenas mais calorias. Em conclusão, sim, beber coca-cola engorda, além de aumentar as chances de desenvolver outros problemas de saúde.

Risco de sofrer de diabetes 2

Por ter um alto teor de açúcares adicionados, este refresco pode provocar o aparecimento de doenças como diabetes 2. Isso acontece porque o açúcar que esta bebida oferece é absorvido muito rapidamente pelo sangue, fazendo que ocorra um desequilíbrio no índice glicêmico.

O açúcar é viciante

Outro dos problemas associados ao consumo excessivo de açúcares é o caráter viciante, o que faz com que, quanto mais Coca-Cola você beba, mais vontade tem de continuar bebendo. Deixar de consumir açúcar pode até provocar um período de ressaca, ou seja, você sente alterações no organismo porque o seu corpo está acostumado a receber essa dose da substância.

O açúcar, assim como outras drogas, ativa neurotransmissores cerebrais que se encarregam de aumentar a produção de hormonas como a serotonina ou a dopamina. Essas hormonas produzem uma sensação de bem-estar, prazer e relaxamento e, precisamente por isso, deixar de ingerir açúcar pode ser uma tarefa complicada, especialmente se você for viciado na substância.

Nesse artigo do umCOMO, você pode conferir como deixar de comer açúcar para que saiba os passos necessários para consegui-lo.

Beber Coca-Cola Light e Zero engorda?

A obsessão social pelo conteúdo calórico e pelo cuidado da silhueta fez a Coca-Cola criar uma variedade light que contém uma quantidade muito menor de calorias do que a opção comum. Nesse sentido, a Coca-Cola light se transformou na favorita das pessoas que cuidam da sua linha. Contudo, existe muita confusão entre o que ingerir para ter um corpo perfeito e o que ingerir para ter uma vida saudável. Estas coisas não são a mesma, nem por sombras.

A Coca-Cola light conta com uma quantidade muito inferior de calorias, assim como de açúcares, mas isso não significa que seja saudável pois continua sendo um refresco gaseificado, cheio de substâncias químicas e edulcorantes. Por esse motivo, esta coca-cola não engorda, mas não é saudável! O mesmo acontece com a Coca-Cola zero, uma vez que se trata de uma versão mais recente que a light, embora mabas contenham as mesmas calorias.

Assim, se você está interessado em saber quanto engorda a Coca-Cola Light ou Zero, a resposta é que uma lata contém 0,7 calorias, uma quantidade muito pouco significante para a sua silhueta. Como a Coca-Cola conseguiu isto? Basicamente, porque deixou de usar açúcar para usar aspartame, um edulcorante químico que imita o sabor doce do açúcar sem acrescentar calorias.

Contudo, o aspartame é igualmente viciante, uma vez que consegue ativar os neurotransmissores que indicamos no ponto anterior. Além disso, estas versões também não saciam o apetite, existindo até alguns estudos que indicam que estas variedades podem chegar a aumentar a vontade de comer, assim como de consumir mais açúcares, pelo seu componente aditivo.

A resposta é muito clara: beber Coca-Cola engorda, sim. No caso da Coca-Cola light ou zero, não engorda, mais faz com que você tenha mais vontade de comer açúcares, o que também acaba por fazer com que você engorde!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta!, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta!
1 de 2
Beber Coca-Cola engorda? - Conheça a resposta!

Voltar ao topo da página ↑