Entorse no tornozelo

Remédios caseiros para entorse de tornozelo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 dezembro 2019
Remédios caseiros para entorse de tornozelo

As entorses, conhecidas também como torções, são traumatismos dos ligamentos ou articulações que provocam inflamação na zona afetada, originando dor e possivelmente hematomas. Nos casos em que ocorre uma entorse de tornozelo, os ossos não são implicados e as articulações e ligamentos afetados não apresentam rompimento. Desta forma, não se considera um dano grave, ainda que possa provocar incômodos que precisem de tratamento. Para aqueles casos em que não ocorre rompimento, em umComo.com.br recomendamos alguns remédios caseiros para entorse de tornozelo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para tornozelos inchados

Índice

  1. Causas e sintomas de uma entorse de tornozelo
  2. Remédios caseiros para a entorse de tornozelo
  3. Outros conselhos para a entorse de tornozelo

Causas e sintomas de uma entorse de tornozelo

Na grande maioria das vezes, as entorses são resultados de um mau jeito. No caso das entorses no tornozelo, elas costumam ocorrer por apoiar o pé de forma incorreta, fazendo com que se exerça pressão sobre os ligamentos e articulações do tornozelo causando danos neles. Andar com saltos ou praticar esportes são alguns dos casos mais comuns de ocorrência de entorses. Sendo assim, uma torção do tornozelo pode ocorrer por um esforço excessivo desta área pela realização prolongada de exercício, gerando um desgaste.

Quando sofremos uma entorse de tornozelo, os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Dor no tornozelo.
  • Inflamação da zona afetada.
  • Dificuldade de apoiar o tornozelo.
  • É possível que tenha se ferido externamente se a entorse de tornozelo tiver sido provocada por uma pancada.
Remédios caseiros para entorse de tornozelo - Causas e sintomas de uma entorse de tornozelo

Remédios caseiros para a entorse de tornozelo

  • Gelo. É, sem dúvida, um dos melhores remédios para as entorses de tornozelo, uma vez que permite desinflamar a região rapidamente e reduzir a dor. É só envolver gelo em um pano, utilizar um saco de ervilhas congeladas ou utilizar uma bolsa térmica fria específica para aplicar sobre a região. Aplicar gelo sobre a região onde sofremos a torção durante 15 minutos ajudará a reduzir a inflamação.
  • Bandagem elástica. Outra forma de agir perante uma entorse é usar uma bandagem elástica para envolver o tornozelo e conseguir que acumule menos fluído na região afetada. Não devemos apertar a bandagem para não cortar a circulação sanguínea. Deixe a bandagem durante 24 horas para sentir alívio.
  • Compressas quentes. Outro remédio infalível para a entorse de tornozelo, utilizado desde sempre. Aplicar uma compressa quente sobre a região afetada estimulará a circulação sanguínea melhorando o processo de cura. No entanto, este remédio não deve ser utilizado até 24 horas após ter ocorrido a lesão.
  • Argila verde. Contém minerais como o ferro, magnésio, cálcio, potássio e silício que ajudam a aliviar a inflamação e a dor.
  • Água com sal e vinagre. Podemos preparar banhos com água quente, sal e vinagre, passados três dias de ter ocorrido a entorse de tornozelo. É uma boa forma de ajudar a curar a torção e a diminuir o inchaço.
  • Pimenta Caiena. A capsaicina presente na pimenta Caiena é excelente para tratar a dor que pode provocar uma entorse de tornozelo. Aplicar um pouco desta especiaria ajudará positivamente a aliviar a dor graças ao seu efeito analgésico. No entanto, não se deve abusar deste remédio caseiro, já que pode irritar a pele.

Remédios caseiros para entorse de tornozelo - Remédios caseiros para a entorse de tornozelo

Outros conselhos para a entorse de tornozelo

Devemos saber que a gravidade de uma entorse de tornozelo pode variar, e que algumas pessoas sentirão menos dor ou se recuperarão mais rapidamente. Geralmente, há uma série de conselhos que todos os que sofreram uma torção de tornozelo deveriam seguir:

  • Repouso. Como a lesão é no tornozelo, é frequente que a tenha o hábito de apoiar o pé ao caminhar. Devemos evitar forçar o pé para não danificar mais a região e tratar de repousar o pé.
  • Utilizar os remédios caseiros para a entorse de tornozelo. Aplicar os remédios para controlar a dor e a inflamação durante a primeira semana.
  • Ir ao médico se a dor for muito intensa, o tornozelo estiver muito inflamado, ou os sintomas durarem mais de uma semana sem apresentar melhorias.
  • Fazer reabilitação caso o médico considere necessário.
  • Fazer aquecimento antes e depois de realizar exercício para preparar os músculos, tendões e ligamentos e evitar lesões.
  • Certifique-se de que usa a roupa esportiva adequada, especialmente os tênis.
Remédios caseiros para entorse de tornozelo - Outros conselhos para a entorse de tornozelo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para entorse de tornozelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Remédios caseiros para entorse de tornozelo