menu
Partilhar

Como usar gelo para desinchar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2020
Como usar gelo para desinchar

Quando levamos uma pancada, contusão ou quando um agente estranho infecta uma área específica do nosso corpo, a reação do organismo é inflamar a área afetada como um mecanismo de defesa. Com a inflamação pretende-se isolar o agente que causa o dano e, ao mesmo tempo, recuperar a área ou tecido afetado enviando uma maior irrigação de sangue para a área.

Mas não há dúvidas de que a inflamação é dolorosa e incômoda para nós, por isso a nossa reação é cuidar dela de imediato para evitar que a lesão se complique, especialmente se se tratar de uma pancada ou contusão. Nestes casos o gelo é uma das alternativas mais eficazes, mas, como usar gelo para desinchar. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Causas da dor no cotovelo

Por que o gelo funciona para desinchar?

Quando sofremos uma entorse, recebemos uma pancada muito forte ou temos algum tipo de infecção que inflama uma região específica como, por exemplo, a conjuntivite ou um terçol, aplicar gelo é uma das primeiras recomendações que devem ser seguidas para impedir que a inflamação avance. Isto acontece porque quando esfriamos uma lesão, as células próximas à região afetada precisam de menos oxigênio, o que faz com automaticamente a inflamação diminua.

No entanto, é importante saber fazê-lo de forma adequada, não só para garantir um melhor resultado, como também para impedir queimar a nossa pele e causar um dano maior.

Aplicar o gelo para desinflamar lesões e pancadas

Lesões como as entorses, a fascite plantar ou as contusões precisam da aplicação de gelo para desinchar a região e garantir uma boa recuperação, mas é importante saber fazê-lo de forma adequada, por isso recomendamos que você:

  • Use de preferência uma bolsa de gel gelada ou uma compressa de plástico cheia de gelo. Ambas as opções proporcionam o frio necessário, mas sem causar danos ou queimaduras na pele.
  • Se não tiver estas alternativas à mão, então coloque um pouco de gelo em uma bolsa plástica, depois molhe uma toalha e deixe sobre a região afetada. Depois, coloque a compressa em cima da toalha, a umidade permitirá que o frio passe sem danificar sua pele.
  • É muito importante esfriar a lesão o quanto antes, no caso de torções esta é uma das primeiras medidas a serem tomadas. Caso se trate de uma fascite plantar é importante aplicar gelo várias vezes por dia, especialmente após a atividade física.
  • Ao usar gelo para desinchar pressione levemente a região, isto ajudará a diminuir os incômodos.
  • Recomenda-se também elevar a região lesionada acima do coração, isto ajudará a reduzir a acumulação de sangue na área lesionada, que causa o aumento da inflamação.
  • Aplique o frio durante 20 minutos e repita 3 a 4 vezes por dia para diminuir os incômodos.
Como usar gelo para desinchar - Aplicar o gelo para desinflamar lesões e pancadas

Aplicar gelo para inflamações de outro tipo

Se o caso for que se está sofrendo inflamações de outro tipo como as provocadas pela conjuntivite, os terçóis, as olheiras ou devido a picadas, o procedimento é similar. É sempre importante que ao usar gelo para desinflamar nunca se aplique diretamente na área, porque poderia queimar a pele, nestes casos o melhor é recorrer a compressas geladas, discos de algodão embebidos em água gelada ou máscaras frias caso se trate de um problema ocular.

A sua aplicação deve durar 10 minutos e ser repetida 3 ou 4 vezes por dia.

Como usar gelo para desinchar - Aplicar gelo para inflamações de outro tipo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar gelo para desinchar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar gelo para desinchar
1 de 3
Como usar gelo para desinchar

Voltar ao topo da página