Partilhar

Como desinchar após cirurgia

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 2 maio 2018
Como desinchar após cirurgia

Sempre que fazemos uma cirurgia, por menor que ela seja, o nosso corpo reage a isso. Uma das reações mais comuns após procedimentos operatórios é o inchaço, ou edema, nosso corpo retém mais líquido do que normalmente, o que provoca uma mudança de aparência e um possível desconforto.

Não importa o tipo de cirurgia, desde um ponto na testa até uma lipoaspiração ou intervenção nas mamas, o corpo sempre reage. O que varia é o tempo para desinchar de acordo com cada tipo de cirurgia e da região do corpo onde foi realizada. Em casos de lipoaspiração, por exemplo, o corpo pode demorar até 6 meses para desinchar. Só então será possível conferir o verdadeiro resultado da operação.

O corpo entende o pós-cirúrgico, que na grande maioria das vezes deixou algum curativo, como se fosse uma inflamação, provocando então o inchaço. Sendo assim, não há muito o que se fazer para evitar essa reação, mas há sim, maneiras de passar pelo processo de desinchamento de maneira mais rápida e saudável.

Para saber mais sobre como desinchar após a cirurgia veja as informações que o umCOMO reuniu.

Repouso após a cirurgia

Poucos procedimentos operatórios permitem que o paciente volte a se movimentar normalmente logo após a cirurgia. Uma das indicações mais simples e mais importantes do pós-operatório é o repouso. Na maioria das vezes ele requer que o indivíduo se poupe de esforços que podem ser desde dirigir, ter relações sexuais, até não praticar exercícios físicos.

Cada médico determina o tempo ideal de repouso para cada paciente. Além de evitar que os pontos e curativos abram, obedecer o repouso pós-cirúrgico também ajuda a desinchar após cirurgia. É uma maneira do corpo "ter menos com o que se preocupar" e então trabalhar a favor da eliminação desses líquidos que estão retidos.

Como desinchar após cirurgia - Repouso após a cirurgia

Drenagem linfática

Sessões de drenagem linfática, uma técnica de terapia corporal que ajuda na circulação, são indicadas principalmente para pacientes que passaram por uma lipoaspiração ou cirurgia de cesárea no parto. É importante não confundir essa prática com massagem, são técnicas diferentes, para fins distintos.

Para que a drenagem linfática te ajude a desinchar após cirurgia é recomendado no mínimo 10 sessões e o ideal é que elas sejam realizadas por um profissional capacitado para drenagem pós-cirúrgica, como fisioterapeutas. Em último caso, você pode fazer uma drenagem linfática em você mesmo na sua casa.

Não procure a drenagem linfática antes de perguntar ao seu médico se esse é o procedimento mais indicado no seu caso.

Dieta diurética pós-operatória

Quase todo pós-operatório recomenda uma dieta especial para uma melhor recuperação. Deve-se levar em conta as orientações médicas, e então, se possível, incluir alimentos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Entre eles estão frutas cítricas, frutas vermelhas, brócolis, repolho, couve, semente de chia e linhaça. Existem também receitas de sucos que ajudam a eliminar a retenção de líquidos.

Se você tiver condições, a melhor maneira de ter a receita ideal de como desinchar após cirurgia com a alimentação é com o acompanhamento de um nutricionista.

Como desinchar após cirurgia - Dieta diurética pós-operatória

Meias de compressão

As meias de compressão são outra recomendação para o período após determinados tipos de cirurgias. Elas são mais conhecidas por auxiliarem no tratamento para varizes e aliviar a sensação de cansaço nas pernas mas podem ajudar a desinchar após cirurgia. Seu mecanismo comprime os músculos da panturrilha de modo a fazer com que o líquido acumulado seja drenado para partes específicas do corpo e então eliminado através da urina.

Como desinchar após cirurgia - Meias de compressão
Imagem: coracaoalerta.com.br

Água

Uma das maneiras mais simples de ajudar a eliminar o líquido pós-cirúrgico é com a ingestão de mais líquido. Isso mesmo. Recomenda-se tomar dois litros de água por dia, isso ajuda a eliminar as toxinas do corpo através da urina.

Veja também: Quanto tempo depois de uma cirurgia posso ter relação? - Vida sexual no pós-operatório

Como desinchar após cirurgia - Água

Retorno às consultas

Ninguém melhor do que o seu médico para dizer se esse inchaço após a cirurgia está dentro do esperado ou não. Não deixe de retornar às consultas que sucedem os procedimentos operatórios. Os médicos poderão analisar caso a caso e dizer se em determinada situação o melhor é ficar apenas em repouso, uma dieta específica ou drenagem linfática para desinchar após cirurgia.

Dica: Acesse também esse artigo e esclareça a dúvida "É normal ter febre após uma cirurgia?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinchar após cirurgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como desinchar após cirurgia

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
maria luiza gomes de moura
Levei um tombo dia 15-07-18, os dedos da minha mão esquerda foram parar nas costas, a dor era imensa, bem, já no hospital me operaram e colocaram os fios kirkgem no pulso pq quebrei tbm o rádio dial, e no braço quebrei o úmero, colocaram uma placa de titaneo com parafusos, com o tempo o pulso ficou curado, mas o braço não pq não calcificou, então fiz a segunda cirurgia dia 10-02-19, levei 21 pontos na parte de trás do braço e mais 12 pontos na parte da frente do braço, operei no hospital Getúlio Vargas, no bairro da Penha no RJ, minha volta ao médico está marcada para dia 22-03-19, mas todo o meu braço inclusive a mão está inchado demais, minha mão não me obedece, e sinto mtas dores no ombro e principalmente no cotovelo, então estou bem preocupada com isto, e gostaria de saber se é normal e por quanto tempo ainda ficará inchado. Desculpe ter sido longo o meu relato, mas assim ficam sabendo de tudo e podem me ajudar.
Espero ansiosa por sua resposta no meu e-mail. Um abraço
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Maria Luiza. Infelizmente não podemos dar diagnósticos. A avaliação médica é imprescindível. Desejamos uma boa recuperação!
Renato
Dependendo do tipo de cirurgia e do quadro clínico, tanto a massagem quanto a drenagem linfática manual são importantes para a recuperação do paciente; nesse caso o profissional indicado para esse atendimento é o técnico em massoterapia, o qual sob a autoriação médica aplicará manobras de massoterapia clínica e drenagem linfática, que ajudarão a reduzir edemas, a evitar escaras, atrofias musculares, e poderá acelerar a cicatrização.
elisangela aparecida dos santos
Fiz uma laparotomia esploradora como faço pra desinchar rapido
ROGERIO SOARES
Fiz duas cirurgias de uma só vez, reconstrução do trânsito intestinal (esta com colostomia) e reparação de hernia incisional. Faz dois meses a cirurgia e na parte onde seria os pontos de uma cesária em uma mulher (pontos que tenho), ficou inchado. O que devo fazer para diminuir mais rápido esse inchaço?

Como desinchar após cirurgia
Imagem: coracaoalerta.com.br
1 de 5
Como desinchar após cirurgia

Voltar ao topo da página