Outros As articulações

Por que os pés incham?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 8 maio 2025
Por que os pés incham?

Algumas pessoas ficam com os pés inchados com bastante frequência. Há muitas razões pelas quais isso pode acontecer, mas, em todo caso, é recomendável consultar um médico para determinar a causa exata, saber se é perigoso e seguir o tratamento adequado para resolver o problema.

Um edema, uma lesão nos pés ou tornozelos e certos fatores do estilo de vida estão entre as principais causas do inchaço nessa região do corpo. Para saber mais sobre por que os pés incham e se isso é perigoso, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Causas do inchaço nos tornozelos
Índice
  1. Edema
  2. Lesão nos pés
  3. Estilo de vida
  4. Gravidez
  5. Efeito colateral de um medicamento
  6. Pré-eclâmpsia
  7. Clima quente
  8. Álcool
  9. Insuficiência venosa
  10. Infecção
  11. Linfedema
  12. Coágulo sanguíneo
  13. Doença renal
  14. Doença cardíaca
  15. Doença hepática
Ver mais >>

Edema

Edema é um termo médico usado para descrever o inchaço que ocorre quando há retenção de líquidos nos tecidos do corpo. Geralmente afeta os pés e as pernas, mas também pode ocorrer em outras áreas, como o abdômen ou o rosto.

Um edema pode desaparecer sem tratamento, mas, se for causado por uma condição subjacente que exija intervenção médica, pode se tornar perigoso se não for tratado corretamente. Alguns remédios caseiros incluem reduzir o consumo de sal, usar meias de compressão e deitar-se com as pernas elevadas acima do nível do peito.

Por que os pés incham? - Edema

Lesão nos pés

Um trauma ou qualquer tipo de lesão nos pés, ou tornozelos, pode causar inchaço nessa região. Nesse caso, o tratamento inclui elevar o pé sempre que possível e evitar colocar peso sobre a perna afetada.

Além disso, analgésicos vendidos sem receita podem aliviar o desconforto, e o uso de uma bolsa de gelo ou uma bandagem compressiva ajuda a reduzir o inchaço. Essa não é uma causa perigosa, a menos que a dor e o inchaço persistam por dias, indicando um dano mais grave.

Estilo de vida

Sobrepeso, sedentarismo ou uso de calçados inadequados podem causar inchaço nos pés. Não é uma causa perigosa: basta manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios regularmente e manter um peso proporcional à sua altura para reduzir o risco de inchaço nos pés.

Por que os pés incham? - Estilo de vida

Gravidez

Durante a gravidez, muitas mulheres sofrem com inchaço nos pés e tornozelos. É um sintoma comum no final da gestação e, geralmente, não é perigoso. Isso acontece devido ao aumento da pressão nas veias e à retenção de líquidos. O melhor tratamento é elevar os pés sempre que possível, evitar ficar em pé por muito tempo e usar sapatos confortáveis.

Efeito colateral de um medicamento

O uso de certos medicamentos, como hormônios, esteroides ou antidepressivos, pode causar inchaço nos pés, principalmente se provocarem retenção de líquidos. Também não é uma causa grave: converse com seu médico para que ele avalie a melhor decisão, seja ajustando a dose ou prescrevendo um medicamento diferente.

Por que os pés incham? - Efeito colateral de um medicamento

Pré-eclâmpsia

Se o inchaço ocorrer de forma repentina e intensa, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Essa condição pode surgir durante a gravidez e/ou logo após o parto. É um problema grave que geralmente aparece na segunda metade da gestação.

Se evoluir para eclâmpsia, torna-se uma emergência médica, pois é muito mais perigosa. Qualquer mulher que apresentar sintomas como tonturas, dores de cabeça ou inchaço excessivo durante a gravidez deve procurar um médico imediatamente para tratamento urgente.

Clima quente

Os pés podem inchar em climas quentes porque as veias se dilatam para ajudar o corpo a se resfriar. Esse processo pode causar vazamento de líquidos para os tecidos próximos, acumulando-se nos pés e tornozelos. Não é perigoso: usar calçados confortáveis e bem ventilados, além de manter-se hidratado, ajuda a prevenir o inchaço em dias de calor.

Por que os pés incham? - Clima quente

Álcool

O álcool faz o corpo reter líquidos e pode causar inchaço nos pés. Se persistir por mais de dois dias, pode ser preocupante: consulte um médico. Mergulhar os pés em água fria alivia o desconforto. O tratamento é simples: beba bastante água, reduza o consumo de sal e eleve os pés acima do nível do coração.

Insuficiência venosa

Quando o sangue não circula adequadamente pelo corpo, ocorre a insuficiência venosa. Isso acontece porque válvulas danificadas permitem o vazamento de sangue para os vasos, causando retenção de líquidos nas panturrilhas, especialmente nos pés e tornozelos.

Essa é uma causa perigosa que exige atendimento médico urgente. O profissional pode recomendar mudanças no estilo de vida, como alimentação balanceada e exercícios físicos, para melhorar a circulação. Medicamentos anticoagulantes e meias de compressão também ajudam no tratamento.

Você pode se interessar por este artigo sobre "Como tratar a má circulação de forma natural".

Por que os pés incham? - Insuficiência venosa

Infecção

É outra possível causa de inchaço nos pés e tornozelos. Pessoas com diabete têm maior risco de infecções nos pés e devem ficar atentas a qualquer alteração nessa região (como bolhas ou úlceras). Com o tratamento adequado, não é perigoso. Antibióticos prescritos por um médico são eficazes contra esse tipo de infecção.

Linfedema

O linfedema ocorre quando há acúmulo de líquido linfático nos tecidos devido a problemas nos vasos linfáticos. Se esses vasos estiverem danificados ou ausentes, o líquido se acumula, podendo causar infecções, atrasar a cicatrização e até levar a deformidades.

Pessoas submetidas a radioterapia ou remoção de gânglios linfáticos têm maior risco de desenvolver linfedema. Pacientes em tratamento contra o câncer que apresentem inchaço devem informar o médico imediatamente, pois nesses casos a condição pode ser perigosa. O tratamento inclui exercícios e massagens específicas para drenar o excesso de líquido, além do uso de bandagens ou roupas compressivas.

Descubra mais em: "O que causa linfedema" e "Como cuidar de braços e mãos com risco de linfedema".

Por que os pés incham? - Linfedema

Coágulo sanguíneo

Quando o sangue não flui corretamente pelo corpo e as plaquetas se aderem umas às outras, forma-se um coágulo sanguíneo. Se esses coágulos se desenvolvem nas veias das pernas, podem impedir o retorno do sangue ao coração, causando inchaço nos pés e tornozelos.

A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando se formam coágulos sanguíneos nas pernas. É uma condição grave e perigosa, pois pode bloquear as veias principais das pernas. Em alguns casos, esses coágulos podem se soltar e se deslocar para os pulmões ou coração. Diante de uma TVP, procure imediatamente um médico para que ele receite algum medicamento anticoagulante. Para evitar coágulos sanguíneos, use meias de compressão, malhas ou roupas folgadas na região dos tornozelos.

Doença renal

Pessoas com função renal comprometida não conseguem eliminar líquidos adequadamente, levando ao acúmulo no corpo. Doenças renais podem não apresentar sintomas até estágios avançados, quando já há falência dos rins. O tratamento inclui medicamentos, suplementos de cálcio e vitamina D, além de uma dieta com baixo teor de proteínas.

Por que os pés incham? - Doença renal

Doença cardíaca

O inchaço nos tornozelos e pés pode ser um sinal de insuficiência ou doença cardíaca. Se seu coração estiver danificado, não conseguirá bombear o sangue eficientemente para o coração. A insuficiência cardíaca direita pode fazer com que o corpo retenha água e sal, causando inchaço nos pés.

Uma doença cardíaca é perigosa, por isso você deve procurar atendimento médico imediatamente se apresentar sintomas como ritmo cardíaco acelerado, dificuldade para respirar ao praticar exercícios ou em repouso, perda de apetite ou fraqueza. O tratamento inclui medicamentos, dispositivos médicos que auxiliam o coração e cirurgia.

Você pode se interessar em saber "Qual é o ritmo cardíaco normal".

Doença hepática

Esta doença pode inibir a produção de albumina, uma proteína que ajuda a impedir o vazamento de sangue dos vasos sanguíneos. A falta de albumina permite que ocorram vazamentos de sangue, causando acúmulo de líquido nas pernas e pés, o que resulta em inchaço.

Por se tratar de uma causa perigosa, consulte um médico para que ele possa prescrever a medicação mais adequada. Ele também pode sugerir mudanças no seu estilo de vida, como reduzir o consumo de álcool e perder peso. Nos casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia.

Agora que você já sabe por que os pés e tornozelos incham, recomendamos a leitura deste artigo sobre "Como desinchar os pés e tornozelos".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os pés incham?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Por que os pés incham?