Outros As articulações

Causas do inchaço nos tornozelos

Causas do inchaço nos tornozelos

Os seus tornozelos incham com frequência? Você sabe a que se deve esta condição? No seguinte artigo de umComo.com.br revelamos as causas mais comuns do inchaço nos tornozelos. Trata-se de uma doença que pode ser consequência de diversas condições, desde uma má circulação, retenção de líquidos, posições corporais inadequadas até doenças ou patologias mais sérias, como insuficiências renal, hepática ou cardíaca. Continue lendo para saber exatamente as causas do inchaço nos tornozelos.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para tornozelos inchados
Passos a seguir:
1

Entre as causas comuns dos tornozelos inchados, encontramos o fato de ficar muito tempo sentado ou em pé sem mexer as pernas. Quando isto acontece, tanto os músculos como as válvulas dessa região não estão relaxados, mas sim contraídos. A circulação do sangue não ocorre de forma adequada e se acumula líquido. Tudo isso pode resultar em um leve inchaço dos tornozelos e pés. Para evitar que isto ocorra, é aconselhável levantar-se com frequência e caminhar um pouco ou dedicar 5 minutos a fazer alguns alongamentos de pernas.

2

O inchaço habitual dos tornozelos também pode ser consequência da condição de retenção de líquidos, bem mais comum em mulheres e que, além disso, provoca sintomas como cãibras, peso, fraqueza e incômodos nas extremidades inferiores. Esta condição pode ser causada por hábitos de vida pouco saudáveis como, por exemplo, sedentarismo ou alimentação rica em gorduras e sódio, mas também é possível que se deva a condições renais, hepáticas e cardíacas. É por este motivo que é tão importante ir ao médico se suspeitar que está retendo líquidos em determinadas partes do corpo.

No seguinte artigo de umComo.com.br mostraremos as orientações necessárias a seguir para prevenir a retenção de líquidos.

Causas do inchaço nos tornozelos - Passo 2
3

As pessoas com sobrepeso ou de idade mais avançada são bem mais propensas a sofrer inchaço nos tornozelos, pois costumam sofrer de problemas circulatórios. Isto se deve, principalmente, a que o seu coração não conta com a potência necessária para bombear o sangue com maior velocidade, o que pode provocar uma pressão muito alta e um acúmulo de sangue na região dos tornozelos. Estes pacientes devem cuidar da sua saúde, sobretudo, através de uma alimentação saudável e equilibrada e os tratamentos indicados para melhorar a circulação sanguínea, caso contrário poderiam ocorrer problemas graves de saúde.

Causas do inchaço nos tornozelos - Passo 3
4

Quando ocorrem determinadas mudanças hormonais no corpo também pode ocorrer inchaço nos tornozelos. Isto é algo muito comum em mulheres que se encontram na menopausa ou durante algumas fases do ciclo menstrual. Assim, os pés e tornozelos inchados são uma condição comum em mulheres grávidas, pois durante os meses de gestação o fluxo de sangue aumenta e pode dar lugar à obstrução de algumas veias, originando assim a inflamação. Isto costuma se agravar na reta final da gravidez devido ao acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos. Se quiser saber de que forma você pode amenizar esta condição recomendamos você ler o artigo Como aliviar os pés inchados na gravidez.

Causas do inchaço nos tornozelos - Passo 4
5

Foi referido que o consumo de determinados medicamentos e tratamentos farmacológicos é o responsável, em alguns casos, pelo inchaço nos tornozelos. Entre eles, encontramos os medicamentos antidepressivos, os destinados a reduzir a pressão arterial, os esteroides ou as pílulas anticoncepcionais. Se você estiver tomando algum fármaco deste tipo e suspeitar que os tornozelos inchados podem ser consequência disso, fale com o seu médico a este respeito para que ele avalie a opção de modificar ou adaptar o tratamento.

Causas do inchaço nos tornozelos - Passo 5
6

Quando se sofre de tornozelos inchados é fundamental fazer algumas mudanças em seus hábitos de vida e optar por seguir uma rotina diária que favoreça a sua saúde a todo o momento. Nisto tem muito a ver o tipo de alimentação, a hidratação, o exercício físico e a manutenção de um peso adequado. Para saber com detalhe tudo o que você pode fazer para combater esta condição e reduzir os seus incômodos, convidamos você a ler os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do inchaço nos tornozelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manasses de Lima Vieira
É possível me enviar mais informações sobre dor no ombro?
1 de 5
Causas do inchaço nos tornozelos