PARTILHAR

Valores de referência da hemoglobina no sangue

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 25 agosto 2023
Valores de referência da hemoglobina no sangue

A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos, sendo responsável pelo tom vermelho do sangue. Serve para transportar o oxigênio aos órgãos e tecidos do corpo e também transporta o dióxido de carbono desde os órgãos e tecidos até aos pulmões. Possuem uma função muito importante, pelo que os seus níveis devem ser mantidos estáveis. Para controlar os valores de hemoglobina se realiza um exame de sangue conhecido como hemograma onde os níveis de todos os componentes do sangue são medidos, incluindo a hemoglobina. A falta dessa proteína está relacionada com a falta de ferro e pode dar lugar a anemia ferropriva. No entanto, níveis altos de hemoglobina também não são saudáveis e podem provocar danos graves. Nesse artigo do umCOMO, te informamos sobre os valores de referência da hemoglobina no sangue.

Também lhe pode interessar: Gasometria arterial: valores de referência

Valores de referência de hemoglobina

A hemoglobina (Hb) se encarrega da fixação do oxigênio e do dióxido de carbono no sangue. É possível determinar a hemoglobina total (=HbE) ou apenas a que os glóbulos vermelhos ou eritrócitos contêm (=MCH). O valor da mesma junto com os glóbulos vermelhos determinará uma possível anemia.

Muitas vezes, os níveis de hemoglobina dependem de uma boa nutrição e exercício regular, mas esses não são os únicos detonantes dos desníveis. A hemoglobina ajuda a manter o corpo ativo, uma vez que recebemos o oxigênio necessário para isso, e elimina o dióxido de carbono.

Os níveis de hemoglobina dependem do gênero da pessoa. Por exemplo, em homens adultos os valores normais estão entre os 13,8 ou 14 e os 17,2 g/dL. Já nas mulheres, esses valores costumam ser mais baixos e considerados normais se estão entre 12,1 e 15,1 g/dL. Caso a mulher esteja grávida, os níveis devem ser iguais ou superiores a 11,0 g/dL.

Nas crianças, os níveis variam e não são os mesmos que nos adultos. É muito importante que tenham bons níveis de hemoglobina para que a oxigenação ajude no desenvolvimento e crescimento. Os valores de referência de hemoglobina em crianças, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são de 11g/dL ou mais para crianças entre os 6 meses e os 4 anos de idade. No entanto, para os mais crescidos, de 12 a 15 anos, os níveis teriam de ser de 12,0 g/dL ou mais.

Valores de referência da hemoglobina no sangue - Valores de referência de hemoglobina

Hemoglobina baixa: o que significa

Em casos de valores de hemoglobina baixos, ocorre o que conhecemos como anemia, precisamente o nome de que o transtorno por défice de hemoglobina recebe. Nesse caso, estamos falando de anemia ferropriva devido à falta de ferro. Pode ser causa por uma má absorção do mesmo ou por uma nutrição pobre derivada de uma dieta baixa em ferro.

No entanto, valores baixos de hemoglobina no sangue também podem ser provocados por outras condições como a doença de Crohn ou algumas doenças nos rins. Quando os valores de hemoglobina são muito baixos, os sintomas que se manifestam incluem cansaço, debilidade e até dores de cabeça.

Entre nesse artigo para saber como aumentar a hemoglobina.

Hemoglobina alta: o que significa

Valores altos de hemoglobina também não são bons e podem provocar danos muito severos. As causas dos níveis altos de hemoglobina incluem a policitemia (valores altos de hemoglobina, ao contrário da anemia), tumores cerebrais, apoplexia (infarto cerebral ou acidente vascular cerebral) ou meningite.

Pessoas que fazem escalada ou montanhismo podem apresentar níveis altos de hemoglobina quando se encontram em locais muito elevados-

Descubra como baixar a hemoglobina nesse outro artigo do umCOMO.

Valores de referência da hemoglobina no sangue - Hemoglobina alta: o que significa

Alimentos para regular os valores de hemoglobina no sangue

Ter uma alimentação correta e rica em ferro pode ajudar a melhorar a produção do mesmo e regular os níveis de hemoglobina uma vez que, quando o corpo não tem ferro suficiente, vai buscá-lo a outras fontes, podendo também baixar a produção de hemoglobina.

Além disso, a dieta deve conter os níveis adequados de vitamina B12 e folato para sustentar a produção normal de hemoglobina e eritrócitos. Alguns alimentos ricos em ferro são: a carne, leguminosas como lentilhas, marisco e verduras, sobretudo as de cor verde escura. Os produtos de origem animal e os cereais fortificados são ricos em vitamina B12.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Valores de referência da hemoglobina no sangue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Valores de referência da hemoglobina no sangue
1 de 3
Valores de referência da hemoglobina no sangue

Voltar ao topo da página ↑