Partilhar

Quais são as causas da hemoglobina alta

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da hemoglobina alta
Imagem: vel.tw

A hemoglobina é a responsável pela cor avermelhada do nosso sangue, trata-se de uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que, além disso, é responsável por transportar o oxigênio às células, contando com uma importante função no corpo. Manter um adequado nível no corpo torna-se importante para garantir nossa saúde geral, por isso quando a contagem é maior do que o normal é importante descobrir a causa desta condição. Em umComo.com.br explicamos a você quais são as causas da hemoglobina alta.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da hemoglobina baixa
Passos a seguir:
1

A média nos níveis normais de hemoglobina pode variar ligeiramente de um laboratório para outro, por isso é importante revisar nas análises de sangue qual é a média em que deveria se encontrar este valor de acordo com o laboratório em que estejamos fazendo o exame.

Estes valores costumam oscilar entre:

  • Mulheres: de 12.1 a 15.1 g/dL
  • Homens: de 13.8 a 17.2 g/dL
  • Bebês: de 9.5 a 13 g/dL. Os recém-nascidos terão seus valores entre 14 e 24 g/dL.
2

Se nossa contagem de hemoglobina de acordo com o sexo superar de forma importante os níveis máximos, será necessário descobrir qual é a causa desta condição.

A desidratação é uma das causas que geram este aumento. Basta repor os líquidos no corpo do paciente para obter uma melhoria. Se vive em zonas de grande altitude também é possível contar com a hemoglobina ligeiramente alta já que o nosso corpo requer mais oxigênio.

3

Diversas condições causam a hemoglobina alta devido à necessidade do corpo de compensar o oxigênio que está necessitando para funcionar adequadamente. Isto ocorre em condições como:

  • Cardiopatia congênita, defeitos do coração que se encontram presentes na hora do nascimento.
  • Insuficiência no lado direito do coração.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica.
  • Fibrose pulmonar.
  • Problemas pulmonares importantes.
4

Outra condição menos frequente pela qual se apresenta a hemoglobina alta é sofrer de policitemia vera, uma doença da medula óssea que causa o aumento anormal dos glóbulos vermelhos.

5

Se se observar, depois de um exame de sangue, que as contagens de hemoglobina se encontram bem mais altas do que a média normal indicada pelo laboratório, é importante procurar o seu médico ou um hematologista para uma revisão que permita diagnosticar a causa deste aumento e baixar os valores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da hemoglobina alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da hemoglobina alta

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Nicodemos Lopes Miguel
Olá, estou com 49 anos de idade e, recentemente fiz um exame de sangue e, constatou glicemia: 112 e Hemoglobina glicada: 6,4 pergunta: Como posso reduzir a Hemoglobina glicada? Meu médico diz que já estou diabético, mas eu não aceito isso. Fico no aguardo, Obrigado.
A sua avaliação:
Luis A. Assis
Bom dia, por favor, tenho 62 anos com hemoglobina alta, px a 20. Dores nas pernas `a noite, pode ser causada por estas altas taxas de hemoglobina. Grato
Geci Aquino
Boa tarde! Fez um exame e cru plaquetas a deu 219000

Quais são as causas da hemoglobina alta
Imagem: vel.tw
Quais são as causas da hemoglobina alta

Voltar ao topo da página