Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a aerofagia

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,7 (284 votos)
2 comentários
32 vezes partilhado
 
Como tratar a aerofagia

A aerofagia é uma doença originada por ter um caráter nervoso, estados de ansiedade e, em especial, por ingerir demasiado depressa os alimentos nas refeições. Nos bebês, a causa principal reside em engolir ar da mamadeira, quando já não há leite ou quando, ao chupar o peito materno não se adere adequadamente o mamilo à boca e o bebê engole ar. Após identificar a doença, o mais aconselhável é consultar o médico para evitar que apareçam efeitos secundários e começar a receber o melhor tratamento. Para complementar o tratamento médico acelerar o processo de cura, neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a aerofagia de forma natural.

Também lhe pode interessar: Qual é a dieta para tratar a aerofagia
1

A aerofagia ocorre, como referimos, quando há um excesso de deglutição de ar principalmente durante as refeições. Isto provoca uma dilatação do estômago que se manifesta através de sintomas incômodos como a sensação de inchaço, a dor abdominal, os arrotos e as flatulências. Muitas vezes, costuma-se confundir esta condição com o refluxo gastroesofágico, por isso se ocorrer de forma frequente ou se tiver também acidez ou ardor estomacal é importante consultar o médico para se submeter a uma revisão completa e detetar qual é a origem do problema.

2

Para tratar a aerofagia é necessário modificar alguns hábitos que podem amenizar os seus sintomas e inclusive evitar a condição. Um dos mais importantes é tentar mastigar devagar os alimentos e estar relaxado, tendo cuidado para que ao engolir não se formem bolsas de ar na boca. Se apresentar problemas nasais, faríngeos ou dentais deve tratar deles adequadamente porque todos eles são causadores de deglutições anormais de ar.

3

Além disso, deve seguir uma dieta saudável e evitar o consumo daqueles alimentos que são difíceis de digerir como por exemplo o feijão seco, as lentilhas, a couve-flor cozida, o arroz branco, ou as comidas muito gordurosas ou muito pesadas. Pelo contrário, é aconselhável a ingestão de alimentos que ajudem a melhorar a flora intestinal e a facilitar a digestão. Pode encontrar excelentes alternativas nos artigos como melhorar a digestão e como fazer sucos para melhorar a digestão.

4

A aerofagia também é uma condição muito comum naquelas pessoas que sofrem de prisão de ventre, pelo que se esse é o seu caso será necessário que inicie algumas mudanças nos seus hábitos de vida com o objetivo de estimular os movimentos dos intestinos e regular o trânsito intestinal. Entre eles, deverá aumentar o consumo de fibra na sua dieta, ingerir água em abundância e líquidos, evitar o sedentarismo, determinar horários para as refeições e para ir ao banheiro.

5

Para tratar a aerofagia de forma completamente natural, há algumas infusões que são muito eficientes para melhorar a digestão e para prevenir o inchaço abdominal, a sensação de peso e as flatulências. Assim, depois das refeições, pode tomar uma infusão de camomila, erva-doce, anis ou milefólio.

6

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar a aerofagia , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde gastrointestinal .

Relacionados
Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como tratar a aerofagia

Muito útil
2 comentários
Rafael
Eu tenho Aerofagia, há mais de 2 anos, e está cada vez pior, Acho que era mais psicológico, pois eu fazia o barulho''arroto'' só na frente de conhecidos, mas agora, sai na frente de qualquer um, é incontrolável, quando eu vejo, faço um barulho enorme com a boca.. Quero mto curar isso, pq meu apelido é sapo, pq eu faço o barulho que sai parecido.
Usuário anônimo
Porque eu quero saber como isto acaba, e não como se previne.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como tratar a aerofagia
1 de 4
Como tratar a aerofagia