PARTILHAR

Como tratar a afonia com remédios caseiros

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2020
Como tratar a afonia com remédios caseiros

As pessoas que usam a voz como ferramenta de trabalho podem chegar a perdê-la se forçarem demais ou não a usarem da forma correta. De qualquer forma, qualquer pessoa pode ficar afônica por diversos motivos: resfriados, por causa da fumaça, gritar demais... Seja qual for o seu caso, neste artigo de umComo damos-lhe alguns conselhos sobre como tratar a afonia com remédios caseiros.

Passos a seguir:
1

Se você ficar afônico ou afônica, é muito importante beber muito líquido durante todo o dia para manter assim úmidas as cordas vocais. Deverá beber muita água, mas também outras bebidas podem ajudam como sucos naturais.

No caso de ter a garganta inflamada, ao contrário do que possa parecer lógico, serão benéficos os líquidos frios para diminuir o inchaço e aliviar os incômodos que lhe causarão esta inflamação.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 1
2

Além disso, não deverá forçar a sua voz enquanto estiver afônico, tente falar apenas o que for necessário. Se a sua profissão exige que use a sua voz de forma obrigatória, como professores, cantores, jornalistas, entre outros, talvez seja melhor tirar uns dias de descanso ou tentar reduzir ao máxima as horas que fala durante o dia.

3

Um bom remédio caseiro contra a afonia é o gengibre, um tubérculo com propriedades medicinais é muito recomendado para as condições de garganta. Pode chupar diretamente um pedaço desta raiz ou preparar uma infusão à base da raiz de gengibre, junto com suco de limão e mel.

Se optar por esta segunda opção, poderá ver os passos que deve seguir no nosso artigo como preparar uma infusão de gengibre, mas não se preocupe que o processo é muito simples.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 3
4

Também pode preparar água quente com suco de limão e um pouco de mel e tomar esta preparação durante o dia. As propriedades sedantes e suavizantes do mel ajudarão a diminuir a dor de garganta, junto com o poder antiséptico e a vitamina C do limão.

Se quiser conhecer todas as propriedades que esta mistura curativa tem, além de melhorar a afonia, recomendamos que leia o nosso artigo sobre quais os benefícios do limão com mel.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 4
5

Outra boa solução caseira para trata a afonia consiste em preparar um xarope à base de cebola e açúcar mascavo. Para isso, coloque a ferver duas cebolas grandes em aproximadamente meio litro de água e deixe-as cozer durante quinze minutos. De seguida, escorra a água e adicione o açúcar. Tome esta preparação ao longo do dia e, especialmente antes de ir dormir.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 5
6

Pode experimentar tratar a sua afonia com tomilho. Para isso, deverá apenas ferver uma colher de sopa desta planta aromática em uma xícara de água e beber o suco, adicionando suco de limão e mel.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 6
7

A cenoura é outro dos alimentos que lhe podem ajudar a recuperar a sua voz. Para isso, terá de as ferver, cortar em pedaços e espremê-las bem para poder beber o suco resultante.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 7
8

Além de conhecer estes remédios caseiros para tratar a afonia, será imprescindível que conheça todas as recomendações para prevenir a afonia como:

  • Usar a voz corretamente, sem gritar.
  • Respirar apropriadamente.
  • Hidratar-se bem diariamente.

Se a sua afonia persistir durante muitos dias, vá ao seu médico para que este o examine e lhe proporcione o tratamento mais adequado para que a sua voz volte à normalidade.

Como tratar a afonia com remédios caseiros - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a afonia com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tratar a afonia com remédios caseiros
1 de 8
Como tratar a afonia com remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑