Fluxo vaginal

O que significa o corrimento esverdeado - Causas e tratamento

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 26 outubro 2017
O que significa o corrimento esverdeado - Causas e tratamento

Toda a mulher produz secreção vaginal, de aspecto transparente e mais ou menos viscosa, que tem como função lubrificar a vagina e limpá-la após a menstruação. Isso é algo normal e natural no corpo da mulher, razão pela qual muitas vezes o corrimento vaginal é confundido com secreção vaginal. Na verdade, o corrimento é sinal de que algo está errado, geralmente uma infeção genital, e pode surgir com colorações diferentes, como branco, amarelo e marrom. Em algos casos a mulher pode anda apresentar um corrimento esverdeado e, para que você saiba o que significa corrimento esverdeado o umCOMO preparou este artigo.

Também lhe pode interessar: O que significa corrimento clara de ovo

Principal causa de corrimento esverdeado e ardência: Tricomoníase

O corrimento esverdeado parecendo catarro ou corrimento esverdeado grosso geralmente surge acompanhado de coceira, mau odor e dor nas relações sexuais e ao urinar. Estes sintomas não são algo normal, pelo que você deverá estar atenta para que consiga tratar este corrimento da melhor forma.

Saiba que corrimento esverdeado está associado a Tricomoníase (trichomonas vaginalis), uma doença transmitida sexualmente ou por peças de roupa infetadas e que origina infeção vaginal. A tricomoníase também pode originar corrimento acinzentado ou amarelado e um corrimento pastoso, por vezes bolhoso.

Isto não significa que você padece de uma doença terrível, apenas que sua vagina foi infectada por uma bactéria e será necessário que seja tratada de forma a eliminar a doença e respetivo desconforto.

Tanto o corrimento esverdeado na gravidez quanto corrimento esverdeado pós-parto também costumam aparecer pelas mesmas causas.

Além da Tricomoníase, também podem ser identificados as seguintes infecções e DSTs por um médico que podem ter o corrimento esverdeado ou corrimento esverdeado tipo leite coalhado como sintoma:

  • Vulvovaginite
  • HPV
  • Gonorreia
  • Clamídia
O que significa o corrimento esverdeado - Causas e tratamento - Principal causa de corrimento esverdeado e ardência: Tricomoníase
Imagem: bioweb.uwlax.edu

Como tratar corrimento esverdeado

O primeiro passo é consultar seu ginecologista, pois ele é a pessoa indicada para apurar se esse corrimento se trata de um sintoma normal de Tricomoníase ou algo mais grave.

Na consulta de ginecologia o mais provável é que o médico a analise e prescreva um medicamento indicado para o seu caso. Normalmente é o Metronidazol, que deverá ser tomado em dose única ou 2 comprimidos de 500mg, ao longo de 7 dias consecutivos.

Durante o tratamento a mulher não deve ter relações sexuais e é aconselhado que o seu parceiro sexual seja igualmente tratado, de forma a erradicar a doença.

Corrimento esverdeado: tratamento caseiro

O tratamento para corrimento esverdeado deve ser sempre indicado por um médico de acordo com o problema identificado. Mesmo assim, existem medidas simples para melhorar os sintomas junto com o tratamento e prevenir novas infecções:

  • Higiene íntima: lave a região intima de 2 a 3 vezes por dia apenas com água corrente. Se você tem dúvidas, confira o artigo sobre como fazer a higiene íntima correta.
  • Roupas íntimas: evite tecidos sintéticos e dê preferência aos de algodão e modelos mais folgados;
  • Banho de assento: o banho de assento com infusão de goiabeira ajuda a aliviar a coceira causada pelo corrimento verde. Para a receita, consulte o artigo sobre como tratar corrimento vaginal com remédio caseiro;
  • Óleo da árvore do chá: também conhecido como óleo de malaleuca, uma de suas propriedades é antibacteriana. Para utilizá-lo, prepare uma mistura de 1 litro de água com 10 ml de óleo e passe sobre a parte externa da vagina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa o corrimento esverdeado - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Regina
Como pegeii esse corrimento se so tenho 1 parceiro
gracielle
o meu corrimento e esverdiado e sem mal cheiro mais com coseira e escorre muito e tenho desde que fiquei mestruada mais agora esta cada vez pior me encomodo ate na relação e estou grávida enunca que para de sair e dificil eu ficar sosegada oque eu faço e o que e
Imagem: bioweb.uwlax.edu
1 de 2
O que significa o corrimento esverdeado - Causas e tratamento