Outros Mordeduras, picadas, e piolhos

Barata morde pessoas?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 junho 2022
Barata morde pessoas?

As baratas são insetos altamente resistentes e desagradáveis ​​para muitas pessoas. Seja por medo ou desgosto em relação a elas, são vistas como um perigo: passam a ser temidas por suas mordidas e por serem portadoras de múltiplas doenças, relacionando sua presença a ambientes muito sujos e anti-higiênicos. Mas a realidade é que elas podem ser encontradas em qualquer casa.

A presença de matéria orgânica em decomposição é suficiente para a proliferação de baratas, então nenhum lugar é seguro. Além disso, a força de seus aparelhos bucais torna suas mordidas assustadoras. Portanto, é aconselhável preveni-las. Para saber se barata morde pessoas, se são perigosas e como evitá-las em casa, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos

Índice

  1. Baratas mordem?
  2. Riscos das baratas
  3. Mordida de barata: o que fazer
  4. Como evitar baratas em casa

Baratas mordem?

As baratas não podem picar porque não têm ferrão como os mosquitos e outros insetos parasitas. No caso delas, elas têm aparelhos bucais mastigadores que permitem que as baratas mordam com grande força: até 50 vezes mais forte que seu peso corporal. Na verdade, as baratas mordem cinco vezes mais forte do que qualquer humano.

Devido à grande força da mordida da barata, é compreensível o medo desse tipo de inseto. São animais onívoros, ou seja, se alimentam de praticamente qualquer coisa. Sua comida preferida é matéria orgânica em decomposição, mas elas também gostam de gordura e alimentos que contenham açúcar ou amido. E isso não é tudo: em situações de fome extrema, elas podem se alimentar de cabelo, papel, roupas e até cola.

Barata morde pessoas? - Baratas mordem?

Riscos das baratas

Pode-se dizer que as baratas mordem as pessoas, mas não são consideradas um perigo porque o fazem em casos específicos. A probabilidade de uma pessoa sofrer uma mordida de barata é muito baixa, portanto, nesse sentido, elas não são insetos perigosos.

Embora seja raro que as baratas mordam humanos e até alguns animais de estimação, como cães, é aconselhável tomar medidas para evitar sua presença nas residências. Você nunca pode subestimar essa classe de insetos famintos.

Quando as infestações de baratas aparecem e elas encontram pouca comida para todas, são capazes de morder qualquer coisa a fim de se alimentarem. Isso inclui pessoas e animais de estimação, portanto, se você detectar a presença delas em casa, deve agir imediatamente para eliminá-las.

As baratas são insetos tímidos e esquivos, por isso se atrevem a morder as pessoas de preferência à noite, ou seja, enquanto não estamos ativos. Se você é um daqueles que se movem constantemente durante as horas de sono, a probabilidade de sofrer uma mordida desses insetos é reduzida.

As áreas do corpo humano propensas a mordidas de baratas são os dedos das mãos, pés, unhas e cílios. Nessas áreas, podem acumular-se resíduos de matéria orgânica que são comestíveis para esses insetos, razão pela qual são preferidas pelas baratas, mesmo que a higiene pessoal seja muito cuidada.

Além disso, além da mordida em si, esses insetos podem nos transmitir doenças, pelo contato e também através de seus excrementos.

Mordida de barata: o que fazer

As chances de ser mordido por uma barata são baixas, mas às vezes é inevitável. Se este foi o seu caso e você se pergutna como fica a pele após uma mordida de barata, saiba que essas mordidas normalmente causam lesões, irritações e inflamações nas áreas do corpo afetadas.

Existem muitas espécies de baratas, mas as mais propensas a mordem humanos são duas: a Periplaneta American e a Periplaneta australasiae. Algumas mordidas desses insetos também causam infecções se ocorrerem em feridas anteriores ou se a mordida não for bem lavada e desinfetada e estiver suja. Por isso, é muito importante lavar bem o local afetado e procurar um médico para examinar a ferida caso ela não apresente melhora.

Como evitar baratas em casa

Para manter sua casa protegida da presença de baratas, no umCOMO damos as seguintes dicas:

  • Limpe com vinagre e sabão: o limão é um desinfetante natural muito eficaz e barato que está presente em diferentes fórmulas para fazer produtos de limpeza caseiros, como é o caso do bicarbonato de sódio ou do vinagre branco. Aqui você pode ler se o vinagre espanta barata.
  • Colocar folhas de louro em áreas propensas: as folhas de louro contêm uma série de substâncias químicas que são prejudiciais às baratas. Esses insetos tentam evitá-las e nunca querem comê-las, por isso é interessante colocá-las perto de esconderijos ou ninhos de baratas para forçá-las a se mudar para outros lugares.
  • Despeje amônia em pias: despeje uma quantidade generosa de amônia pelos ralos e canos de casa. Espere que ela aja por um tempo. Para tornar mais eficaz, aplique-a com água nas juntas dos azulejos do banheiro usando um pano.
  • Ácido bórico: é mais complicado de obter do que os produtos anteriores. Está disponível em lojas especializadas e lojas de ferragens, sendo perigoso de usar. Por outro lado, é o recurso mais poderoso e eficaz. Se você sofre de uma infestação de baratas em casa, sua aplicação lhe dará resultados muito bons para a eliminação total desse inseto. Mantenha este líquido fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Agora que você sabe que barata morde pessoas em raras ocasiões, mas que as mordidas podem causar problemas de saúde através dessas lesões ou, simplesmente e mais comumente, através de seus excrementos, recomendamos que você leia este outro artigo sobre como acabar com as baratas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barata morde pessoas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Barata morde pessoas?