Partilhar

Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio

Os benefícios do bicarbonato são conhecidos popularmente. Este produto é muito utilizado como remédio caseiro, pois suas propriedades são benéficas para tratar diferentes problemas, além de poder ser usado em casa. Ao ser tão comum, é interessante conhecer as vantagens de beber bicarbonato de sódio, questão que vamos abordar neste artigo. De seguida, em umCOMO vamos explicar para você quais são os benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio e para que serve.

Para que serve o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um composto cujo principal efeito é o de neutralizar os ácidos. Os benefícios deste produto são usados em diferentes âmbitos:

Casa

O uso do bicarbonato de sódio em casa é um dos mais frequentes e não é por acaso. Oferece a possibilidade de eliminar manchas, limpar superfícies e perfumar a roupa, entre outras funções, além disso faz-lo de uma forma pouco agressiva. Não há dúvida que é uma excelente opção se quiser economizar dinheiro na limpeza da casa.

Beleza

O bicarbonato de sódio também serve para tratamentos estéticos. Ficou surpreendido? A verdade é que este composto é um excelente purificador da pele que ajuda a eliminar impurezas. Algumas das opções que nos proporciona é a de esfoliar a pele do rosto, combater as bactérias que provocam cheiro ruim, atuar como um desodorante natural e clarear os dentes recuperando sua cor natural. Quer saber mais? Neste artigo pode consultar os truques de beleza com bicarbonato de sódio.

Organismo

Os benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio trazem efeitos positivos para o organismo. Este é o ponto que nos centraremos e desenvolveremos mais para a frente neste artigo.

Receitas

No âmbito gastronômico, este produto tem sido utilizado desde a antiguidade com o objetivo de completar diferentes receitas e obter pratos deliciosos e saborosos. Neste sentido, o bicarbonato de sódio na cozinha serve para neutralizar a acidez de alguns alimentos como o tomate, conservar o aroma dos doces, como bolachas e bolos, e fazer com que a carne fique mais macia. Estes são alguns dos muitos usos que pode dar ao bicarbonato de sódio no âmbito culinário.

Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio - Para que serve o bicarbonato de sódio

Tomar água com bicarbonato de sódio

No ponto anterior falamos dos usos que podemos dar ao bicarbonato de sódio de forma externa, neste ponto vamos nos centrar nos benefícios que podemos obter deste produto quando o bebemos. Em primeiro lugar, devemos frisar que os efeitos positivos que se conseguem ao beber bicarbonato de sódio podem desaparecer se abusar deste composto. Na verdade, em excesso este produto pode causar danos no organismo.

Antiácido

Um dos principais efeitos do bicarbonato de sódio é devido ao seu potente composto antiácido. Isso significa que pode ajudar a combater a acidez, principalmente a estomacal. Por este motivo, muitas pessoas optam por consumir este produto após cada refeição, com o objetivo de evitar a azia e a queimação estomacal. Consequentemente, um dos benefícios de beber água com bicarbonato de sódio é aproveitar a efervescência produzida pelo contato deste composto com a água, para evitar o inchaço e os gases.

Alcalinizante

Os produtos alcalinos elevam o pH do sangue, o efeito contrário ao provocado pelos ácidos. O corpo humano tem um pH neutro levemente alcalino, que pode aumentar se ingerirmos alimentos com níveis elevados de alcalinidade ou reduzirmos no caso de consumir produtos com uma acidez mais elevada. O segredo está em manter o equilíbrio. Caso seu corpo tenha níveis de ácidos muito elevados, você corre o risco de ter acidose como consequência da falta de alcalinidade. Neste caso, haveria uma exposição maior a bactérias e infecções. Portanto, um dos benefícios de beber água com bicarbonato de sódio é o de equilibrar os níveis de ácidos e alcalinos.

Antisséptico

As propriedades antissépticas do bicarbonato de sódio podem ser aproveitadas para eliminar as bactérias que se concentram na boca, reduzindo o tártaro e combatendo o mau hálito. No entanto, não deve abusar deste remédio, pois poderia danificar o esmalte dentário. Além disso, também podemos obter seus benefícios antissépticos para aliviar a dor de garganta por meio da realização de gargarejos.

Combater infecções

Beber bicarbonato de sódio com água ajuda a combater infecções urinárias ao reduzir a acidez da urina. Isso é devido a que, mais uma vez, a alcalinidade deste composto permite diminuir os níveis de acidez gerando uma camada protetora que inibe a proliferação de bactérias responsáveis por uma infecção. Além disso, também existem outros remédios caseiros para a infecção de urina.

Colesterol

Se por um lado é um dos benefícios que pode ser mais questionado, acredita-se que beber este produto com água possui efeitos positivos para diminuir o colesterol ruim no sangue. Neste caso, beber água com bicarbonato de sódio pode ajudar a prevenir a acumulação de colesterol, responsável por diferentes doenças cardiovasculares. Se gostaria de saber mais sobre este assunto, neste artigo pode consultar alguns remédios caseiros para reduzir o colesterol.

Doenças inflamatórias: gota e artrite

Como explicamos anteriormente, uma acumulação de ácido no corpo pode ter consequências negativas no organismo derivando em diferentes doenças. As dores articulares como a artrite e a gota são algumas das que podem acontecer. Por isso, outra propriedade do bicarbonato de sódio para a saúde é o de reduzir estas concentrações de ácido úrico na urina e no sangue, prevenindo o aparecimento destas doenças.

Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio - Tomar água com bicarbonato de sódio

Conselhos ao beber água com bicarbonato de sódio

Como referimos no início deste artigo, os benefícios do bicarbonato de sódio podem desaparecer se não consumir com moderação. Assim como alguns níveis de ácidos podem ter um impacto negativo, também pode ser prejudicial um excesso alcalino.

Por isso, não é aconselhável consumir este produto em altas doses nem por longos períodos de tempo. Também não é recomendável que seja ingerido por mulheres grávidas ou em período de amamentação, nem por crianças menores de 5 anos de idade.

Se deseja beber bicarbonato de sódio para evitar dores estomacais, deve ingerir após os alimentos serem digeridos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Cláudia De oliveira martins
Boa noite se eu tomar sal amargo com água fria faz efeito
Josias Lockmann
O Bicarbonato de sódio também é bom para dor de cabeça ? porque ?

Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio
1 de 3
Benefícios de tomar água com bicarbonato de sódio

Voltar ao topo da página