Os piolhos

Como combater os piolhos com óleo de Neem

Como combater os piolhos com óleo de Neem

Livre-se dos piolhos de uma vez por todas! O óleo de Neem é um dos remédios naturais mais eficientes para lidar com estes insetos que se acomodam no couro cabeludo produzindo coceira e desconforto. Existem muitos tratamentos que podem ajudar você a eliminar os piolhos, mas entre os naturais, destaca-se acima de todos este tipo de óleo que tanto se usa na medicina ayurvédica. Neste artigo de umComo vamos contar como combater os piolhos com óleo de Neem revelando a você tanto as suas propriedades como as diferentes formas que pode usá-lo.

Passos a seguir:

1

O óleo de Neem é um óleo terapêutico que contém múltiplos benefícios mas, sobretudo, destaca-se pelas suas propriedades fungicidas e bactericidas, que ajudam a combater e a prevenir os ataques das bactérias tanto no cabelo como na pele (por isso, também é um produto ideal para tratar o eczema ou acne). Por este motivo, é uma alternativa perfeita para poder tratar as doenças infecciosas que ocorrerem no couro cabeludo, como é o caso dos piolhos, mas também a caspa.

Se usar de forma frequente o óleo de Neem em sua higiene, conseguirá não só reduzir a infecção (se sofrer de piolhos atualmente) se não, também, conseguirá estar se prevenido contra futuros ataques. Além disso, também contém propriedades umectantes, com as quais conseguirá que o seu cabelo esteja hidratado e nutrido melhorando, assim, a sua aparência.

Como combater os piolhos com óleo de Neem - Passo 1
2

Existem diferentes formas de usar o óleo de Neem para os piolhos. Uma das melhores formas é usá-lo diariamente quando lavamos a cabeça, para isso, será necessário adicionar apenas cerca de 12 gotas deste óleo dentro do xampu que usa habitualmente. Tenha em conta que a quantidade aconselhada é adicionar 12 gotas para cada 150 ml de xampu.

Outra forma de aproveitar as propriedades antibacterianas deste produto natural é fazer um enxágue final após cada lavagem. Para fazer isso, só precisará de preparar uma infusão em uma panela grande (especialmente se tiver o cabelo longo) e, após a lavagem, terá que jogá-la no cabelo para aumentar, assim, o seu efeito inseticida. Se você tem piolhos, este tratamento conseguirá que a lêndea se inche e, portanto, seja mais fácil extrai-la do cabelo com o pente.

Também pode optar por aplicar o óleo de Neem no pente com o qual se penteia diariamente já que, assim, expandirá as suas propriedades por todo o couro cabeludo e pelas pontas fazendo que, diariamente, esteja se prevenido de possíveis infecções futuras. Para isso, só terá que verter um pouco deste óleo no pente ou aplicá-lo com a ajuda de um algodão.

Como combater os piolhos com óleo de Neem - Passo 2
3

Uma vez que tenha conseguido eliminar os piolhos, é essencial tomar medidas preventivas que ajudem você a evitar um possível contágio. Por isso, já indicamos nos pontos anteriores que o óleo de Neem é ideal para ser usado de forma habitual, já que atua como um antibacteriano que manterá você protegido durante todo o dia.

Mas além deste, também há outras soluções que pode levar a cabo para conseguir prevenir os piolhos:

  • Evite compartilhar produtos de higiene ou que estejam em contato com o cabelo como, por exemplo, pentes, elástico, lençol, etc.
  • Lave a roupa de cama e os gorros em um programa de lavagem de 60 graus já que, assim, conseguirá matar as lêndeas que costumam morrer com temperaturas superiores aos 50 graus.
  • Mantenha uma boa higiene de sua casa passando o aspirador em zonas de uso comum como as poltronas, o sofá, os assentos do carro, etc.
  • Troque a roupa de cama uma vez por semana, bem como as toalhas de banho. E lembre-se de lavá-las em altas temperaturas para se certificar de matar qualquer inseto ou bactéria que possa ter se aninhado.
Como combater os piolhos com óleo de Neem - Passo 3
4

Se vai começar a usar óleo de Neem na sua vida diária, é essencial que conheça alguns aspectos relativos ao seu uso como, por exemplo, que deve evitar o contato direto com os olhos pois pode provocar coceira e vermelhidão. Além disso, está desaconselhado para grávidas pois trata-se de um tipo de óleo emenagogo, ou seja, que favorece a produção de estrogênios.

É importante, também, tentar que o óleo que decidiu usar seja ecológico porque, assim, evita-se que tenha pesticidas ou produtos químicos que podem ser prejudiciais para a sua saúde capilar. Além disso, para prolongar a sua durabilidade, em umComo recomendamos a você que o mantenha em um recipiente de vidro opaco e que esteja afastado da luz e do calor, assim, irá se conservar melhor.

Veja também: Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

Como combater os piolhos com óleo de Neem - Passo 4
5

Um dos lugares onde é mais habitual sofrer de piolhos é nas escolas, pois são muito contagiosos e se uma criança da classe tiver, é possível que os outros também tenham. Neste sentido, recomendamos a você que aprenda a fazer repelentes caseiros para piolhos para conseguir que seu filho esteja protegido caso exista uma infestação no colégio.

O vinagre de maçã é um dos melhores ingredientes para preparar estas loções, já que a acidez que contém é perfeita para manter estes insetos sob controle. Para aproveitar esta funcionalidade, só terá que aplicar um pouco de água misturada com vinagre e jogar no cabelo seco; deixe atuar durante 2 horas e repita este tratamento 2 vezes por mês para ficar completamente protegido.

Mas se você preferir um aroma mais agradável, o óleo de lavanda com certeza que agradará a você. O aroma desta planta consegue repelir os piolhos, de modo que para preparar uma solução destas características só terá que adicionar umas gotas deste óleo essencial no xampu diário e lavar o cabelo como faz habitualmente.

Se quer mais ideias, convidamos você a ler o nosso artigo sobre como fazer repelente para piolhos.

Como combater os piolhos com óleo de Neem - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater os piolhos com óleo de Neem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eduardo
Gostei da materia .mas onde consigo comprar esse oleo neen
marco aurelio de barros
gostei da matéria.Como acabar com os piolhos com óleo de neem
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marco! Que bom saber que a matéria foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 6
Como combater os piolhos com óleo de Neem