Os piolhos

Como fazer repelente para piolhos

Como fazer repelente para piolhos

Os piolhos são um dos parasitas mais comuns que se contagiam na cabeça das crianças. Trata-se de insetos que se nutrem do sangue de nosso corpo e que podem se reproduzir muito rapidamente, por isso é importante eliminá-los assim que forem detectados. Os piolhos produzem uma forte coceira na região da cabeça, fazendo que as pessoas cocem com força para aliviar e podem fazer feridas.

Nas farmácias existem muitos produtos para tratar os piolhos; no entanto, em umComo mostramos-lhe como fazer repelente para piolhos, um produto caseiro que funcionará perfeitamente para a luta contra estes parasitas. Tome nota!

Passos a seguir:

1

Repelente para piolhos com óleo de eucalipto ou óleo de árvore de chá. O aroma que desprendem estes óleos essenciais não agrada aos piolhos; portanto, servirá como uma ferramenta ideal para conseguir eliminá-los de um modo eficaz. Para consegui-lo, basta verter umas gotas destes óleos no xampu habitual e deixar agir durante uns 30 minutos antes de enxaguar o xampu.

Como fazer repelente para piolhos - Passo 1
2

Repelente para piolhos com alecrim ou lavanda. O aroma destas duas plantas também funciona como repelente para os piolhos; portanto, funcionará perfeitamente tanto para evitar o contágio como para eliminá-los da cabeça.

Para conseguir fazer este remédio caseiro, só precisará dos óleos essenciais da planta que preferir, alecrim ou lavanda, e acrescentar no xampu habitual. Deverá deixar a mistura agir durante uns 30 minutos e depois enxaguar com bastante água.

Como fazer repelente para piolhos - Passo 2
3

Repelente para os piolhos com vinagre de maçã. Trata-se de uma solução que previne o contágio dos piolhos, mas que, caso os tenha, não os elimina completamente: só acaba com as lêndeas (os ovos dos piolhos). No entanto, dada à acidez deste vinagre, é um remédio muito eficaz para evitar ter piolhos.

Para o conseguir, só tem que aplicar um pouco de água misturada com vinagre de maçã (em partes iguais) sobre o cabelo seco. Durante 2 horas deverá deixar agir esta mistura coberta com uma toalha ou um gorro e, passado este tempo, deverá enxaguar bem o cabelo para eliminar qualquer resto. Repita este processo 2 vezes ao mês e estará protegido contra os piolhos.

Sugestão: Quanto tempo demora para Ivermectina fazer efeito

Como fazer repelente para piolhos - Passo 3
4

É importante que, além destes repelentes para piolhos, tenha em conta alguns aspectos que ajudarão você a se prevenir do contágio destes parasitas:

  • Evite ao máximo compartilhar escovas para o cabelo com outras pessoas.
  • Lave toda a roupa em programas da lavadora que superem os 60ºC já que os piolhos morrem com temperaturas superiores aos 50ºC.
  • Lave o cabelo de maneira frequente e, sempre que puder, acrescente algum dos óleos essenciais que comentamos: o aroma será ótimo e estará protegido contra os piolhos.

Em umComo damos-lhe outros conselhos práticos para prevenir os piolhos que podem funcionar na perfeição.

Como fazer repelente para piolhos - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer repelente para piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
gisele
posso passar essa mistura de vinagre na minha bb de 10 meses pois ela vai na creche e nao gostaria que ela pegasse piolho
mariane de souza
Escabin é bom para piolhos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariane! Uma das indicações desse remédio é precisamente para piolhos, mas é importante seguir sempre as recomendações do seu médico ou farmacêutico. Obrigada pelo comentário!
Amanda lima
Escabin fere o couro cabeludo todo nao usem
PATRÍCIA MELLO
Escabin PRO que é DIMETICONA 4%, é totalmente seguro e não causa danos ao couro cabeludo e aos cabelos
É um silicone que mata os piolhos por asfixia. Não é veneno!
Elimina as lêndeas também. Porém tem que reaplicar o produto 7 dias depois pra evitar reinfestação. Não é shampoo. Tem que ficar com o produto durante 8 hs nos cabelos. Eu peguei R$ 28,90 na Drogaria São Paulo.
Paulo Jorge Oliveira
Melhor remédio para acabar com piolhos: álcool e cânfora. Dissolver 3 ou 4 pedras de cânfora em 200 ml de álcool, molhar todo o cabelo e abafar por uns 20 minutos. Depois é só lavar e pronto, adeus piolhos e lêndeas. Essa mistura é barata e prática.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paula, obrigada por partilhar essa dica conosco!
Mara Nelma Toledo
Qual o tipo do alcool p fazer este repelente contra os piolhos e lendeas .
1 de 5
Como fazer repelente para piolhos