Os piolhos

Como tratar piolhos de aves em humanos

Como tratar piolhos de aves em humanos

Os piolhos são os parasitas mais comuns encontrados em aves, muitas vezes confundidos com ácaros devido à sua idêntica aparência. Alguns destes parasitas alojam-se na superfície do corpo das aves, na pele, penas e até nas narinas, enquanto que outros entram na pele da ave, alimentando-se do seu sangue. Existem várias espécies de piolhos e, algumas aparecem apenas em determinadas espécies de aves, como os canários e os periquitos. Estes parasitas tornam-se bastante incômodos para a ave e, o pior de tudo é que o ser humano também pode ser mordido por eles, ao entrar em contato com eles. Não é preciso ter uma ave como animal de estimação, para ser mordido por um piolho de ave. Você pode ter um ninho de aves infestado bem perto de sua casa, e estes bichinhos podem acabar por entrar em sua casa. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar piolhos de aves em humanos.

Vai precisar de:

  • Loção de calamina.
Também lhe pode interessar: Como prevenir os piolhos no corpo

Passos a seguir:

1

Caso tenha sido afetado por piolhos de aves, a primeira coisa que deverá fazer é certificar-se de que se trata de um piolho de ave. É importante saber que tipo de bichinho mordeu você, porque dependendo disso o tratamento poderá ser diferente. Se tiver dúvidas na identificação do parasita, o mais recomendável é consultar um especialista de controle de pragas.

Como tratar piolhos de aves em humanos - Passo 1
Imagem: imunilar.com.br
2

De seguida, deverá encontrar a fonte destes parasitas. Se tiver alguma ave como animal de estimação, deverá levá-la de imediato ao seu veterinário para que lhe indiquem o tratamento adequado. Se o seu animal estiver infestado com piolhos, você notará uma queda excessiva de penas e uma mudança de comportamento, podendo ficar mais cansado ou agitado. De qualquer forma, para identificar estes parasitas deverá utilizar uma lupa, pois são bastante pequenos. Caso não tenha nenhuma ave como animal de estimação, deverá procurar por ninhos em zonas à volta de sua casa e dentro de sua casa, como no pátio, calhas, beirais, varanda, garagem, sótão e outras zonas que achar que pode encontrar ninhos.

Como tratar piolhos de aves em humanos - Passo 2
Imagem: pastorfernandomacedo.com.br
3

Como esta praga entrou em sua casa, o melhor é lavar todas as suas toalhas, roupas de cama e peças de roupa com que tenha entrado em contato. Normalmente, os piolhos de aves morrem dentro de dois dias se não encontrarem um novo hospedeiro, mas é melhor prevenir para que isso não aconteça. Lavar toda a sua roupa em água quente irá ajudar a evitar mais mordidas deste parasita.

Como tratar piolhos de aves em humanos - Passo 3
Imagem: blog.lolahome.com.br
4

Se as mordidas destes parasitas forem graves e apresentarem erupções, deve consultar o seu médico para lhe prescrever algum anti-histamínico. Caso contrário, deverá apenas utilizar cremes para tratar a coceira na pele, como uma loção de calamina.

Como tratar piolhos de aves em humanos - Passo 4
Imagem: ultrafarma.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar piolhos de aves em humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Luiza
Como tratar piolhosobre de aves em humanos
bruno
São ácaros sim. Piolhos são diferentes.
marcelo
olá boa tarde,eu estou sofrendo a um ano com um tipo de parasita em minha cama meu coberto e travesseiro,anda pelo meu rosto e corpo ja nem consigo dormi mais,atacam mais anoite creio que seja piolho de passaro ja passei varios venenos e nada de eliminar,nao sei se tem aver mas na minha casa de cima que esta desativada deu muitos morcegos o chao qdo fui ver estava cheio de feses, por favor tem como vcs me ajudarem com algum nome de veneno ou de qualquer forma. muito obrigado
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Como esta praga entrou em sua casa, o melhor é lavar todas as suas toalhas, roupas de cama e peças de roupa com que tenha entrado em contato. Normalmente, os piolhos de aves morrem dentro de dois dias se não encontrarem um novo hospedeiro, mas é melhor prevenir para que isso não aconteça. Lavar toda a sua roupa em água quente irá ajudar a evitar mais mordidas deste parasita. Junte 200 g de fumo em corda cortado em pedaços bem pequenos com 1 litro álcool e 250 ml de óleo de eucalipto, deixe repousar por 4 dias, pois o óleo de eucalipto é que vai dar ao inseticida a ação residual com mais eficácia. Coe e aplique nos locais em que os pássaros dormem e nos sítios com parasitas. Faça a aplicação 3 vezes por semana ou ate que se elimine toda a infestação.
Vinicius
Uma vez, tive sintomas parecidos. Fui ao dermatologista e descobri que era sarna. Ele perguntou o meu peso e me receitou ivermectina. Fiz o tratamento sob supervisão médica e tive que lavar todas as roupas e as roupas de cama ou deixar tudo no varal por quatro dias. Foi uma luta. Mas consegui me livrar do problema. Você precisa ver um dermatologista ou um clínico geral o mais rápido possível.
A sua avaliação:
SOCRATES SILVA
SOU ALERGICO E PIOLHO ME PICOU MEU BRACO ESTA VERMELHO INCHOU E ESTSA COÇANDO O QUE PASSAR?
NAO ESTOU ENTENDENDO O GMAIL E ESTE.
mariana
ola estou desesperada pois acho que estou com piolho de galinha
regi marcos v. de oliveira
bom dia ,moro em uma casa antiga e o telhado tem muito ninho de pardal ,apesar dos quartos serem forrados ultimamente eu minha esposa e dois filhos estamos sempre com coceiras insuportaveis ,parece que tem alguma coisa andando no corpo ,mas nao vemos nada ,sao coceira seguidas de carocinhos, pode ser piolho de pardais.
Helô
Boa tarde! Você conseguiu descobrir qual o tipo de infestação e se livrar do problema? O que você usou? Estou com os mesmos sintomas. Já lavei as roupas, usei vários medicamentos e nada resolve! Obrigada!
valerio da silva
que remediu e bom para pionlho em trinca ferro
FRANCISCO HÉLIO CUNHA MEDEIROS
A COISA É MAIS SÉRIA DO QUE SE IMAGINA. Tenha misericórdia das pessoas e divulgue este link. É sem fins lucrativos. Grato.
Imagem: imunilar.com.br
Imagem: pastorfernandomacedo.com.br
Imagem: blog.lolahome.com.br
Imagem: ultrafarma.com.br
1 de 5
Como tratar piolhos de aves em humanos