menu
Partilhar

Como evitar piolhos

 
Por Redação umCOMO. 11 outubro 2021
Como evitar piolhos

É tão comum quanto temido. O que parecia uma leve coceira e formigamento no couro cabeludo se transforma em uma coceira desconfortável e alarmante que não pode significar outra coisa que: temos piolhos. Estes pequenos e irritantes animais vivem na superfície do cabelo dos seres vivos e se alimentam do sangue que obtêm após morderem.

Sua aparição pode ser repentina e sua propagação costuma ser rápida e muito contagiosa. Só precisamos nos inspecionar e a nossos filhos para descobrir que aquelas bolinhas pretas e brancas em nossas cabeças são de fato piolhos e lêndeas. Estas pragas de pele podem aparecer não apenas na cabeça, mas também nas sobrancelhas, nos cílios e até mesmo nas áreas íntimas.

Felizmente, hoje em dia há uma infinidade de remédios clínicos e caseiros com os quais você pode prevenir e eliminar piolhos e tornar este problema desconfortável e frequente um mero susto. Neste artigo do umCOMO, revisamos algumas dicas sobre como evitar piolhos. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como ocorre o contágio de piolhos

Limpeza do cabelo e usos individuais

Se você se pergunta como não pegar piolho, um dos fatores mais importantes e essenciais para evitá-los é a limpeza e desinfecção adequadas. Muito frequentemente, essas pragas aparecem no início do período escolar e geralmente são os membros mais jovens da família que acabam com esses pequenos animais desconfortáveis na cabeça após terem passado o dia inteiro brincando e compartilhando com outros.

Em situações como esta, o melhor a fazer para evitar piolhos naturalmente é limpar e escovar o cabelo diariamente com produtos de qualidade que fortalecem o cabelo. Acima de tudo, deve-se evitar compartilhar objetos pessoais como bonés, chapéus, escovas, cachecóis e qualquer outra peça que entre em contato com a cabeça.

Pentear o cabelo com pente fino

Além do que dissemos anteriormente, outro dos maiores aliados na hora de localizar e detectar uma praga de piolhos é o pente fino.

Este instrumento é muito parecido com um pente, mas seus dentes são bem juntinhos com o objetivo de que, ao passá-lo pela superfície do couro cabeludo e do cabelo, arrastem todos os possíveis restos tanto de piolhos, como de seus ovos, as lêndeas.

Desta maneira, podemos cercearmos sua aparição e conseguir eliminar uma quantidade, ainda que o problemas preciso ser arrancado pela raiz.

Como evitar piolhos - Pentear o cabelo com pente fino

Desinfete os objetos próximos

Uma vez que sabemos que estamos sofrendo uma infestação de piolhos, um dos principais pontos para evitar sua propagação é precisamente evitar que contaminem outras pessoas ou objetos. É por isso que é muito importante controlar e limpar todas as áreas comuns e ter cuidado com roupas e superfícies de tecido, como almofadas, travesseiros ou toalhas.

Repelentes e shampoo para evitar piolhos

Quando se trata de combater e eliminar piolhos e lêndeas, um dos remédios para acabar com piolhos mais rápidos e eficazes são os shampoos antipiolhos e repelentes de piolhos. Antigamente, o problema terminava quando o cabelo era cortado, pois todos os insetos eram removidos.

Se você se pergunta como evitar piolhos, temos produtos nas farmácias que, sem danificar nosso cabelo ou pele, conseguem matar e eliminar a praga dos piolhos em apenas algumas lavagens. Estes produtos causam a morte dos piolhos devido à sua desidratação sem fornecer agentes químicos prejudiciais ao nosso organismo.

Como evitar piolhos - Repelentes e shampoo para evitar piolhos

Remédios caseiros para matar piolho

Entretanto, se você estiver procurando remédios caseiros para matar piolho, há uma infinidade de produtos naturais que podem ser muito eficazes. As infestações de piolhos têm sido bastante frequentes ao longo da história e os remédios caseiros costumam ser capazes de lidar com eles. Com a ajuda e informação que temos hoje, listamos o que o piolho não gosta para evitá-los na sua cabeça:

  • Óleos essenciais: basta misturar duas colheres de sopa de azeite de oliva com 15 gotas de um óleo essencial e aplicá-lo no couro cabeludo, deixando-o sobre o couro cabeludo durante a noite. Os óleos mais eficazes são lavanda, cravo, eucalipto, anis, canela, tomilho, hortelã-pimenta, coco e melaleuca.
  • Vinagre: um dos maiores desinfetantes naturais. Basta aplicá-lo em todo o couro cabeludo, cobri-lo com uma touca de banho e deixá-lo agir por 4 horas.
  • Citronela: esta planta é ideal para repelir insetos. Misture álcool, óleo de citronela e citronela líquida, coloque-a em um spray e espalhe-a por toda a cabeça. Após apenas 5 minutos de descanso, o efeito será perceptível.

Neste outro artigo do umCOMO você pode ver como evitar piolhos com um repelente natural. Caso você se pergunte como saber se estou com piolho, este outro artigo pode te ajudar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar piolhos
1 de 3
Como evitar piolhos

Voltar ao topo da página