Partilhar

O ciclo de vida dos piolhos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
O ciclo de vida dos piolhos

A vida dos piolhos é praticamente feita na cabeça do ser humano, uma vez que fora dela eles não conseguem sobreviver mais de 24 horas devido à falta de alimento e à temperatura inadequada. Os piolhos vivem entre 33 e 35 dias, tempo no qual passam por 3 etapas fundamentais que os distinguem, no entanto apesar da sua vida curta estes insetos se reproduzem de forma ágil pondo ovos com eficácia, motivo pelo qual se torna importante eliminar a praga o quanto antes para evitar que se propague. Neste artigo de umComo explicamos o ciclo de vida dos piolhos com detalhe.

Também lhe pode interessar: Substâncias para a eliminação dos piolhos

As lêndeas

As lêndeas estão no cabelo durante uns 6-7 dias. São os ovos dos piolhos e encontram-se agarrados à base do cabelo devido a um líquido que a fêmea secreta, quem deposita os seus ovos perto da raiz do cabelo onde têm a temperatura perfeita. As lêndeas são pequenos pontos de cor marrom ou bege que podem se confundir com a caspa, elas não podem saltar nem passar para a cabeça de outro hóspede pelo que até que não se convertam em piolhos não são contagiosas, no entanto cerca de 60% conseguirá converter-se com êxito num piolho.

O ciclo de vida dos piolhos - As lêndeas

As ninfas

As ninfas duram uns 9-10 dias, são os piolhos recém saídos do ovo. Torna-se impossível para nós distingui-las porque são invisíveis para o olho humano. O corpo das ninfas sofre três mudanças antes de se converter no piolho adulto e poder se reproduzir.

O piolho adulto

O piolho adulto tem uma vida de 15-16 dias. O êxito destes insetos reside na grande capacidade de acasalamento do macho, que pode fertilizar uma grande quantidade de fêmeas sem se cansar e, cada vez que o faz estas depositarão diariamente de 4 a 8 ovos durante cerca de 3 semanas, pelo que cada piolho fêmea poderá dar origem a entre 60 e 120 ovos ao longo da sua vida.

Se a reprodução não se parar poderão invadir por completo a cabeça dos seus hóspedes, que costumam ser crianças na idade escolar que oscilam entre os 3 e 11 anos, causando um grande incômodo. Saber como verificar a cabeça para detetar os piolhos torna-se importante assim como aplicar o tratamento adequado, uma vez que os mesmos desaparecerem é necessário aprender a preveni-los para evitar novos e incômodos surtos.

O ciclo de vida dos piolhos - O piolho adulto

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O ciclo de vida dos piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O ciclo de vida dos piolhos

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Madalena
Foi bom o artigo,pois conhecendo o ciclo do parasita,fica mais fácil realizar o tratamento.
clovis
Minha filha so acabou piolhos com insetiticida. Remedios nao deu Conta.
Vânia
eu sou atacada por insetos e não se e bed bugs, piolhos do corpo e cabeca ou outro inseto... Já contratei uma empresa de detetizacao e ainda sou mordida todos os dias... Por favor podem me ajudar pois já estou em estado deprecivo. Obrigada

O ciclo de vida dos piolhos
1 de 3
O ciclo de vida dos piolhos

Voltar ao topo da página