Como saber se o meu filho tem piolhos
Os piolhos são uma das maiores dores de cabeça para os pais, e estes insetos são muito comuns em idades escolares entre os 3 e os 11 anos, causando coceira e incômodos aos pequenos e fomentando o risco de contagiar os amigos e membros da família. Saber verificar a cabeça da criança para determinar se estes insetos ou os seus ovos se encontram presentes, é fundamental para combater esta praga desde o começo e eliminá-la o quanto antes. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe como saber se o seu filho tem piolhos.
Vai precisar de:
- Um pente para piolhos
Passos a seguir:
Alguns dos sintomas ou sinais que lhe podem alertar da presença de piolhos na cabeça são: sentir cócegas ou que algo se mexe no couro cabeludo, coceira intensa e profunda, aparecimento de feridas como consequência de arranhar a cabeça, irritabilidade e dificuldade para descansar e dormir pela noite pois este é o momento em que os piolhos estão muito mais ativos.
Se o seu filho tem os sintomas anteriormente descritos, bastará dedicar uns minutos para revisar a cabeça para saber se há lêndeas ou piolhos. De seguida, mostramos-lhe os passos a seguir para o fazer de maneira correta.
Em primeiro lugar, deve saber que deve realizar a verificação com o cabelo seco ou úmido, sendo que neste último caso as lêndeas e os piolhos podem ser vistas mais facilmente. Por isso, o primeiro passo que deve seguir é molhar o cabelo enxaguando-o debaixo da torneira ou usando uma embalagem com pulverizador cheia de água.
Uma vez que o cabelo esteja molhado, coloque um banco onde houver um foco de luz e peça ao seu filho para se sentar nele, assim a visibilidade será muito maior. Aconselhamos que adquira um pente de dentes muito estreitos e especialmente indicado para retirar piolhos, mas se não dispõe de um pode utilizar, ao invés dele, um pente normal que tenha em casa.
De seguida, terá que examinar a base do cabelo mecha por mecha com a ajuda do pente. Vá revisando cuidadosamente para observar se há lêndeas que são os ovos dos piolhos e se caraterizam por ser umas pequenas partículas brancas ou amareladas com forma de lágrima. Estas costumam estar agarradas ao couro cabeludo.
Preste também muita atenção à zona da nuca e por detrás das orelhas, uma vez que nestas áreas costumam localizar-se os piolhos com mais frequência. Isto é devido à temperatura nesses pontos ser mais constante e a que o cabelo sofre menos quebras.
Se houver piolhos deverá vê-los no pente que utilizou sobre o cabelo, mas se ainda assim não está completamente segura, sacuda com força o pente no lavatório ou sobre um pedaço de papel branco e rapidamente verá se há algum piolho. Por fim, limpe o pente sobre uma torneira de água para que a água leve estes incômodos insetos.
No caso dos piolhos se terem instalado na cabeça do seu filho será necessário que, de imediato, inicie o tratamento adequado para os eliminar e se certificar de que mais nenhum membro da família sofre deles. Nos seguintes artigos poderá ver conselhos úteis para combater estes pequenos parasitas:
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu filho tem piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.