Os piolhos

Como saber se o meu filho tem piolhos

Como saber se o meu filho tem piolhos

Os piolhos são uma das maiores dores de cabeça para os pais, e estes insetos são muito comuns em idades escolares entre os 3 e os 11 anos, causando coceira e incômodos aos pequenos e fomentando o risco de contagiar os amigos e membros da família. Saber verificar a cabeça da criança para determinar se estes insetos ou os seus ovos se encontram presentes, é fundamental para combater esta praga desde o começo e eliminá-la o quanto antes. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe como saber se o seu filho tem piolhos.

Vai precisar de:

  • Um pente para piolhos
Também lhe pode interessar: Como evitar piolhos

Passos a seguir:

1

Alguns dos sintomas ou sinais que lhe podem alertar da presença de piolhos na cabeça são: sentir cócegas ou que algo se mexe no couro cabeludo, coceira intensa e profunda, aparecimento de feridas como consequência de arranhar a cabeça, irritabilidade e dificuldade para descansar e dormir pela noite pois este é o momento em que os piolhos estão muito mais ativos.

Se o seu filho tem os sintomas anteriormente descritos, bastará dedicar uns minutos para revisar a cabeça para saber se há lêndeas ou piolhos. De seguida, mostramos-lhe os passos a seguir para o fazer de maneira correta.

Como saber se o meu filho tem piolhos - Passo 1
2

Em primeiro lugar, deve saber que deve realizar a verificação com o cabelo seco ou úmido, sendo que neste último caso as lêndeas e os piolhos podem ser vistas mais facilmente. Por isso, o primeiro passo que deve seguir é molhar o cabelo enxaguando-o debaixo da torneira ou usando uma embalagem com pulverizador cheia de água.

3

Uma vez que o cabelo esteja molhado, coloque um banco onde houver um foco de luz e peça ao seu filho para se sentar nele, assim a visibilidade será muito maior. Aconselhamos que adquira um pente de dentes muito estreitos e especialmente indicado para retirar piolhos, mas se não dispõe de um pode utilizar, ao invés dele, um pente normal que tenha em casa.

De seguida, terá que examinar a base do cabelo mecha por mecha com a ajuda do pente. Vá revisando cuidadosamente para observar se há lêndeas que são os ovos dos piolhos e se caraterizam por ser umas pequenas partículas brancas ou amareladas com forma de lágrima. Estas costumam estar agarradas ao couro cabeludo.

Como saber se o meu filho tem piolhos - Passo 3
4

Preste também muita atenção à zona da nuca e por detrás das orelhas, uma vez que nestas áreas costumam localizar-se os piolhos com mais frequência. Isto é devido à temperatura nesses pontos ser mais constante e a que o cabelo sofre menos quebras.

5

Se houver piolhos deverá vê-los no pente que utilizou sobre o cabelo, mas se ainda assim não está completamente segura, sacuda com força o pente no lavatório ou sobre um pedaço de papel branco e rapidamente verá se há algum piolho. Por fim, limpe o pente sobre uma torneira de água para que a água leve estes incômodos insetos.

6

No caso dos piolhos se terem instalado na cabeça do seu filho será necessário que, de imediato, inicie o tratamento adequado para os eliminar e se certificar de que mais nenhum membro da família sofre deles. Nos seguintes artigos poderá ver conselhos úteis para combater estes pequenos parasitas:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu filho tem piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ellem silva
eu queria a receita de um remedio caseiro pra matar piolho, e nao oque e necessario, mas mesmo assim muito obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ellem, nesse link você encontrará remédios caseiros para eliminar piolhos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-remover-piolhos-e-lendeas-com-remedios-caseiros-3335.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
1 de 3
Como saber se o meu filho tem piolhos