Como curar a tosse seca em crianças
A tosse seca é um problema muito comum nas crianças, que causa um grande desconforto nos pequenos, que costumam manifestar dor no peito, irritação na garganta e falta de descanso devido a esta condição. Tratá-la a tempo é importante para garantir o bem-estar da criança e impedir que a tosse evolua a uma condição mais complexa.
No início, esta condição pode ser tratada em casa, no entanto, quando a tosse dura mais de uma semana, é conveniente ir a um médico para descartar a presença de infecções respiratórias e outros quadros. Se de momento procura soluções caseiras continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar para você como curar a tosse seca em crianças com estas recomendações.
Passos a seguir:
A tosse é uma reação do nosso organismo que ocorre quando um corpo estranho dificulta as vias respiratórias, o ato de tossir permite liberar as vias e garantir uma adequada respiração. A tosse seca nas crianças costuma ocorrer após uma gripe ou resfriado, mas também devido à presença de alergia, doenças respiratórias como a asma, ou pela constante exposição a irritantes como o cigarro, o pó ou a fumaça.
A tosse costuma diminuir e desaparecer ao fim de uns dias, no entanto, às vezes esta pode persistir, o que nos leva a recorrer a um especialista. É importante levar a criança ao médico quando:
- A criança tosse com sangue ou expulsa catarro muito verde.
- Tem problemas para respirar.
- Passa mais de uma semana com tosse.
- Tem outros sintomas como febre, vômitos, dor abdominal, etc.
- A criança não come, está apática e tem perdido peso.
- Quando se trata de um bebê com menos de um ano.
Se ainda não há motivos para se preocupar, então uma boa forma de começar a curar a tosse seca em crianças é administrando ao pequeno uma colher de sopa de mel misturada com umas gotas de limão como um xarope. O mel ajuda a suavizar a garganta, conta com propriedades antibacterianas e é ideal para fortalecer o sistema imunológico, enquanto que o limão contribui com uma boa dose de vitamina C e ajuda a lutar contra as infecções, gripes e catarros.
Dê-lhe este remédio caseiro 3 vezes por dia, a última ingestão deve ser antes de dormir.
Um banho quente é uma das melhores formas de combater a tosse e favorecer a expulsão da mucosidade presente nos pulmões. O vapor é um excelente expectorante e se o combinarmos com uma planta que ajude a garantir a saúde respiratória, como o eucalipto, podem ser obtidos excelentes resultados.
Se tem banheira, encha-a de água quente, feche a porta do banheiro e introduza nela 3 folhas de louro. Depois coloque a criança na água e permita que tome um banho e desfrute do vapor que se gera no ambiente, que junto ao aroma do louro, ajudará a desobstruir as vias respiratórias. Se não conta com banheira, um bom chuveiro quente também terá um efeito positivo.
Existem muitos remédios caseiros para a tosse seca que são altamente eficazes, mas é provável que o pequeno não queira experimentá-los, por isso deve optar por alternativas mais simples. Colocar um vaporizador em casa e adicionar essência de eucalipto nele é uma ótima forma de combater a tosse seca, evitar o desconforto da garganta e ajudar a curar esta condição.
Recomenda-se ativá-lo quando o pequeno estiver em casa e colocá-lo no seu quarto durante a noite para diminuir os episódios de tosse.
Os vapores de eucalipto ou os de louro são uma excelente opção para curar a tosse seca em crianças, ainda que muitos pequenos não se sintam cômodos com a ideia de respirar vapor de uma panela durante vários minutos.
Este remédio favorece a expectoração, limpando as vias respiratórias e ajudando o pequeno a sentir-se melhor em uma questão de minutos. Para o fazer, coloque um litro de água em uma panela, adicione duas ou três folhas de eucalipto ou de louro e coloque para ferver, quando atingir o ponto de ebulição deixe por mais 5 minutos no fogo e depois apague e retire. Com muito cuidado para não se queimar, coloque a panela em uma mesa e deixe que a criança se sente perto, envolva sua cabeça com uma toalha e faça com que respire o vapor que vai saindo da panela durante 15 minutos.
É importante manter o pequeno vigiado durante todo o processo para evitar queimaduras com a água quente.
Outras opções que ajudarão você a curar a tosse seca em crianças são:
- Administrar pelo menos 2 litros de água por dia à criança, o líquido ajuda a eliminar com maior facilidade a mucosidade, seja pelo nariz ou através da expectoração.
- A infusão de menta com uma colher de chá de mel é também uma boa alternativa, se o pequeno gostar do seu sabor pode administrar 3 xícaras diárias desta bebida.
- Durante a noite é importante que a criança durma ligeiramente erguida, deste modo os ataques de tosse irão diminuir e a criança poderá descansar melhor.
- Evite que em casa se acumulem agentes que possam aumentar a tosse da criança, por isso recomenda-se ventilar bem o seu quarto e toda a casa e não fumar em casa.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a tosse seca em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.