Tosse seca

Curar tosse imediatamente - alívio em minutos!

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. 18 dezembro 2017
Curar tosse imediatamente - alívio em minutos!

Quando somos atacados pela tosse, a coceira na garganta pode surgir nos piores momentos e ser tão irritante como desconfortável. Este sintoma pode ser um obstáculo no dia-a-dia, afetando o trabalho, o tempo com a família, o sono e a conclusão necessária de qualquer tarefa. A maioria das tosses desaparece sozinha após umas semanas, mas o desconforto provocado faz com que a maioria das pessoas procure um tira tosse imediato.

Os remédios para parar tosse imediatamente funcionam de forma diferente para cada pessoa, sendo que uns funcionam para alguns, enquanto outros são mais indicados para outros. O umCOMO compilou as melhores soluções para cortar tosse imediatamente, incluindo remédios caseiros, medicamentos e alterações ambientais que vão proporcionar o alívio que você está procurando. Continue lendo para saber como curar tosse imediatamente e descubra as soluções mais eficazes!

Também lhe pode interessar: Como curar a tosse seca em crianças

Índice

  1. Como curar tosse imediatamente?
  2. Remédios caseiros para curar tosse imediatamente
  3. Medicamentos para curar tosse
  4. Outras soluções eficazes para tosse
  5. Quando ir ao médico?

Como curar tosse imediatamente?

Existem 3 tipos de soluções para cortar tosse imediatamente, sendo que todas são bastante simples e acessíveis:

Remédios caseiros para curar tosse imediatamente

  • Manjericão
  • Mel
  • Especiarias
  • Leite dourado
  • Suco de Aloé Vera
  • Cebola

Medicamentos para curar tosse

  • Vicks Vaporub
  • Xaropes para tosse
  • Pastilhas para tosse

Outras soluções para tosse

  • Exercícios respiratórios para tosse
  • Mudar de posição
  • Usar um umidificador

Continue lendo para saber mais sobre cada uma destas soluções para parar tosse imediatamente e obter alívio rápido.

Remédios caseiros para curar tosse imediatamente

Os remédios caseiros para curar tosse seca ou produtiva funcionam, como mencionado no início do artigo, de forma diferente para cada pessoa. No entanto, estamos seguros de que alguma destas soluções é indicada para o seu caso, sendo necessário que você experimente até encontrar a que funciona melhor para o seu caso. Esses são os melhores remédios caseiros para curar tosse imediatamente:

Manjericão

Você sabia que o manjericão é um poderoso remédio caseiro para a tosse? O seu poder antibacteriano e antioxidante fazem desta planta a solução perfeita para acabar com a tosse em minutos. Confira as várias formas de usar manjericão para tosse:

  1. Masque algumas folhas de manjericão fresco para um alívio rápido.
  2. Coloque algumas folha de manjericão seco em água fervente e tome como chá.
  3. Adicione algumas gotas de óleo essencial de manjericão em uma panela e inale o vapor para eliminar a coceira na garganta.

Mel

O mel é um dos remédios naturais para tosse mais populares em todo o mundo, já que as suas propriedades podem aliviar os sintomas da tosse seca instantaneamente. Para usar o mel parar curar a tosse, siga os seguintes passos:

  1. Misture 5 colheres de sopa de mel com 2 colheres de sopa de óleo de coco.
  2. Adicione uma colher de sopa de suco de limão acabado de espremer.
  3. Leve a mistura ao fogo ou ao microondas por 2 minutos e o seu remédio caseiro para tosse está pronto a tomar. Deixe a mistura esfriar um pouco para evitar queimaduras.

Especiarias

As especiarias quentes são um remédio caseiro muito eficaz para a tosse, podendo ser incorporadas no seu chá para um alívio imediato. Siga o passo a passo para curar tosse com especiarias:

  1. Coloque água no fogo até ferver.
  2. Quando ferver, adiciona uma colher se sopa de sementes de anis ou um pau de canela na panela. Se você preferir, corte umas rodelas de gengibre e adicione à água fervente pois o gengibre também é um excelente remédio natural para curar tosse.

Leite dourado

O leite dourado é uma solução clássica para curar tosse, sendo especialmente indicado para curar tosse noturna. O seu poder antibiótico fará com que você acorde com mais disposição. Além disso, esta mistura de origem aiurvédica também apresenta outros benefícios para a saúde. Confira como preparar leite dourado para aliviar a tosse:

  1. Aqueça um copo de leite até ficar morno. Você pode usar bebidas vegetais como o leite de coco ou leite de amêndoa para adicionar sabor à bebida.
  2. Adicione uma pitada de açafrão-da-terra (também conhecido como cúrcuma) ao leite.
  3. Se desejar, adoce com um pouco de mel e tome antes de dormir.

Suco de Aloé Vera

A babosa, também conhecida como babosa, é uma planta com propriedades anti-inflamatórias que a tornam uma solução eficaz para combater a tosse e a coceira na garganta. Para beneficiar das suas propriedades, siga os passos seguintes:

  1. Comece por preparar um copo de suco de aloé vera. Você pode conferir a preparação no artigo: como fazer suco de aloé vera.
  2. Em seguida, adicione um pouco de mel para adoçar e a mistura está pronta.

Cebola

A cebola contém enxofre curativo e, por esse motivo, é uma das melhores curas para para tosse crônica. Para beneficiar das suas propriedades curativas, siga as instruções:

  1. Misture uma colher de chá de suco de cebola cru com uma colher de chá de mel.
  2. Deixe repousar por 3 a 4 horas.
  3. Tome este xarope 3 vezes por dia.
  4. Se você preferir, também preparar um caldo de cebola que funciona como uma poção mágica para parar tosse imediatamente.

Medicamentos para curar tosse

Assim como existem vários tipos de tosse, também estão disponíveis diferentes tipos de medicamentos adequados a cada caso. Se você combinar o uso de remédios caseiros com medicamentos, a probabilidade de aliviar a tosse imediatamente aumenta exponencialmente. Confira algumas soluções que podem ser adquiridas na farmácia:

Vicks Vaporub

Os estudos indicam que as crianças com mais de 2 anos de idade manifestaram alívio dos sintomas e melhorias no sono depois da aplicação de Vicks Vaporubs. Enquanto que o motivo para esta eficácia não é plenamente conhecido, os ingredientes como o mentol, cânfora e eucalipto podem ser a chave para o auxílio no alívio da congestão e da tosse noturna. Para parar a tosse imediatamente com Vicks, siga as seguintes recomendações:

  1. Aplique Vick Vaporub nos pés antes de dormir.
  2. Faça uma massagem relaxante nos pés de forma a fazer com que o produto penetre na pele.
  3. Calce um par de meias e procure dormir. O resultado é impressionante!

Xaropes para tosse

Se a sua tosse é acompanha de expectoração, um xarope expectorante pode ser muito útil na hora de remover o muco do seu organismo e aliviar a tosse. Estes produtos, que podem ser encontrados em qualquer farmácia, ajudam a limitar as secreções da tosse produtiva e a promover uma respiração regular.

Pastilhas para tosse

Os estudos indicam que os pacientes que consomem pastilhas para garganta a cada 2 ou 3 horas diminuem a duração dos resfriados para metade. A irritação causada pela tosse contante também é eliminada com a toma destes medicamentos que podem ser encontrados em qualquer farmácia. Enquanto que algumas opções do mercado incluem substâncias farmacêuticas indicadas para o tratamento deste sintoma, outras são compostas por ingredientes naturais que acalmam a tosse como mel, mentol ou eucalipto. Se você não tem estas pastilhas em casa, pode chupar uma bala para hidratar a garganta e obter um alívio semelhante.

Curar tosse imediatamente - alívio em minutos! - Medicamentos para curar tosse

Outras soluções eficazes para tosse

Além dos remédios naturais e medicamentos indicados para curar tosse imediatamente, existem algumas técnicas que você pode aplicar para aliviar o sintoma em minutos:

Exercícios respiratórios para tosse

Este exercício de respiração permite curar a tosse em 3 minutos ou menos. Experimente e confira:

  • Comece por beber um copo de água rapidamente, mas não demasiado rápido.
  • Em seguida, assoe o nariz até limpar os canais respiratórios de todos os mucos e resíduos que estão provocando a tosse.
  • Em seguida, respire profundamente pelo nariz durante dois minutos.
  • Este método é ideal para usar no momento em que a vontade de tossir surge, já que previne que você irrite a garganta e que o ato de tossir se torne um ciclo vicioso, piorando cada vez que você tosse.

Mudar de posição

Se você está sofrendo com tosse noturna ou diurna, fique sabendo que a posição horizontal é muito prejudicial para quem está tentando parar de tossir. Procure elevar a cabeça para reduzir a tosse provocada pelo gotejamento pós-nasal.

Usar um umidificador

Um umidificador ou um vaporizador podem ser muito útil na hora de curar a tosse seca imediatamente. Como adicionam umidade ao ambiente onde você se encontra, hidratam os canais respiratórios, o que ajuda a evitar a secura que provoca a tosse irritativa. Coloque o umidificador no ambiente onde você se encontra como o quarto ou o escritório.

Curar tosse imediatamente - alívio em minutos! - Outras soluções eficazes para tosse

Quando ir ao médico?

Se a tosse é persistente e nenhum destes remédios ou medicamentos proporciona alívio, recomendamos que você consulte o seu médico assim que possível. A tosse persistente pode ser um sintoma de uma condição mais séria como sinusite crônica, asma, bronquite, refluxo ou pneumonia, por isso não hesite em consultar a opinião de um especialista!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curar tosse imediatamente - alívio em minutos!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Curar tosse imediatamente - alívio em minutos!