menu
Partilhar

Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal

Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal
Imagem: mymedicalcity.com

Antes de decidir ter filhos, é importante que o casal esteja com a saúde em dia e que também conheça os seus tipos sanguíneos para saber como prevenir possíveis problemas ao longo da gestação. Para tanto, o umComo.com.br vai explicar como saber a incompatibilidade sanguínea do casal e o que pode ser feito.

Também lhe pode interessar: Sintomas do período fértil

Como funciona a incompatibilidade sanguínea

Assim como é importante que o casal esteja bem de saúde na hora que decidam ter um filho, é essencial que conheçam os seus tipos sanguíneos. Quando a gravidez é acompanhada por um médico especialista qualificado ele vai querer se certificar de que não existam riscos envolvidos na gestação. Assim, saber a incompatibilidade sanguínea do casal depende que homem e mulher façam exames de sangue quando não souberem que tipos possuem.

O caso mais comum de incompatibilidade sanguínea, que pode causar problemas para o feto, é quando a mulher possui sangue de tipo O, A, AB ou B com fator RH negativo e o homem possui fator RH positivo. Se o pai transmitir o seu RH para o bebê, o corpo da mãe pode rejeitá-lo, produzindo anticorpos para atacá-lo. Esse quadro tem como consequência uma série de doenças e até mesmo a morte. Porém, os riscos para o bebê são grandes apenas se ele não for o primeiro filho e a se a mulher não tomou as providências necessárias antecipadamente.

Ou seja, o mais provável é que se for uma primeira gravidez, os anticorpos que podem atacar o feto sejam produzidos apenas durante o parto, quando o sangue do bebê entra em contato com o da mãe. Antes disso, as chances dos anticorpos serem produzidos são pequenas. Mesmo assim, a mulher faz um exame chamado Coombs indireto e, sendo verificado risco, é aconselhada transfusão de sangue para o feto, ainda dentro do útero. Já quando a mulher tiver o segundo filho e no caso do primeiro ser RH positivo a mãe precisa tomar uma vacina para inibir a produção de novos anticorpos, o que é eficiente em 90% dos casos.

Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal - Como funciona a incompatibilidade sanguínea
Imagem: fcnoticias.com.br

Outros casos de incompatibilidade sanguínea do casal

Existe ainda a incompatibilidade sanguínea do casal que ocorre quando a mulher possui sangue de tipo O e o homem de tipo A, B ou AB. Essa situação, chamada de isoimunização do sistema ABO, acomete em torno de 15% dos casais. Embora não seja tão perigosa, é preciso ser tratada, já que pode provocar no recém-nascido uma anemia leve ou icterícia (olhos amarelados). Outro problema que o casal pode enfrentar é se houver compatibilidade entre o sangue da mulher e o material genético do homem.

Essa situação costuma provocar abortos repetidos, sendo que as causas ainda não são bem conhecidas. De qualquer forma, para prevenir problemas na gestação, a mulher é aconselhada a tomar um tipo de vacina, um medicamento chamado crossmatch, que é feito a partir das células de defesa do sangue do homem. Embora nem todos os profissionais concordem com o tratamento, pois existem provas científicas insuficientes sobre a sua eficácia, ela já mostrou resultados positivos para alguns casais.

Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal - Outros casos de incompatibilidade sanguínea do casal
Imagem: radarnoticias.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
ELAINE
SOU O+ MEU MARIDO A+ TEMOS 3 FILHOS SAUDAVEIS POREM TODOS NASCERAM COM ICTERICIA
A sua avaliação:
Alessandra de Souza
olá, eu sou O- e meu esposo e A+ estamos casados há 5 anos e não consigo engravidar e vi em seu artigo que nosso tipo sanguíneo não e compatível será por isso a dificuldade de engravidar? você acha aconselhável eu continuar tentando? afinal e um risco muito grande ao feto!
A sua avaliação:
NATALIA NGUENGUE
TENHO UMA DUVIDA EU SOU DO GRUPO B+ E O MEU MARIDO PERTENCE AO GRUPO A+ SERA QUE PODEMOS TER FILHOS?
Graça Bento
Existe incompactibilidade sanguínea entre mulher O+ e homem B+?
Marileide
Quero ter outro filho já perdi 2 confesso que tem medo te tentar novamente porque ainda não o que aconteceu Existe tratamento pra incompatibilidade sanguínea
sabino barbosa
boa tarde , so tou com uma duvida uma pessoa com grupo sanguinio de A+ a e B. RH+ essaspessos poden ter um filho
A sua avaliação:
hayla ludmila
meu sangue e O+ e do meu parceiro e A- tem alguma posibilidade do meu filho nascer com algum problema ?
Francisca glaucia sousa andrade rezende
Meu marido e eu temos o mesmo tipo sanguíneo O + positivo isso nos impede de ter uma gravidez saudável Trazendo risco do embrião não se desenvolver? Tive um aborto tá com 4 meses e não sei o motivo do aborto.
Graça Bento
Querida Francisca, não há incompactibilidade entre o casal quando ambos têm o mesmo grupo sanguíneo. Deve existir uma outra causa para o aborto. Procure um especialista para esclarecer melhor as tua dúvidas. Deus te abençoe! Abraços.
Ana Paula
Eu sou a- meu marido e a+ TEM POSSIBILIDADE DE MEU BEBE NASCER O-?
catarina
Um casal que tem sangues diferentes com um tratamento e possivel ter filhos

Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal
Imagem: mymedicalcity.com
Imagem: fcnoticias.com.br
Imagem: radarnoticias.com
1 de 3
Como saber a incompatibilidade sanguínea do casal

Voltar ao topo da página